O aumento das veias na região pélvica normalmente ocorre durante o segundo trimestre da gestação. Neste período, as veias pélvicas podem se estender para a região inguinal, mimetizando uma hérnia.
Por isso, em uma mulher grávida que apresenta uma massa inguinal bilateral, o médico, ao realizar um exame, deve sempre se lembrar de varizes do ligamento redondo como um diagnóstico diferencial.
LEIA TAMBÉM: Varizes pélvicas
LEIA TAMBÉM: Varizes na gravidez
LEIA TAMBÉM: Por que as varizes vão além da questão estética?
Ao passar pelo canal inguinal, as varizes se apresentam como uma massa, podendo ser confundida com uma hérnia. Apesar de a hérnia inguinal ser um diagnóstico incomum em mulheres, o aumento da pressão intra-abdominal, que ocorre durante a gestação, pode gerar esta doença.
O diagnóstico diferencial entre varizes do ligamento redondo e hérnia inguinal durante a gestação pode ser desafiador, pois os dois apresentam sinais semelhantes, com uma massa indolor, macia, que é mais aparente quando a paciente fica em pé, diminuindo quando ela fica deitada.
Contudo, um diagnóstico correto e preciso é fundamental, afinal os tratamentos são totalmente diferentes. As hérnias inguinais sintomáticas devem ser corrigidas cirurgicamente durante ou após o segundo trimestre de gestação. Por outro lado, as varizes do ligamento redondo tem tratamento conservador sem necessidade de cirurgia.
O diagnóstico diferencial entre essas duas enfermidades é muito difícil de ser confirmado com o exame físico e história da paciente. No entanto, realizando um exame de ultrassom doppler colorido é possível identificar facilmente, pois, ao ligar o modo ‘color’ do aparelho, consegue-se ver o fluxo nas veias – o que não aparece quando é uma hérnia.
Por isso, realizar uma avaliação e ter um acompanhamento com um cirurgião vascular durante a gestação, além de prevenir e tratar o inchaço nas pernas, pode confirmar ou afastar este diagnóstico.
LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular
LEIA TAMBÉM: Diabetes gestacional
As pacientes que são assintomáticas, mas que apresentam hérnias inguinais, podem postergar o tratamento para o período pós-parto. Porém, é muito importante salientar que as grávidas com hérnias sintomáticas devem ser submetidas a procedimento cirúrgico durante o segundo trimestre, para evitar complicações.
As pacientes com varizes do ligamento redondo devem ser acompanhadas por um cirurgião vascular com experiência durante toda a gestação, lembrando que a maioria das pacientes apresenta melhora espontânea após o término da gravidez.
Caso as varizes persistam após o período pós-parto, hoje temos a opção de realizar um tratamento endovascular, minimamente invasivo.
Cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas, à Rua José Paulino, 2233 – Vila Itapura, e em São Paulo, à Rua Oscar Freire, 2250 – T9/T10.
[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]