Como envelhecer com saúde

O especialista

+2 mil cirurgias no mundo
+10 mil pacientes atendidos

+2 mil cirurgias
+10 mil pacientes

+100 artigos publicados

Como envelhecer com saúde

envelhecer-com-saude-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas

 

envelhecer-com-saude-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Como a população não para de envelhecer, é provável que o número de adultos mais velhos com múltiplos sintomas crônicos aumente. (imagem: Freepik)

 

Envelhecer não é fácil e em um futuro próximo o mundo terá mais idosos que jovens.

Após os 40 anos é muito comum as pessoas se queixarem de algo e as múltiplas queixas podem causar ou piorar outros sintomas. Segundo alguns estudos, a insônia, por exemplo, aumenta a probabilidade de desenvolver depressão. Ou seja, quanto mais sintomas a pessoa apresentar, maior será a piora das suas habilidades funcionais.

“É muito importante os médicos entenderem isso. Quando os pacientes procuram um profissional, normalmente eles vão apenas por uma queixa. Se ela for valorizada e não se questionar e examinar tudo o que está ocorrendo, o tratamento será ineficaz”, alerta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas.

Nesse cenário, é comum ver que os médicos geralmente consideram os sintomas individualmente e não como a carga geral de múltiplos problemas, que, por sua vez, afetará o funcionamento físico dos idosos, com risco de piora clínica. Dessa forma, como a população não para de envelhecer, é provável que o número de adultos mais velhos com múltiplos sintomas crônicos aumente.

LEIA TAMBÉM: A dor é inevitável com o envelhecimento?

LEIA TAMBÉM: Como proteger o coração do envelhecimento precoce

LEIA TAMBÉM: Perdi as chaves de novo. Isso é envelhecimento ou Alzheimer?

Queixas

As queixas mais comuns nas pessoas idosas são:

  • Dor
  • Fadiga
  • Falta de memória
  • Problemas de sono
  • Humor deprimido
  • Ansiedade

A dor e fadiga, por sua vez, são as mais comuns. A intensidade dessas duas queixas são maiores quando a pessoa não faz atividade física ou não tem convívio social.

Na maioria das vezes, quanto maior o número de queixas, maior o declínio funcional. Ao comparar as pessoas que não apresentam sintomas, com aquelas que apresentam quatro ou mais, é possível observar que as pessoas com mais queixas apresentam:

  • Um risco 35% maior de desenvolver fraqueza muscular;
  • Um risco aumentado de 80% da velocidade de caminhada cair abaixo de 0,6 m por segundo, um indicador de problemas de saúde e função;
  • Um risco 85% maior de desenvolver baixa função de extremidade inferior, gerando maior risco de quedas.

Muitas vezes, o impacto total que os sintomas têm sobre o estado de saúde e qualidade de vida é subestimado. As queixas das pessoas idosas devem ser valorizadas e investigadas. Afinal, a atividade física e o convívio social são fundamentais para manter a qualidade de vida e a independência!

Para isso, valorize os seus familiares e círculos de amizades. Exercite-se ao menos três vezes na semana.

Lembre-se que nunca é tarde para começar, mas quanto antes, mais frutos você irá colher!

LEIA TAMBÉM: Por que ter um médico de confiança?

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]

Gostou? Compartilhe.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Você pode gostar também

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre Osirix e Multilayer para tratamento de aneurisma no Curso IAPACE no último sábado (25 de março de 2017). Agradecemos a todos os participantes e, principalmente, ao nosso grande amigo Dr. Sergio Belczak pelo convite!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do programa “Consulta ao Doutor” da Rit TV, com a jornalista Denise Luque.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do CICE 2017, um dos principais congressos de cirurgia endovascular do mundo. No evento ele apresentou uma aula sobre a experiência brasileira no tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer. Mais de 200 pacientes operados sem nenhum caso de paraplegia!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre tratamento de aneurisma com multilayer no Veith Symposium em Nova York.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do XXXI Encontro de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro e palestrou sobre a utilização da endoprótese multilayer no tratamento de aneurisma tóraco-abdominal.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (terceiro da esquerda para a direita) participou da IV Jornada Baiana de Angiologia e Cirurgia Vascular, em Salvador, nos dias 28 e 29 de outubro. Na foto também está presente o Dr. Mauricio Aquino, presidente da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular) Bahia.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou no último sábado, 01, uma palestra sobre o tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer, em Porto Alegre. Na foto, Dr. Daniel Benitti (ao centro) com os diretores da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio Grande do Sul.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (primeiro da esquerda para a direita) participou do 1º Congresso de Cirurgia da Universidade Santo Amaro, discutindo casos de cirurgia endovascular. O evento também contou com a presença do Dr. Alexandre Amato e do Dr. Adnam Neser.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministra aula no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, sobre a endoprótesse multilayer no tratamento de aneurismas, mostrando a experiência nacional e mundial com esta tecnologia disruptiva. (na foto: à esquerda Dr. Daniel Benitti e à direita Dr. Carlos Alberto Fernandes Costa)

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa do Encontro Norte-Nordeste de Angiologia e Cirurgia Vascular 2016, palestrando sobre o tratamento de aneurisma da Aorta.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa, junto ao Dr. Alexandre Amato, do XV Encontro Paranaense de Cirurgia Vascular e Endovascular, Angiologia e Ecografia Vascular.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti na Veith 2014 representando o Brasil

Depoimentos

O que as nossas pacientes estão falando.