A sua avó estava certa! Aquele ‘calinho’ no pé realmente pode sentir a chuva a caminho. Isso acontece por que as mudanças climáticas podem afetar a dor crônica, principalmente nas articulações.
Segundo o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas, apesar de atualmente não haver comprovação científica sobre essa teoria, as evidências do dia a dia de são significativas. “É muito notória a piora da dor nos pacientes nessa época do ano”, afirma.
LEIA TAMBÉM: Os melhores alimentos para dores nas articulações
LEIA TAMBÉM: 5 motivos para continuar se exercitando no frio
LEIA TAMBÉM: A dor é inevitável com o envelhecimento?
Estudo
Um estudo realizado há aproximadamente cinco anos adiciona peso a essas afirmações. Ele correlacionou dados climáticos locais com pesquisas on-line de “artrite” e evidenciou um declínio na atividade de busca quando as temperaturas estavam mais elevadas. Em contraste, as pesquisas por “dor de estômago” não se mostraram relacionadas ao clima local.
“Pessoas com artrite, dor no pescoço ou outros tipos de problemas musculoesqueléticos tendem a relatar a maioria dos sintomas de acordo com o clima. Por outro lado, pacientes com dor neurológica, como neuropatia, não têm a mesma percepção”, indica o Dr. Daniel Benitti.
Os cientistas não concordam em como o clima causa dor. Muitos acham que é devido à maior umidade acompanhada pela queda da pressão atmosférica.
A diminuição da pressão (que acompanha o mau tempo) faz com que o ar pressione menos os nossos corpos. Isso permite que os tecidos inchem um pouco. O mesmo ocorre nas articulações que inflamam.
Temperaturas mais baixas não ajudam nem um pouco. O frio pode tornar os músculos, ligamentos e articulações mais rígidos e doloridos.
As pesquisas mostram que o frio úmido é o que mais piora a dor, ou seja, aquele dia frio com uma garoa bem fininha.
Prevenção
Apesar de não poder evitar as mudanças climáticas, nem mudar as estações do ano, você pode tomar medidas para aliviar a dor relacionada ao tempo. Confira abaixo algumas dicas:
- Alongue o corpo: alongamentos regulares e yoga são ótimas maneiras de aumentar a flexibilidade e manter a saúde das articulações;
- Faça exercícios na água: treinar em uma piscina aquecida é especialmente bom para soltar os músculos duros, fortalecer as articulações e aliviar o desconforto. Além disso, a água proporciona resistência ao levantar o peso das articulações doloridas;
- Tome a medicação necessária: não adianta tentar tratar artrite/artrose sem medicação. Ao fugir dos remédios, você poderá ter deformidade nas articulações.
“Manter a mobilidade e atividade do corpo é a melhor maneira de manter o corpo livre de dores nessa época do ano. Não custa e as vantagens são enormes. Afinal, ninguém gosta de sentir dor”, finaliza o Dr. Daniel Benitti.
LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular
LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?
LEIA TAMBÉM: O que esperar de uma consulta vascular?
[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]