Se você sente dores nas articulações, provavelmente está tomando remédios para aliviar a inflamação e a rigidez matinal. Contudo, você sabia que, segundo estudos, certos alimentos, temperos e suplementos podem auxiliar os medicamentos?
Abaixo, o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas, dá dicas do que você deve comer para ajudar no tratamento das dores articulares. Confira!
Dieta do Mediterrâneo
Além de melhorar a saúde cardiovascular, a Dieta do Mediterrâneo apresenta diversos benefícios para a saúde como um todo, alguns equivalentes aos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs).
Esse tipo de alimentação consiste em um alto nível de frutas, legumes e leguminosas com baixo índice glicêmico, contendo elevado teor de gorduras insaturadas, principalmente azeite, complementado por uma pequena quantidade de álcool, sob a forma de vinho. Ainda é indicado o consumo de moderado a alto de peixe e um baixo nível de produtos lácteos e carne vermelha.
De acordo com um recente estudo, também há correlações entre a Dieta do Mediterrâneo e a melhora da dor em pacientes com osteoartrite.
LEIA TAMBÉM: Aprenda a fazer a Dieta Mediterrânea, aprovada para a saúde cardiovascular
LEIA TAMBÉM: Dieta Cetogênica emagrece e melhora o lipedema
Ômega-3
Pesquisas sobre o consumo de ômega-3 mostram que ele tem benefícios anti-inflamatórios e é particularmente útil para a dor nas articulações.
As fontes naturais de óleo de peixe incluem peixes de água fria, como salmão, truta e sardinha. Já as fontes vegetarianas incluem semente linho, chia e soja orgânica, porém em proporções mais baixas.
Um estudo australiano realizado em 2008 é um dos muitos que mostram que o óleo de peixe reduz a dor nas articulações, aumenta a saúde cardiovascular e diminui a necessidade de AINEs.
LEIA TAMBÉM: Ômega-3 não abaixa o colesterol, mas tem muitos outros benefícios
Vegetais crucíferos
Eles são nutritivos e repletos de antioxidantes, vitaminas e fibras. O ideal é comer meia xícara de um vegetal crucífero todos os dias. Eles incluem: brócolis, rúcula, couve-flor, couve, repolho, agrião, mostarda e nabo. Além de ajudar quem tem diabetes, pode ser útil para atletas que exercem muita pressão sobre as articulações.
LEIA TAMBÉM: 5 dicas essenciais para comer melhor
LEIA TAMBÉM: Aromaterapia para acalmar e aliviar a dor
Especiarias e ervas
Açafrão e gengibre, por exemplo, são especiarias conhecidas por seus benefícios anti-inflamatórios. Segundo um estudo realizado em 2006, a cúrcuma presente no açafrão previne artrite reumatoide e osteoporose.
Chá verde
O chá verde é uma das bebidas mais consumidas no mundo e os efeitos para a saúde são objetos de muitas pesquisas. Um estudo de 2008 mostrou, experimentalmente, que ele induz mudanças na resposta imune relacionada à artrite. Sem contar que os compostos polifenólicos presentes na bebida possuem propriedades anti-inflamatórias e demonstraram ser um complemento eficaz ao tratamento da dor.
LEIA TAMBÉM: Você sabia que a cavalinha melhora as celulites e o lipedema?
LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular
LEIA TAMBÉM: O que esperar de uma consulta vascular?
[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]
Uma resposta
Olá Dr!
Gostaria de saber se o senhor tem uma opinião formada sobre o uso de colágeno tipo 2 ou glucosamina para recuperação articular.
No pubmed há diversas referências sobre vitamina K2 também.
Att,
Manuela Jobst