A vitamina D em altas doses é eficaz para o tratamento de algumas doenças autoimunes, como a esclerose lateral amiotrófica, por exemplo. Contudo, ela também é eficaz contra doenças cardiovasculares?
Segundo o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas e em São Paulo, hoje existem muitas vitaminas e suplementos no mercado – alguns muito bem embasados e benéficos, porém outros sem fundamento científico e com alto consumo. “A compra de vitaminas e suplementos é muito fácil, então, muitas vezes as pessoas não sabem, mas estão gastando dinheiro com algo que não é necessário”, alerta.
A vitamina D tem diversas funções no corpo humano, sendo extremamente importante para o metabolismo ósseo. Inclusive, estudos demostraram efeito positivo no sistema imunológico, tratamento de doenças autoimunes e alguns tipos de câncer.
LEIA TAMBÉM: Vitaminas e suplementos que ajudam o sistema imunológico
LEIA TAMBÉM: Probióticos: o que são e como consumi-los?
LEIA TAMBÉM: Má alimentação está relacionada à metade das mortes por infarto, derrame e diabetes
“Sempre tivemos a dúvida se a vitamina D também seria benéfica na prevenção de doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte no mundo, e hoje temos uma resposta”, informa.
Um recente estudo foi realizado com mais de cinco mil pessoas, separadas em dois grupos. Para um, foram dadas altas doses mensais de vitamina D (100.000 UI), enquanto para o outro, apenas placebo. Observou-se a incidência de doenças cardiovasculares nos dois grupos após um seguimento superior a três anos. No entanto, após esse período não foi observado nenhum benefício da suplementação da vitamina D na diminuição de eventos cardiovasculares.
LEIA TAMBÉM: Vitaminas e suplementos que ajudam na saúde vascular
LEIA TAMBÉM: Quer melhorar a sua saúde vascular? Tome um bom café da manhã
LEIA TAMBÉM: Você tem algum familiar com doença cardiovascular? Saiba como diminuir os riscos de você também ter
“É importante ressaltar que isso não significa que a vitamina D não tem benefícios. Ela deve continuar sendo reposta para as pessoas com deficiência, porém não previne doenças cardiovasculares”, analisa o Dr. Daniel Benitti.
O estudo foi feito na Nova Zelândia em adultos maiores de 50 anos, com uma média de idade de 65, sendo que quase 25% dos participantes apresentavam deficiência de vitamina D.
Esse é apenas mais um motivo para você cuidar da sua saúde vascular. Procure um cirurgião vascular e faça um check-up.
LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular
LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?
LEIA TAMBÉM: O que esperar de uma consulta vascular?
[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]