Atualmente, a prevalência do diabetes está muito alta! Cerca de 8% da população mundial têm essa enfermidade, o que representa uma em cada 12 pessoas. E, para piorar, um em cada dois enfermos não sabe que tem a doença!
Dados alarmantes:
- 70% das amputações no mundo são decorrentes do diabetes;
- A cada 30 segundos uma pessoa sofre amputação nos membros inferiores decorrente do diabetes.
Infelizmente, no Brasil a diabetes é uma doença muito mal tratada por culpa dos médicos e dos pacientes.
Se você tem diabetes, tenho uma pergunta para te fazer: “Quantas vezes um médico examinou o seu pé?”. Provavelmente a resposta será “nunca”.
Diabetes
Quando pensamos em diabetes a primeira coisa que nos vem em mente é “açúcar no sangue” – o que chamamos de glicemia. No entanto, o diabetes é uma doença sistêmica que ataca TODO o organismo, podendo provocar danos severos ao sistema circulatório e gerar lesão nos rins, retina e nervos periféricos (quando acomete a microcirculação) e lesão arterioesclerótica nas coronárias e na circulação periférica (quando acomete a macrocirculação), além de aumentar o risco de infecções.
LEIA TAMBÉM: Cuidado! Muitas doenças vasculares são silenciosas
LEIA TAMBÉM: 50% dos pacientes com doença arterial obstrutiva periférica são assintomáticos
Essas lesões também podem ocorrer em quem tem um controle adequado da diabetes, mas são muito mais graves nas pessoas que não controlam ou que não seguem o tratamento.
Esses dados são preocupantes e alarmantes! Afinal, por ser uma doença, na maior parte do tempo, assintomática, os pacientes têm pouca aderência ao tratamento. Aqueles que realizam o controle glicêmico adequado, com dieta, atividade física e regulagem do peso se beneficiam muito em longo prazo, com aumento do tempo e principalmente da qualidade de vida.
LEIA TAMBÉM: Vitaminas e suplementos que ajudam na saúde vascular
Todo paciente diabético, tipo 1 e tipo 2, deve obrigatoriamente fazer um acompanhamento com um cirurgião vascular para realizar um check-up vascular completo – no mínimo anualmente.
LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular
SE VOCÊ CONHECE ALGUMA PESSOA COM DIABETES, A ORIENTE A PASSAR POR UMA AVALIAÇÃO COM UM CIRURGIÃO VASCULAR!
Quando competente, ele avaliará o pé do paciente e irá procurar alterações na circulação, deformidades, mudanças na sensibilidade e sinais de infecção, que são mais prevalentes em pacientes diabéticos.
O paciente também deve lembrar que, quando há uma deformidade do pé, um calçado sob medida é imprescindível para o sucesso do tratamento.
LEIA TAMBÉM: Pés podem dar sinais de obstrução nas artérias
Um bom acompanhamento pode evitar/prevenir amputações em até 85% das pessoas com diabetes. Passe esta informação adiante e ajude a reduzir este número assustador!
O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, atende em Campinas, à Rua José Paulino, 2233 – Vila Itapura, e em São Paulo, à Rua Oscar Freire, 2250 – T9/T10.
[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]