Já relatamos aqui os diversos benefícios do ômega 3 para a saúde cardiovascular e para o sistema imunológico. Mas, você sabia que toda gestante deveria fazer uso desses ácidos graxos?
Um recente estudo demonstrou que as mulheres que tomaram ômega 3 durante o terceiro trimestre da gestação tiveram crianças com maior massa magra e óssea total aos 6 anos de idade, quando comparadas com as crianças cujas mães não tomaram. Além disso, esse aumento de massa não foi associado à obesidade.
“Estudos anteriores já evidenciavam efeitos benéficos do uso de ômega 3 em gestantes. Essa suplementação diminui em uma semana a chance de parto prematuro, o que é bastante para um bebê, e também reduz a probabilidade de asma ou chiado persistente em 31% das crianças aos 3 anos de idade”, informa o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas.
LEIA TAMBÉM: Varizes na gravidez
LEIA TAMBÉM: Dicas para evitar o inchaço na gestação
LEIA TAMBÉM: Câimbras na gravidez: causas e tratamento
Dados
O estudo acompanhou 736 gestantes e os respectivos filhos durante um período de seis anos.
Metade das mulheres receberam suplementação de ômega 3 no terceiro trimestre da gestação e na primeira semana pós-parto. A outra metade recebeu suplementação com azeite de oliva.
Aos 6 anos, as crianças nascidas de mães que tomaram ômega 3 pesavam em média 395,4 g a mais do que as crianças de mães que tomaram azeite, mas sem aumento do risco de obesidade. Além disso, elas também tiveram um acréscimo proporcional na massa magra (280,7 g), massa óssea (10,3 g) e massa gorda (116,3 g).
Provavelmente, esses benefícios estão relacionados a diminuição de chance de parto prematuro e asma. Afinal, as crianças que nascem a termo e não têm doença respiratória se alimentam melhor e fazem mais atividades.
“Também existem recomendações de que as mulheres grávidas devem tomar ômega 3 (principalmente os ricos em DHA) para auxiliar o desenvolvimento cerebral do bebê. No entanto, ainda não temos (mas teremos) uma evidência de alta qualidade para confirmar isso, principalmente porque o neurodesenvolvimento das crianças tem muitos fatores relacionados, o que torna difícil confirmar a força de associação”, acrescenta o Dr. Daniel Benitti.
Sem dúvida nenhuma a suplementação de ômega 3 é benéfica, não traz riscos e toda gestante deveria realizar.
Ajude-nos a divulgar esta informação!
LEIA TAMBÉM: Por que ter um médico de confiança?
LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular
LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?
[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]