Um relacionamento estável pode ser bom para a saúde, com benefícios que incluem a diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares e aumento da sobrevida. Um recente estudo mostrou que pessoas em um casamento próspero têm 14% menos de chance de morrer por ataque cardíaco (infarto) que as solteiras. Além disso, quando ficam internadas, elas são liberadas mais cedo do hospital.
Para não deixar de surpreender, o mesmo estudo relatou que pessoas divorciadas têm uma chance de morrer 6% maior que as pessoas solteiras.
O estudo mais antigo do mundo, que continua sendo feito em Harvard, também apontou que as pessoas mais felizes após os 60 anos tiveram relacionamentos estáveis, considerados como bons por elas aos 40 anos. Do mesmo modo, tiveram um maior sucesso profissional.
LEIA TAMBÉM: Sistema circulatório: riscos e cuidados após os 60 anos
LEIA TAMBÉM: Como proteger o coração do envelhecimento precoce
LEIA TAMBÉM: Obstrução da carótida por placas de gordura: uma das principais causas de AVC
LEIA TAMBÉM: 5 mitos e verdades sobre frequência cardíaca e pressão arterial
Qual o segredo?
Como diria Albert Einstein “Love is the answer” (“O amor é a resposta”).
Segundo o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas e em São Paulo, além do amor, o relacionamento e o suporte que um parceiro fornece ao outro são o provável segredo deste resultado. “Não somente em um ataque cardíaco, mas em situações difíceis da vida, ter alguém ao nosso lado nos dá suporte, tanto físico, como emocional. Isso reduz a ansiedade e o stress, trazendo paz e cura”, afirma.
Para a maioria das pessoas, ter um companheiro ou uma companheira ao longo da vida é sinal de maior conforto e segurança, o que diminui a atividade de hormônios relacionados ao stress, como a adrenalina, que são maléficos para o coração e aumentam a pressão arterial.
“Por isso, lembre-se de cultivar o seu relacionamento. Não brigue por coisas bobas, respeite a pessoa que está ao seu lado e diga que a ama! Faça a sua parte, pois, a ‘vítima’ será você!”, alerta o Dr. Daniel Benitti.
Observação: Os estudos também mostram que manter amizades é benéfico para o coração. “Depois de ligar para a pessoa amada, entre em contato com os seus amigos. Mas, lembre-se: não mande mensagem pelo whatsapp, ligue!”, indica e finaliza o Dr. Benitti.
LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular
LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?
LEIA TAMBÉM: O que esperar de uma consulta vascular?
[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]