Paciente do “Dr. Bumbum” faleceu por embolia pulmonar. Você sabia que essa é a principal causa de morte em hospitais?

O especialista

+2 mil cirurgias no mundo
+10 mil pacientes atendidos

+2 mil cirurgias
+10 mil pacientes

+100 artigos publicados

Paciente do “Dr. Bumbum” faleceu por embolia pulmonar. Você sabia que essa é a principal causa de morte em hospitais?

 

embolia-pulmonar-trombose-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sp-campinas
Metade dos pacientes com trombose não apresenta sintomas. Caso exista qualquer suspeita, é fundamental uma avaliação por um cirurgião vascular.

 

Trombose Venosa Profunda

A trombose venosa profunda é caracterizada por um coágulo de sangue que se forma em veias profundas do corpo, sendo a maioria nas pernas e no quadril. No entanto, elas podem ocorrer em outras partes, como nos braços, por exemplo.

Os trombos formados nas veias da coxa e da bacia são mais perigosos do que os formados nas veias abaixo do joelho, já que são maiores e podem se descolar e seguir a corrente sanguínea, chegando até os pulmões. Essa situação é chamada de embolia pulmonar, sendo considerada grave e podendo acarretar, inclusive, na morte do paciente.

LEIA TAMBÉM: Você tem algum familiar com trombose? Saiba que algumas causas da doença são hereditárias

LEIA TAMBÉM: Ficar muito tempo em frente à televisão ou ao computador é um fator de risco para trombose

Embolia Pulmonar

Segundo o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e Campinas, a maioria das embolias é causada por coágulos no sangue, mas também pode ocorrer por gordura (embolia gordurosa) no caso de fraturas, ar (embolia gasosa) e infiltração inadvertida em uma veia. “No caso da paciente que faleceu no Rio de Janeiro, segundo a necrópsia, a embolia ocorreu devido à injeção da substância dentro de uma veia que foi diretamente para o pulmão”, informa.

É importante alertar que hoje a trombose é a principal causa de morte dentro dos hospitais e mata mais pessoas no mundo do que o câncer de mama, próstata, pulmão e atropelamentos juntos!!

Os coágulos também podem ocorrer em veias superficiais, próximas à pele, o que é chamado de tromboflebite ou flebite. Neste caso, a probabilidade de chegar ao pulmão é praticamente nula, mas, da mesma forma, deve ser tratada

LEIA TAMBÉM: Tromboflebite: doença pode estar associada a casos de câncer

Fatores de risco

Existem muitos fatores de risco para a trombose venosa profunda:

  1. Baixo fluxo venoso na veia profunda, causado por uma lesão, trauma, cirurgia ou imobilização;

  2. Câncer;

  3. Radioterapia e quimioterapia;

  4. Doenças autoimunes, como LUPUS, por exemplo;

  5. Trombofilias;

  6. Não movimentação das pernas por longos períodos, como em viagens de carro e avião, por exemplo;

  7. Gravidez e período pós-parto;

  8. Idade maior que 60 anos;

  9. Estar acima do peso;

  10. Uso de anticoncepcional ou hormonoterapia;

  11. Uso de cateteres nas veias profundas;

  12. Tabagismo;

  13. Varizes.

LEIA TAMBÉM: Varizes aumentam o risco de trombose?

O risco aumenta quando há mais de um fator associado. Ou seja, uma mulher que fuma, tem varizes e utiliza anticoncepcional apresenta mais chances de ter trombose venosa profunda, por exemplo.

Alguns tipos de cirurgia apresentam um risco maior de trombose:

  • Artroplastia de quadril;

  • Artroplastia de joelho;

  • Cirurgia oncológica;

  • Cirurgia bariátrica;

  • Dermolipectomia;

  • Lipoaspiração tumescente para tratamento de lipedema.

“O risco de trombose não impede que a cirurgia seja realizada, porém o ideal é passar por uma avaliação com um cirurgião vascular antes destes procedimentos”, enfatiza o Dr. Daniel Benitti.

Alerta

Metade dos pacientes com trombose não apresenta sintomas. Caso exista qualquer suspeita, é fundamental uma avaliação por um cirurgião vascular.

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

LEIA TAMBÉM: O que esperar de uma consulta vascular?

[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]

Gostou? Compartilhe.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Você pode gostar também

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre Osirix e Multilayer para tratamento de aneurisma no Curso IAPACE no último sábado (25 de março de 2017). Agradecemos a todos os participantes e, principalmente, ao nosso grande amigo Dr. Sergio Belczak pelo convite!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do programa “Consulta ao Doutor” da Rit TV, com a jornalista Denise Luque.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do CICE 2017, um dos principais congressos de cirurgia endovascular do mundo. No evento ele apresentou uma aula sobre a experiência brasileira no tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer. Mais de 200 pacientes operados sem nenhum caso de paraplegia!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre tratamento de aneurisma com multilayer no Veith Symposium em Nova York.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do XXXI Encontro de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro e palestrou sobre a utilização da endoprótese multilayer no tratamento de aneurisma tóraco-abdominal.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (terceiro da esquerda para a direita) participou da IV Jornada Baiana de Angiologia e Cirurgia Vascular, em Salvador, nos dias 28 e 29 de outubro. Na foto também está presente o Dr. Mauricio Aquino, presidente da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular) Bahia.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou no último sábado, 01, uma palestra sobre o tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer, em Porto Alegre. Na foto, Dr. Daniel Benitti (ao centro) com os diretores da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio Grande do Sul.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (primeiro da esquerda para a direita) participou do 1º Congresso de Cirurgia da Universidade Santo Amaro, discutindo casos de cirurgia endovascular. O evento também contou com a presença do Dr. Alexandre Amato e do Dr. Adnam Neser.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministra aula no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, sobre a endoprótesse multilayer no tratamento de aneurismas, mostrando a experiência nacional e mundial com esta tecnologia disruptiva. (na foto: à esquerda Dr. Daniel Benitti e à direita Dr. Carlos Alberto Fernandes Costa)

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa do Encontro Norte-Nordeste de Angiologia e Cirurgia Vascular 2016, palestrando sobre o tratamento de aneurisma da Aorta.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa, junto ao Dr. Alexandre Amato, do XV Encontro Paranaense de Cirurgia Vascular e Endovascular, Angiologia e Ecografia Vascular.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti na Veith 2014 representando o Brasil

Depoimentos

O que as nossas pacientes estão falando.