As varizes são dilatações ou tortuosidades das veias do corpo humano, sendo mais comuns nos membros inferiores. Estas veias retêm mais sangue a uma pressão mais alta, uma vez que as válvulas não funcionam adequadamente. Isso leva a um acúmulo de sangue na região, causando inchaço e dores, inclusive podendo ocorrer sangramento ou gerar feridas.
- Elas podem atingir todas as pessoas, mas são mais comuns em adultos;
- Aproximadamente 40% das mulheres e 25% dos homens apresentam varizes;
- Estima-se que, em longo prazo, 20% das pessoas com varizes irão desenvolver úlcera varicosa (ferida) – o que gera um grande impacto na qualidade de vida do paciente, assim como na saúde financeira, gerando gastos e impedindo que a pessoa consiga produzir.
Segundo o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas e em São Paulo, o uso de meias elásticas, medicações venotônicas e cremes auxiliam na melhora dos sintomas, no entanto não tratam as varizes.
LEIA TAMBÉM: Varizes: muito além da estética, problemas reais de saúde
LEIA TAMBÉM: Tudo sobre varizes: a doença que atinge mais pessoas do que você imagina
LEIA TAMBÉM: Quem toma anticoagulante pode operar as varizes?
Um recente estudo publicado na revista mais respeitada de cirurgia vascular do mundo, JVS-VL, mostrou a superioridade do laser para tratar os pacientes em estágios mais avançados de varizes, ou seja, com ferida.
O Dr. Daniel Benitti, que já faz esse tipo de tratamento há mais de cinco anos, ressalta que o laser é utilizado para tratar a Safena, contudo as veias mais superficiais são retiradas por micro incisões sem a necessidade de pontos. “A grande vantagem desse tipo de tratamento é a recuperação mais rápida, com menos dor e menor trauma cirúrgico”, afirma.
O cirurgião vascular acredita ser inaceitável que homens e mulheres, independentemente da idade, fiquem restritos à cama, com dores devido à úlcera varicosa, já que existem opções de tratamento. “Ajude-nos a divulgar estas informações, para que mais pessoas possam procurar ajuda profissional”, incentiva.
LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular
LEIA TAMBÉM: Frio é o melhor momento para fazer check-up vascular
LEIA TAMBÉM: O que esperar de uma consulta vascular?
[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]
Respostas de 2
Minhas pernas e cheia de varizes tenho 43 anos .mas não consigo opera tenho 4 crianças pequenas e precisociida sozinha .seria bom se conseguisse tira sem fazer cirurgia.
Bom dia Maria Fátima. Sinta-se a vontade de ligar e agendar uma consulta. Será feita uma avaliação para definir qual o melhor tratamento para a senhora.