Perdi as chaves de novo. Isso é envelhecimento ou Alzheimer?

O especialista

+2 mil cirurgias no mundo
+10 mil pacientes atendidos

+2 mil cirurgias
+10 mil pacientes

+100 artigos publicados

Perdi as chaves de novo. Isso é envelhecimento ou Alzheimer?

 

esquecimento-envelhecimento-alzheimer-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-campinas
Nem todo esquecimento é Alzheimer e muitas vezes pode-se encontrar alguma causa reversível. (imagem: express.co.uk)

 

Você está esquecendo o nome das pessoas, perdendo as chaves e se esforça muito para lembrar uma palavra comum? É perceptível que todos que envelhecem esquecem alguma coisa – o que acaba deixando qualquer pessoa chateada. Então, como saber se esses lapsos de memória fazem parte do envelhecimento ou se são sinais da doença de Alzheimer?

Segundo o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas e em São Paulo, o cérebro tem uma capacidade limitada de memorização. “Quando somos novos, há pouca informação armazenada e por isso absorvemos muito.  No entanto, conforme envelhecemos, a nossa capacidade de retenção diminui e guardamos apenas fatos mais marcantes”, explica.

“Aceitamos isso muito bem para um computador, mas brigamos quando acontece conosco. Todavia, quando esse esquecimento começa a afetar atividades do dia-a-dia, como tomar remédios, pagar contas e hábitos de higiene, por exemplo, a ajuda médica deve ser procurada”, alerta.

É importante ressaltar que fugir dos problemas e negar os acontecimentos não é o melhor caminho. Afinal, nem todo esquecimento é Alzheimer e muitas vezes pode-se encontrar alguma causa reversível.

Ao envelhecer, algumas adaptações simples ajudam a diminuir as chances do esquecimento, como trocar o anel de mão e deixar a chave sempre no mesmo lugar. “Sempre que relacionamos uma ideia ou fato a outro, aumentamos as chances de não esquecer, pois temos diversos links para chegar à mesma informação”, indica o Dr. Daniel Benitti.

LEIA TAMBÉM: Doença cardiovascular é fator de risco para Alzheimer. É possível preveni-la?

LEIA TAMBÉM: A melhor maneira de se proteger contra a demência

Esquecimento ou Alzheimer?

Alguns sinais ajudam a identificar se as mudanças que estão ocorrendo fazem parte do envelhecimento ou se é Alzheimer:

  • Problemas de visão: algumas pessoas com Alzheimer desenvolvem dificuldade para identificar a distância entre dois objetos ou para reconhecer cores e contraste. Além disso, a leitura fica mais difícil;
  • Dificuldade para fazer um planejamento ou seguir instruções: as alterações cerebrais causadas pelo Alzheimer fazem atividades do dia-a-dia serem mais difíceis, como ir ao trabalho, pagar contas e ir a um lugar familiar que antes eram feitas facilmente. Seguir uma receita também passa a ser algo bastante difícil;
  • Repetir histórias: as pessoas com Alzheimer repetem diversas vezes a mesma história sem perceber que estão fazendo isso;
  • Mudança de personalidade: elas também se afastam dos amigos e atividades favoritas, podendo, muitas vezes, ficarem assustadas, depressivas e facilmente chateadas;
  • Esquecer hábitos de higiene: pessoas com Alzheimer esquecem simples hábitos de higiene, como tomar banho, escovar os dentes e trocar a roupa.

Para o Dr. Daniel Benitti, segurança e amor são essenciais quando um ente próximo está com Alzheimer. “Hoje a doença não tem cura, mas um diagnóstico precoce ajuda a família a fazer alterações com o intuito de aumentar a proteção e ter mais compreensão”, finaliza.

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: Frio é o melhor momento para fazer check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

LEIA TAMBÉM: O que esperar de uma consulta vascular?

[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]

Gostou? Compartilhe.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Você pode gostar também

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre Osirix e Multilayer para tratamento de aneurisma no Curso IAPACE no último sábado (25 de março de 2017). Agradecemos a todos os participantes e, principalmente, ao nosso grande amigo Dr. Sergio Belczak pelo convite!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do programa “Consulta ao Doutor” da Rit TV, com a jornalista Denise Luque.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do CICE 2017, um dos principais congressos de cirurgia endovascular do mundo. No evento ele apresentou uma aula sobre a experiência brasileira no tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer. Mais de 200 pacientes operados sem nenhum caso de paraplegia!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre tratamento de aneurisma com multilayer no Veith Symposium em Nova York.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do XXXI Encontro de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro e palestrou sobre a utilização da endoprótese multilayer no tratamento de aneurisma tóraco-abdominal.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (terceiro da esquerda para a direita) participou da IV Jornada Baiana de Angiologia e Cirurgia Vascular, em Salvador, nos dias 28 e 29 de outubro. Na foto também está presente o Dr. Mauricio Aquino, presidente da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular) Bahia.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou no último sábado, 01, uma palestra sobre o tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer, em Porto Alegre. Na foto, Dr. Daniel Benitti (ao centro) com os diretores da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio Grande do Sul.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (primeiro da esquerda para a direita) participou do 1º Congresso de Cirurgia da Universidade Santo Amaro, discutindo casos de cirurgia endovascular. O evento também contou com a presença do Dr. Alexandre Amato e do Dr. Adnam Neser.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministra aula no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, sobre a endoprótesse multilayer no tratamento de aneurismas, mostrando a experiência nacional e mundial com esta tecnologia disruptiva. (na foto: à esquerda Dr. Daniel Benitti e à direita Dr. Carlos Alberto Fernandes Costa)

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa do Encontro Norte-Nordeste de Angiologia e Cirurgia Vascular 2016, palestrando sobre o tratamento de aneurisma da Aorta.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa, junto ao Dr. Alexandre Amato, do XV Encontro Paranaense de Cirurgia Vascular e Endovascular, Angiologia e Ecografia Vascular.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti na Veith 2014 representando o Brasil

Depoimentos

O que as nossas pacientes estão falando.