Atualmente, muitas pessoas estão apresentando cansaço excessivo, problemas de sono e dificuldade de concentração. Facilmente percebe-se que, na verdade, elas estão sobrecarregadas e estressadas. Apesar disso, muitas delas preferem ter o diagnóstico de “fadiga adrenal“.
Segundo o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas, o problema com esse termo começa por ele não ser um diagnóstico oficialmente reconhecido. “‘Fadiga adrenal’ está sendo usado para descrever um grupo de sintomas que não se encaixa em nenhuma doença e isso não deveria acontecer de forma rotineira”, explica.
LEIA TAMBÉM: Dificuldade para dormir? Tente essas dicas antes de usar remédios tarja preta
LEIA TAMBÉM: Você está trabalhando muito? Saiba que isso pode causar arritmia
LEIA TAMBÉM: Incidência de infarto cresce em pessoas novas
Glândulas adrenais
As glândulas adrenais ou supra-renais são responsáveis pela produção e regulação de hormônios específicos no corpo. Elas trabalham constantemente e têm uma enorme capacidade funcional. O mesmo ocorre com o coração e os pulmões, que não param de funcionar enquanto a pessoa está viva.
Dessa forma, infelizmente, a fadiga adrenal não explica o que está acontecendo no corpo da pessoa, o que tem levado a tratamentos desnecessários, com riscos de efeitos colaterais.
Muitas pessoas com diagnóstico de fadiga adrenal estão utilizando corticóides ou suplementos adrenais caros, sem qualquer benefício, mas com os riscos dos efeitos colaterais.
“Existe o termo ‘insuficiência adrenal’ na Doença de Addison, problemas na hipófise e hipotensão postural, na qual a pessoa pode apresentar queda de pressão e aumento da frequência do coração quando levanta, podendo inclusive desmaiar. Nesse caso, elas se beneficiam do tratamento, contudo as outras, não. Além disso, se a paciente também tiver lipedema, ela terá piora dos sintomas e ganho de peso com as medicações”, complementa o Dr. Daniel Benitti.
Alerta
É muito importante procurar um médico que converse, que preste atenção nas suas queixas e veja o que está acontecendo ao seu redor antes de começar qualquer tratamento.
Às vezes, modificações na dieta, atividade física, fitoterápicos e suplementos específicos com prescrição médica farão você se sentir melhor.
Existem testes fidedignos e seguros para avaliar insuficiência adrenal, mas também deve-se pesquisar problemas na tireóide e diabetes.
LEIA TAMBÉM: Por que ter um médico de confiança?
LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular
LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?
LEIA TAMBÉM: O que esperar de uma consulta vascular?
[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]