Certamente, 2020 está sendo um ano difícil para todos. Quem fez alguma promessa, com certeza teve dificuldades para cumprir.
Parar de fumar, perder peso, fazer mais exercícios, não se preocupar com as pequenas coisas. Isso parece familiar para você? Talvez sejam as mesmas promessas que você fez ano passado também! Então, como você pode garantir que a sua determinação de ficar mais saudável em 2021 seja cumprida?
A resposta é simples: criando novos hábitos!
“Criar novos hábitos leva tempo e energia. Um novo comportamento não se tornará automático da noite para o dia, mas você pode desfrutar de alguns dos benefícios rapidamente. Além disso, conforme você começa a fazer caminhadas regularmente ou se engaja em práticas para aliviar o estresse com frequência, você descobrirá que não se sentirá bem se parar. É um grande incentivo para continuar. Portanto, continue se orientando na direção que gostaria de seguir”, indica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo, Campinas e a distância.
Confira abaixo sete dicas que irão ajudá-la a criar mudanças duradouras.
Sonhe grande
Metas audaciosas são atraentes. Quer ser diferente? Perder 10 quilos ou apenas o suficiente para caber em roupas que você amou? Com perseverança, incentivo e apoio, você pode fazer isso. Um objetivo ambicioso muitas vezes inspira outras pessoas ao seu redor. Muitos vão torcer por você. Alguns ficarão felizes em ajudar de maneiras práticas, como treinando com você ou assumindo tarefas que você normalmente realiza para liberar o seu tempo.
Divida grandes sonhos em pequenos passos
Agora pense minúsculo. Pequenos passos levam você em direção ao seu objetivo final. Procure por apostas infalíveis. Apenas chegar à primeira etapa pode aumentar a sua confiança para enfrentar e ter sucesso para as próximas etapas. Não desdenhe das escolhas fáceis. Se você iniciar cada plano com uma “lista de tarefas”, é garantido que fará um tique rapidamente. Portanto, divida as tarefas difíceis em itens de linha menores e faça primeiro as tarefas fáceis.
Entenda por que você deve fazer uma mudança
Até que você entenda por que está se apegando como um fardo a velhos hábitos e rotinas, pode ser difícil reunir energia e vontade suficientes para dar um passo à frente em direção à mudança.
Comportamentos prejudiciais, como comer demais e fumar, têm recompensas imediatas e agradáveis, bem como custos. Portanto, quando você estiver considerando uma mudança, reserve um tempo para pensar a respeito. Você aumenta a sua chance de sucesso quando o equilíbrio entre pontos positivos e negativos é suficiente para tornar a adoção de um novo comportamento mais atraente do que ficar parada. Envolver-se em aspectos agradáveis de um comportamento não saudável, sem o comportamento em si, também ajuda. Por exemplo, se você gosta de fazer uma pausa enquanto fuma, faça uma pausa e divirta-se, mas encontre maneiras mais saudáveis de fazê-lo. Caso contrário, você está nadando contra a correnteza e é menos provável que tenha um sucesso duradouro.
Comprometa-se
Faça-se responsável por meio de uma promessa escrita ou verbal às pessoas que você não deseja decepcionar. Isso irá encorajá-la a continuar em situações difíceis. Crie um diário em rede social ou procure pessoas com objetivos semelhantes online. Você irá se surpreender na quantidade de pessoas que irão apoiá-la. Você também pode fazer uma promessa menos pública a seu parceiro ou filho, a um professor, médico, chefe ou amigos.
Dê a si mesma uma medalha
Não espere para se considerar uma vencedora até que você tenha conquistado tudo. As mudanças de saúde costumam ser incrementais. Incentive-se a persistir fazendo uma pausa para reconhecer o sucesso enquanto dá passos pequenos e grandes no caminho para uma meta. Toque a sua música favorita sempre que chegar a 5.000 passos. Receba um tapinha nas costas do seu treinador ou cônjuge. Peça à família e amigos para torcerem por você. Procure um grupo de suporte online.
Aprenda com o passado
Sempre que você deixar de fazer uma mudança, considere isso um passo em direção ao seu objetivo. Por quê? Porque cada tentativa sincera representa uma lição aprendida.
Quando você encontrar um obstáculo, pare um momento para pensar sobre o que funcionou e o que não funcionou. Talvez você tenha assumido um desafio muito grande? Nesse caso, reduza para um desafio menos ambicioso ou divida o grande em etapas menores. Se acertar 30 minutos consecutivos para se exercitar nunca parece funcionar em dias movimentados, divida isso visando três caminhadas de 10 minutos, use uma plataforma vibratória, bicicleta ergométrica ou elíptico enquanto assiste a tv.
Agradeça pelo que você faz
Vivemos uma cultura do acerto. Esqueça a perfeição. Concentre-se no seu objetivo. Se você se esforçar para completar, você será uma vencedora mesmo se o objetivo não for 100% alcançado. Com o esforço da mudança você se beneficiará mesmo quando fizer menos do que gostaria. Qualquer atividade é sempre melhor do que nada. Se a sua meta para terça-feira é um treino de 30 minutos na academia, mas você só consegue 10 minutos, sinta-se grata por isso. É o suficiente. Talvez amanhã seja melhor.
LEIA TAMBÉM: Vivendo o novo normal: como se adaptar `a nova realidade imposta pelo coronavírus?
LEIA TAMBÉM: 5 dicas para parar de fumar
LEIA TAMBÉM: 7 dicas para manter a calma e enfrentar as dificuldades diárias
[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]