Coronavírus e as consequências do isolamento

O especialista

+2 mil cirurgias no mundo
+10 mil pacientes atendidos

+2 mil cirurgias
+10 mil pacientes

+100 artigos publicados

Coronavírus e as consequências do isolamento

idosos-isolamento-social-coronavirus-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sp-campinas

 

idosos-isolamento-social-coronavirus-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sp-campinas
O isolamento social entre idosos é uma preocupação de saúde pública devido ao seu risco aumentado de problemas cardiovasculares, doenças autoimunes e neurocognitivas, além da saúde mental. (imagem freepik)

 

O coronavírus chegou ao Brasil e todos estão com medo.

Como ainda não temos um tratamento efetivo a estamos longe de ter uma vacina, recomendou-se a todos ficarem em casa.

Essa recomendação visa diminuir a propagação da doença para não termos um pico de contaminação que ultrapassaria a capacidade do nosso sistema de saúde. Além disso, também visa proteger as pessoas com mais de 60 anos de idade.

Os países em todo o mundo fizeram estes bloqueios, toques de recolher e isolamento social para mitigar a propagação do coronavírus e evolução para síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2).

LEIA TAMBÉM: Vitamina D pode ajudar a prevenir infecções respiratórias?

LEIA TAMBÉM: 5 dicas para melhorar o seu sistema imunológico

LEIA TAMBÉM: O que a gripe espanhola de 1918 nos ensina para combater o coronavírus?

Os países que não fizeram isso se arrependeram com muitas mortes e/ou voltaram atrás da decisão.

“No entanto, sabemos que o isolamento social entre idosos é uma preocupação de saúde pública devido ao seu risco aumentado de problemas cardiovasculares, doenças autoimunes e neurocognitivas, além da saúde mental. A desconexão social coloca os idosos em risco maior de depressão e ansiedade”, alerta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas.

O isolamento deve ser mantido por no mínimo mais uma semana.

Mas, mesmo após esse período, o ideal seria os idosos permanecerem em casa, recebendo mantimentos e medicamentos vitais e evitar o contato social com familiares e amigos. Por isso, é necessária uma ação urgente para mitigar as consequências mentais e físicas para a saúde deles.

O isolamento afetará desproporcionalmente os idosos cujo único contato social está fora de casa, como em igrejas, centros comunitários, clubes e locais de culto. Aqueles que não têm familiares ou amigos próximos e dependem do apoio de serviços voluntários ou assistência social podem ser colocados em risco adicional.

As tecnologias on-line podem ser aproveitadas para fornecer redes de apoio social e um sentimento de apoio,  embora possa haver disparidades no acesso ou na alfabetização dos recursos digitais. 

“As intervenções poderiam simplesmente envolver contato telefônico mais frequente com pessoas importantes, familiares e amigos próximos, organizações voluntárias ou profissionais de saúde ou projetos de extensão comunitária. Toda ajuda é bem vinda para a pessoa não se sentir sozinha”, complementa o Dr. Daniel Benitti.

Hoje, existem terapias comportamentais cognitivas que são fornecidas on-line e de forma gratuita para diminuir a solidão e melhorar o bem-estar mental dos idosos.

Acesse e divulgue www.achavedaquestao.com.br

Isolar os idosos pode reduzir a transmissão, o que é mais importante para atrasar o pico nos casos e minimizar a disseminação para grupos de alto risco.

Tais medidas de mitigação devem ser efetivamente cronometradas para impedir a transmissão, mas evitar aumentar a morbidade do COVID-19 associado a um distúrbio afetivo. Esse efeito será sentido em populações mais desfavorecidas e marginalizadas, que devem ser urgentemente direcionadas para a implementação de estratégias preventivas.

LEIA TAMBÉM: Por que ter um médico de confiança?

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]

Gostou? Compartilhe.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Você pode gostar também

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre Osirix e Multilayer para tratamento de aneurisma no Curso IAPACE no último sábado (25 de março de 2017). Agradecemos a todos os participantes e, principalmente, ao nosso grande amigo Dr. Sergio Belczak pelo convite!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do programa “Consulta ao Doutor” da Rit TV, com a jornalista Denise Luque.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do CICE 2017, um dos principais congressos de cirurgia endovascular do mundo. No evento ele apresentou uma aula sobre a experiência brasileira no tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer. Mais de 200 pacientes operados sem nenhum caso de paraplegia!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre tratamento de aneurisma com multilayer no Veith Symposium em Nova York.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do XXXI Encontro de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro e palestrou sobre a utilização da endoprótese multilayer no tratamento de aneurisma tóraco-abdominal.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (terceiro da esquerda para a direita) participou da IV Jornada Baiana de Angiologia e Cirurgia Vascular, em Salvador, nos dias 28 e 29 de outubro. Na foto também está presente o Dr. Mauricio Aquino, presidente da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular) Bahia.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou no último sábado, 01, uma palestra sobre o tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer, em Porto Alegre. Na foto, Dr. Daniel Benitti (ao centro) com os diretores da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio Grande do Sul.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (primeiro da esquerda para a direita) participou do 1º Congresso de Cirurgia da Universidade Santo Amaro, discutindo casos de cirurgia endovascular. O evento também contou com a presença do Dr. Alexandre Amato e do Dr. Adnam Neser.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministra aula no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, sobre a endoprótesse multilayer no tratamento de aneurismas, mostrando a experiência nacional e mundial com esta tecnologia disruptiva. (na foto: à esquerda Dr. Daniel Benitti e à direita Dr. Carlos Alberto Fernandes Costa)

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa do Encontro Norte-Nordeste de Angiologia e Cirurgia Vascular 2016, palestrando sobre o tratamento de aneurisma da Aorta.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa, junto ao Dr. Alexandre Amato, do XV Encontro Paranaense de Cirurgia Vascular e Endovascular, Angiologia e Ecografia Vascular.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti na Veith 2014 representando o Brasil

Depoimentos

O que as nossas pacientes estão falando.