O equilíbrio entre atividade aeróbica, exercícios de flexibilidade e fortalecimento muscular é fundamental para alcançar o objetivo
Graças às nossas articulações saudáveis, podemos nos mover, correr, pular, girar e virar. Todas as coisas que nos mantêm nos movendo livremente e curtindo a vida. Mas, as mulheres com Lipedema apresentam uma maior fragilidade articular devido a própria inflamação crônica, frouxidão ligamentar e pouca massa muscular. Então, quais os melhores exercícios para Lipedema?
LEIA TAMBÉM: Lipedema não é obesidade: saiba mais sobre esta doença que acomete 11% das mulheres
À medida que envelhecemos, é natural que as articulações envelheçam igual ao corpo. Mas, isso pode ser diminuído se nos mantivermos ativos e em forma.
As articulações são onde dois ossos se unem, conectados por ligamentos e músculos para estabilidade. Os ossos também possuem uma camada de tecido liso e branco chamada cartilagem articular. Este tecido ajuda a distribuir as forças de compressão e permite um deslizamento suave quando nos movemos.
Manter as articulações saudáveis deve começar com o objetivo inicial de reduzir o desgaste da cartilagem ao longo do tempo.
“O desgaste e inflamação das articulações no Lipedema é devido a tríade inflamação crônica, frouxidão ligamentar e pouca massa muscular. Um piora o outro. Por isso, para tratar precisamos entender e controlar essa tríade. Ao manter as articulações saudáveis com um estilo de vida ativo iremos permitir uma melhora da mobilidade com manutenção das atividades diárias e manter a pessoa bem longe de cirurgias de joelho e quadril, especialmente das artroplastias”, informa o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância.
Uma abordagem efetiva para melhorar e fortalecer as articulações deve conter estes três elementos:
- Continuar a se mover;
- Escolher os exercícios certos que reduzem a carga nas articulações;
- Usar e fortalecer os músculos centrais (para afetar positivamente a postura, o que também reduz a pressão sobre as articulações).
Esta combinação de três vias é crucial para a função articular duradoura e para reduzir o potencial de artrite precoce, além de ajudar na saúde óssea.
A chave para um programa de exercícios bem-sucedido é a variedade. Completar um equilíbrio de exercícios aeróbicos, de fortalecimento muscular e flexibilidade, juntamente com a manutenção de um peso saudável, fornecerá a base para uma boa saúde das articulações por toda a vida.
Exercícios para Lipedema e articulações
Aqui estão alguns dos melhores exercícios que você pode incluir na sua rotina para a saúde das articulações:
O treinamento cruzado se tornou uma forma popular de adicionar variedade à sua rotina de exercícios, porque você faz atividades diferentes a cada vez que se exercita.
Os exercícios de flexibilidade nos permitem manter toda a amplitude de movimento que as articulações desejam. Os exercícios de alongamento ativo, como ioga, tai chi e pilates, ajudam nossas articulações a ficarem prontas para exercícios mais intensos.
Os exercícios de alongamento devem ser realizados antes e depois do treinamento aeróbio ou de força para obter o máximo desempenho.
Os exercícios aeróbicos ou cardiovasculares devem começar com intensidade relativamente baixa. As mulheres com Lipedema e pessoas idosas devem evitar treinamentos de alto impacto, como pular corda, aeróbica com step ou correr em superfícies duras, como ruas asfaltadas.
Exercícios de baixo impacto e esportes como ciclismo, caminhada, natação e outros na água são ideais e podem ser realizados com o mínimo de equipamento. Equipamentos de ginástica com cargas de baixo impacto nas pernas incluem o uso de elíptico, escalador de escada ou bicicleta ergométrica.
O treinamento com pesos mantém os músculos fortes e permite uma boa estabilidade das articulações. Realizar o treinamento com pesos da forma adequada é fundamental, pois é necessário começar com cargas baixas e repetições para fortalecer as articulações.
LEIA TAMBÉM: Se exercitando com Lipedema
Plataforma vibratória
Foi demonstrado que os exercícios de vibração de corpo inteiro ajudam as mulheres que sofrem de Lipedema, Linfedema ou Lipo-linfedema. Existem muitos benefícios associados ao uso de uma plataforma vibratória, dependendo dos seus objetivos de saúde. As vibrações melhoram a saúde óssea e reduzem o estresse articular.
LEIA TAMBÉM: Plataforma vibratória melhora a celulite e o Lipedema
Faixa elástica
Subestimados e subutilizados, os exercícios de banda de resistência ou faixa elástica podem ajudá-la a construir músculos, melhorar a flexibilidade, permitir que você treine duro em casa e melhore os seus treinos.
Antes de iniciar um programa de treinamento de peso, você deve procurar o conselho de um profissional treinado, como um educador físico, fisioterapeuta ou fisiologista do exercício, para desenvolver o programa ideal.
Escolha exercícios e atividades que você goste e que tenham baixa carga articular. Isso a ajudará a manter uma rotina e mantê-la ativa por mais tempo.
LEIA TAMBÉM: Qual o melhor tratamento para Lipedema?
LEIA TAMBÉM: Qual a melhor lipoaspiração para a paciente com Lipedema?
[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]