O que a Gripe Espanhola de 1918 nos ensina para combater o Coronavírus?

O especialista

+2 mil cirurgias no mundo
+10 mil pacientes atendidos

+2 mil cirurgias
+10 mil pacientes

+100 artigos publicados

O que a Gripe Espanhola de 1918 nos ensina para combater o Coronavírus?

 

coronavirus-prevencao-combate-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Algumas intervenções não farmacêuticas podem ser capazes de reduzir significativamente a taxa de transmissão de doenças. (imagem FDA)

 

Acabei de receber de um colega vascular do Equador um artigo referente a postura de duas cidades americanas durante a gripe de 1918.

A Gripe de 1918 ou Gripe Espanhola foi uma pandemia do vírus influenza que se espalhou por quase todo o mundo. Foi causada por uma virulência incomum e frequentemente mortal de uma estirpe do vírus Influenza A do subtipo H1N1.

A Gripe Espanhola provocou a morte de cerca de 50 a 100 milhões de pessoas em todo o globo durante os dois anos da pandemia, chegando a afetar cerca de 50% da população mundial. Para efeito de comparação, a Primeira Guerra Mundial, nos seus quatro anos de duração, matou aproximadamente 8 milhões de pessoas.

gripe-espanhola-1918-coronavirus-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas

As duas cidades americanas são Filadélfia e St. Louis.

  • Filadélfia permite eventos públicos, um grande desfile, escolas permanecem abertas; não são tomadas medidas de distanciamento social.
  • St. Louis faz o contrário.

O resultado foi esse:

“Comparações em 17 cidades do EUA mostram que o primeiro pico em excesso das taxas de mortalidade por pneumonia e influenza durante a onda de outono da pandemia de influenza de 1918 foi 50% menor nas cidades que implementaram várias intervenções não farmacêuticas (por exemplo, quarentena voluntária de famílias infectadas, fechamento de escolas, proibição de reuniões públicas e outras medidas) para diminuir a transmissão de doenças. Esta abordagem é apoiada por modelos matemáticos, que sugerem que múltiplos sistemas simultâneos de controle de doenças se espalhem no início de suas epidemias do que nas cidades que fizeram essas intervenções tardiamente ou não. Esta constatação sugere que tais intervenções podem ser capazes de reduzir significativamente a taxa de transmissão de doenças, desde que permaneçam em vigor “.

Segundo o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas, é fundamental apoiarmos as medidas de restrição social no momento, principalmente nas pessoas com mais de 60 anos. “Há mais de 100 anos, vimos o resultado positivo dessa simples técnica de controle de epidemia. Devemos evitar lugares públicos e aglomerações, além de lavar bem as mãos, utilizar álcool gel e não cumprimentar as pessoas com contato físico. No consultório, estamos tomando medidas para que não ocorra propagação do coronavírus. Solicitamos o uso de álcool gel na entrada, aumentamos intervalo entre as consultas, espaçamento dos assentos e solicitamos que a presença de acompanhante seja apenas em situações necessárias”, salienta.

grafico-gripe-espanhola-1918-coronavirus-dr-daniel-bentti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
As medidas de restrição impediram um pico de contaminação pela doença sem sobrecarregar o sistema de saúde e diminuíram a mortalidade da doença em 50%.

Temos que ser como St. Louis em 1918!

Espalhe os fatos, não o vírus!

LEIA TAMBÉM: 5 dicas para melhorar o seu sistema imunológico

LEIA TAMBÉM: Por que ter um médico de confiança?

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]

Gostou? Compartilhe.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Você pode gostar também

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre Osirix e Multilayer para tratamento de aneurisma no Curso IAPACE no último sábado (25 de março de 2017). Agradecemos a todos os participantes e, principalmente, ao nosso grande amigo Dr. Sergio Belczak pelo convite!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do programa “Consulta ao Doutor” da Rit TV, com a jornalista Denise Luque.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do CICE 2017, um dos principais congressos de cirurgia endovascular do mundo. No evento ele apresentou uma aula sobre a experiência brasileira no tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer. Mais de 200 pacientes operados sem nenhum caso de paraplegia!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre tratamento de aneurisma com multilayer no Veith Symposium em Nova York.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do XXXI Encontro de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro e palestrou sobre a utilização da endoprótese multilayer no tratamento de aneurisma tóraco-abdominal.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (terceiro da esquerda para a direita) participou da IV Jornada Baiana de Angiologia e Cirurgia Vascular, em Salvador, nos dias 28 e 29 de outubro. Na foto também está presente o Dr. Mauricio Aquino, presidente da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular) Bahia.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou no último sábado, 01, uma palestra sobre o tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer, em Porto Alegre. Na foto, Dr. Daniel Benitti (ao centro) com os diretores da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio Grande do Sul.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (primeiro da esquerda para a direita) participou do 1º Congresso de Cirurgia da Universidade Santo Amaro, discutindo casos de cirurgia endovascular. O evento também contou com a presença do Dr. Alexandre Amato e do Dr. Adnam Neser.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministra aula no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, sobre a endoprótesse multilayer no tratamento de aneurismas, mostrando a experiência nacional e mundial com esta tecnologia disruptiva. (na foto: à esquerda Dr. Daniel Benitti e à direita Dr. Carlos Alberto Fernandes Costa)

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa do Encontro Norte-Nordeste de Angiologia e Cirurgia Vascular 2016, palestrando sobre o tratamento de aneurisma da Aorta.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa, junto ao Dr. Alexandre Amato, do XV Encontro Paranaense de Cirurgia Vascular e Endovascular, Angiologia e Ecografia Vascular.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti na Veith 2014 representando o Brasil

Depoimentos

O que as nossas pacientes estão falando.