Pernas gordas ou com muita celulite? Você pode ter lipedema!

O especialista

+2 mil cirurgias no mundo
+10 mil pacientes atendidos

+2 mil cirurgias
+10 mil pacientes

+100 artigos publicados

Pernas gordas ou com muita celulite? Você pode ter lipedema!

 

pernas-gordas-celulite-lipedema-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sp-campinas
Estima-se que 11% das mulheres têm lipedema. No entanto, é uma doença subdiagnosticada e pouco investigada, apesar de causar um impacto psicológico imenso. (imagem: melarossa)

 

O lipedema é um distúrbio crônico que acomete mulheres durante a puberdade, gestação, menopausa ou em alguma situação de muito estresse. Caracteriza-se pelo aumento simétrico do tecido gorduroso nas pernas, também podendo acometer os braços, é doloroso ao toque, mas poupa mãos, pés e tronco.

As queixas mais comuns das mulheres com lipedema são:

  • Pernas gordas;

  • Muita celulite;

  • Hematomas com facilidade;

  • Inchaços nas pernas;

Segundo o Dr. Daniel Benitti, especialista em lipedema, essa enfermidade é bastante comum. “Estima-se que 11% das mulheres têm lipedema. No entanto, é uma doença subdiagnosticada e pouco investigada, apesar de causar um impacto psicológico imenso. Muitas pacientes se sentem rejeitadas pelos médicos, escutam que é normal, que é de família ou que estão obesas”, informa.

Isso acontece por que muitos médicos desconhecem o que é lipedema e muitas mulheres ficam sem diagnóstico e possibilidade de tratamento! Infelizmente, a maioria das pacientes é diagnosticada com obesidade ou linfedema.

LEIA TAMBÉM: Celulite e lipedema: como melhorar os sintomas e a aparência da pele

LEIA TAMBÉM: Você sabia que a cavalinha melhora as celulites e o lipedema?

É importante ressaltar que metade das pacientes com lipedema estão com o peso normal e insatisfeitas com o corpo.

tipos-de-lipedema-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sp-campinas
Tipos de Lipedema segundo a localização da gordura no corpo.

Ao contrário da obesidade, a gordura do lipedema não melhora com dieta e atividade física e, por isso, muitas mulheres ficam desacreditadas com o tratamento.

Alerta

Caso você tenha ou conheça alguém com os sintomas acima, o ideal é passar por consulta com um médico que tenha experiência no assunto para uma avaliação. Não há motivos para ter vergonha, quanto mais cedo é realizado o diagnóstico, mais fácil é o tratamento e menor é o impacto emocional que a doença causa.

Tratamento

Para o tratamento do lipedema é fundamental manter um controle de peso adequado, afinal, qualquer ganho acumulará mais gordura nas pernas. Além disso, a dieta mediterrânea e a cetogênica auxiliam bastante nesse processo.

LEIA TAMBÉM: Qual a melhor dieta para o lipedema?

Hoje existem medicações e cremes que auxiliam na melhora dos sintomas e remodelamento das pernas.

Para casos mais avançados, pode ser realizada a lipossucção tumescente com um cirurgião habilitado para esta técnica para não correr riscos de lesão do sistema linfático.

“As mulheres com lipedema, quando tratadas, melhoram e ficam muito satisfeitas consigo mesmas. Elas possuem algumas características em comum que são muito positivas: pouca gordura visceral, baixo risco de diabetes, dislipidemia e hipertensão (mesmo quando estão acima do peso), pele macia e sedosa, além de um rosto jovem e bonito”, complementa o Dr. Daniel Benitti.

Quem não tem lipedema, certamente conhece alguém que tenha. Ajude-nos a divulgar esta informação, pois essa é a única maneira destas mulheres conseguirem um tratamento adequado!

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

LEIA TAMBÉM: O que esperar de uma consulta vascular?

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]

Gostou? Compartilhe.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Você pode gostar também

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre Osirix e Multilayer para tratamento de aneurisma no Curso IAPACE no último sábado (25 de março de 2017). Agradecemos a todos os participantes e, principalmente, ao nosso grande amigo Dr. Sergio Belczak pelo convite!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do programa “Consulta ao Doutor” da Rit TV, com a jornalista Denise Luque.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do CICE 2017, um dos principais congressos de cirurgia endovascular do mundo. No evento ele apresentou uma aula sobre a experiência brasileira no tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer. Mais de 200 pacientes operados sem nenhum caso de paraplegia!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre tratamento de aneurisma com multilayer no Veith Symposium em Nova York.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do XXXI Encontro de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro e palestrou sobre a utilização da endoprótese multilayer no tratamento de aneurisma tóraco-abdominal.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (terceiro da esquerda para a direita) participou da IV Jornada Baiana de Angiologia e Cirurgia Vascular, em Salvador, nos dias 28 e 29 de outubro. Na foto também está presente o Dr. Mauricio Aquino, presidente da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular) Bahia.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou no último sábado, 01, uma palestra sobre o tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer, em Porto Alegre. Na foto, Dr. Daniel Benitti (ao centro) com os diretores da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio Grande do Sul.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (primeiro da esquerda para a direita) participou do 1º Congresso de Cirurgia da Universidade Santo Amaro, discutindo casos de cirurgia endovascular. O evento também contou com a presença do Dr. Alexandre Amato e do Dr. Adnam Neser.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministra aula no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, sobre a endoprótesse multilayer no tratamento de aneurismas, mostrando a experiência nacional e mundial com esta tecnologia disruptiva. (na foto: à esquerda Dr. Daniel Benitti e à direita Dr. Carlos Alberto Fernandes Costa)

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa do Encontro Norte-Nordeste de Angiologia e Cirurgia Vascular 2016, palestrando sobre o tratamento de aneurisma da Aorta.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa, junto ao Dr. Alexandre Amato, do XV Encontro Paranaense de Cirurgia Vascular e Endovascular, Angiologia e Ecografia Vascular.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti na Veith 2014 representando o Brasil

Depoimentos

O que as nossas pacientes estão falando.