A alteração estética causada pelas varizes é sempre lembrada de imediato, principalmente pelos portadores da doença. Porém, é importante sempre ressaltar que elas também podem causar dor, desconforto e inchaço. Segundo o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas, uma em cada cinco pessoas com varizes sem tratamento irá desenvolver ferida em algum momento da vida. “Cada vez mais a cicatrização será difícil, prejudicando consideravelmente a qualidade de vida do paciente”, alerta.
LEIA TAMBÉM: Varizes: mais que estética, um problema que pode causar sérias complicações de saúde
LEIA TAMBÉM: As 10 perguntas mais frequentes sobre varizes
Os principais fatores causadores de varizes são:
1.Predisposição genética: filhos de pessoas com varizes têm mais tendência de tê-las. Por isso, se o seu pai ou se a sua mãe tem varizes, você deve procurar um vascular mais cedo.
LEIA TAMBÉM: O seu pai ou a sua mãe tem varizes? Saiba o risco de você também ter
2.Sexo feminino: as mulheres são mais prejudicadas, pois os hormônios femininos diminuem a força da parede das veias, deixando-as mais fracas.
3.Obesidade: o excesso de peso aumenta a sobrecarga nos membros inferiores e a pressão dentro da barriga, o que dificulta o retorno do sangue das pernas.
4.Sedentarismo: a falta de atividades físicas diminui a força da musculatura das pernas, que propulsionam o sangue para o coração.
5.Gestação: na gravidez, algumas mudanças ocorrem no organismo da mulher, como: aumento de cerca de 40% na quantidade de líquidos no corpo e a ampliação da frequência cardíaca; aumento dos níveis de progesterona em torno de 35 vezes, o que enfraquece as veias das pernas; e aumento do tamanho do útero em quase 300 vezes, causando a compressão da passagem do sangue das pernas no retorno ao coração.
6.Laboral: as varizes relacionadas ao trabalho estão cada vez mais comuns. De acordo com o Dr. Daniel Benitti, as pessoas que permanecem longos períodos em pé ou sentadas, e que, além disso, colocam a perna para trás da cadeira, têm uma chance maior de desenvolver varizes, cansaço e dor. “O ideal é consertar a postura e se levantar a cada hora da cadeira”, indica.
[ms_video mp4_url=”” ogv_url=”http://lipedema.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Varizes-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular.mp4″ webm_url=”” poster=”” width=”70%” height=”70%” mute=”no” autoplay=”no” loop=”no” controls=”yes” class=”” id=””][/ms_video]
Tratamento
Hoje existem diversas opções para o tratamento das varizes, inclusive procedimentos pouco invasivos, como o laser, a espuma e a cirurgia de retirada de veias. Cada um indicado para determinados tipos de pacientes.
É importante lembrar que, para evitar complicações com este tipo de procedimento, faça uma avaliação individualizada e procure realizar o tratamento com um profissional gabaritado e com grande experiência e conhecimento no assunto.
LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular
LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?
LEIA TAMBÉM: Qual o melhor tratamento para varizes: laser, espuma ou cirurgia?
LEIA TAMBÉM: A cirurgia de varizes é perigosa?
LEIA TAMBÉM: Quem toma anticoagulante pode operar as varizes?
[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]