As veias das pernas fazem um trabalho hercúleo diariamente. Elas precisam devolver ao coração todo o sangue que chega às pernas e ainda lutam contra a força da gravidade, muitas vezes somada ao sedentarismo, obesidade, posição incorreta no trabalho, carga genética e outros fatores que dificultam esse retorno sanguíneo.
Quando as veias não suportam toda essa carga elas dilatam e geram as varizes.
LEIA TAMBÉM: Varizes: muito além da estética, problemas reais de saúde
Musculatura
Segundo o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas, quando fala-se sobre a circulação das pernas, as pessoas relacionam a veias e artérias. No entanto, a musculatura tem um papel fundamental na circulação. “A panturrilha, por exemplo, funciona como um coração nas pernas auxiliando o retorno do sangue ao coração como uma bomba propulsora”, explica.
Estudo
Um recente estudo demonstrou os benefícios do fortalecimento da panturrilha nos pacientes com estágio mais avançado de varizes (com ferida ou úlcera venosa). Esta metanálise utilizou os dados de 5 outros estudos e evidenciou que os pacientes que foram submetidos a exercícios resistidos progressivos envolvendo o fortalecimento muscular da panturrilha, juntamente com atividade física (caminhada), tiveram uma cicatrização da ferida 20% melhor do que os que não realizaram o fortalecimento.
Varizes
As varizes são uma doença muito prevalente e a ferida acontece no seu estágio mais avançado. Muitas pessoas são afastadas do trabalho e/ou tem um comprometimento grande na qualidade de vida devido às varizes, com gastos enormes e um abalo psicológico significativo. Além disso, hoje sabe-se que as varizes também aumentam o risco de trombose.
Por isso, toda terapia alternativa que ajude a melhorar a circulação das pernas é muito bem-vinda.
LEIA TAMBÉM: Quem pode ter varizes?
LEIA TAMBÉM: Entenda os abalos psicológicos causados pela trombose
Fortalecimento muscular
A contração da panturrilha e de outros músculos da perna impulsiona o sangue venoso em direção ao coração. Quando a musculatura não está fortalecida, observa-se elevação sustentada na pressão das veias, também conhecida como hipertensão venosa.
Essa hipertensão venosa causa distensão das paredes das veias e extravasamento de líquido e macromoléculas para fora da veia, gerando inchaço, alterações na pele, como hiperpigmentação, dermatite, lipodermatoesclerose e perda de pêlos, podendo chegar à ulceração se não for tratada.
O inchaço associado à hiperpigmentação impedem a oxigenação e troca de nutrientes na pele e, por isso, a ferida não cicatriza.
As causas mais comuns de disfunção da bomba muscular são:
- Sedentarismo;
- Sequela de AVC;
- Diminuição da amplitude do movimento do tornozelo.
“Algumas pacientes são submetidas à cirurgia de varizes e, mesmo após o procedimento, apresentam edema nas pernas. O exame de fotopletismografia pode ser utilizado para fazer o diagnóstico da deficiência da bomba muscular. Uma vez confirmado, exercícios e atividade física devem ser iniciados”, indica o Dr. Daniel Benitti.
A atividade física traz diversos benefícios ao corpo e, em especial os exercícios que visam fortalecer a musculatura das pernas melhoram consideravelmente a circulação dos membros inferiores.
E você? Vai começar a se exercitar, mesmo em casa?
LEIA TAMBÉM: Por que ter um médico de confiança?
LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular
LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?
[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]