Por que é importante deixar as unhas sem esmaltes, principalmente no verão?

O especialista

+2 mil cirurgias no mundo
+10 mil pacientes atendidos

+2 mil cirurgias
+10 mil pacientes

+100 artigos publicados

Por que é importante deixar as unhas sem esmaltes, principalmente no verão?

 

unha-sem-esmalte-saude-respirar-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Embora as unhas dos pés pareçam resistentes, elas estão longe de ser impermeáveis. Na realidade, elas absorvem muito mais substâncias do que a pele, por exemplo.

 

Você pode achar que é bom manter as unhas dos pés pintadas por semanas com aquele excelente esmalte que você acabou de comprar. No entanto, você deve pensar duas vezes antes de deixar suas unhas cobertas continuamente.

Segundo o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em São Paulo e em Campinas, é muito importante dar uma pausa para as unhas respirarem. “Logicamente que toda mulher gosta de ficar com as unhas pintadas, mas eu sempre recomendo deixá-las sem esmalte por algumas semanas, intercalando com o uso do produto”, alerta.

LEIA TAMBÉM: O verão está chegando. Ainda dá tempo de tratar os vasinhos?

LEIA TAMBÉM: Como fugir da desidratação durante o calor?

LEIA TAMBÉM: Tudo sobre reposição hormonal para mulheres

Embora as unhas dos pés pareçam resistentes, elas estão longe de ser impermeáveis. Na realidade, elas absorvem muito mais substâncias, como o esmalte, que são aplicadas na superfície, do que a pele, por exemplo.

O perigo de manter o esmalte por muito tempo é que o pigmento pode penetrar nas camadas da unha e secar. Quando isso acontece, leveduras, bactérias, mofo e bolor (micose) podem se desenvolver, levando a problemas em longo prazo.

“Ao remover o esmalte, você expõe a superfície das unhas ao ar. Isso literalmente permite a unha respirar  e a mantém saudável”, explica o Dr. Daniel Benitti. “Além de intercalar o esmalte por uma semana ou mais, tente manter os pés secos durante o dia. Você pode fazer isso usando meias de algodão e sandálias ou sapatos feitos de tecidos naturais e respiráveis”, indica.

Para saber se a sua unha já está manchada é simples: remova o esmalte e espere ela crescer um pouco. Se a base (parte a partir da cutícula) estiver com uma cor diferente do restante, a sua unha está manchada e o ideal é não usar esmalte. Dessa forma, com o crescimento a mancha irá sair.

“Existem medicações para aumentar a força e a saúde das unhas, mas não adianta utilizá-los e não deixar a unha respirar”, finaliza o Dr. Daniel Benitti.

Cuide bem dos seus pés e aproveite o verão com muita saúde!

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

LEIA TAMBÉM: O que esperar de uma consulta vascular?

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]

Gostou? Compartilhe.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Você pode gostar também

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre Osirix e Multilayer para tratamento de aneurisma no Curso IAPACE no último sábado (25 de março de 2017). Agradecemos a todos os participantes e, principalmente, ao nosso grande amigo Dr. Sergio Belczak pelo convite!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do programa “Consulta ao Doutor” da Rit TV, com a jornalista Denise Luque.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do CICE 2017, um dos principais congressos de cirurgia endovascular do mundo. No evento ele apresentou uma aula sobre a experiência brasileira no tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer. Mais de 200 pacientes operados sem nenhum caso de paraplegia!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre tratamento de aneurisma com multilayer no Veith Symposium em Nova York.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do XXXI Encontro de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro e palestrou sobre a utilização da endoprótese multilayer no tratamento de aneurisma tóraco-abdominal.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (terceiro da esquerda para a direita) participou da IV Jornada Baiana de Angiologia e Cirurgia Vascular, em Salvador, nos dias 28 e 29 de outubro. Na foto também está presente o Dr. Mauricio Aquino, presidente da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular) Bahia.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou no último sábado, 01, uma palestra sobre o tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer, em Porto Alegre. Na foto, Dr. Daniel Benitti (ao centro) com os diretores da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio Grande do Sul.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (primeiro da esquerda para a direita) participou do 1º Congresso de Cirurgia da Universidade Santo Amaro, discutindo casos de cirurgia endovascular. O evento também contou com a presença do Dr. Alexandre Amato e do Dr. Adnam Neser.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministra aula no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, sobre a endoprótesse multilayer no tratamento de aneurismas, mostrando a experiência nacional e mundial com esta tecnologia disruptiva. (na foto: à esquerda Dr. Daniel Benitti e à direita Dr. Carlos Alberto Fernandes Costa)

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa do Encontro Norte-Nordeste de Angiologia e Cirurgia Vascular 2016, palestrando sobre o tratamento de aneurisma da Aorta.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa, junto ao Dr. Alexandre Amato, do XV Encontro Paranaense de Cirurgia Vascular e Endovascular, Angiologia e Ecografia Vascular.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti na Veith 2014 representando o Brasil

Depoimentos

O que as nossas pacientes estão falando.