Cirurgia a laser para varizes também é possível com safenas grandes

O especialista

+2 mil cirurgias no mundo
+10 mil pacientes atendidos

+2 mil cirurgias
+10 mil pacientes

+100 artigos publicados

Cirurgia a laser para varizes também é possível com safenas grandes

 

cirurgia-laser-varizes-safena-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
O tratamento de varizes com laser tem vantagens, como redução da dor, possibilidade de tratamento ambulatorial e retorno precoce ao trabalho e atividades.

 

Já é bastante demonstrado que, quando é necessário o tratamento das varizes com comprometimento das safenas, o melhor procedimento é o laser, em vez de escleroterapia com espuma ou retirada cirúrgica da veia.

As diretrizes na Europa, Estados Unidos e Reino Unido concordam que essa é a melhor opção.

No entanto, muitos médicos ainda dizem aos pacientes que algumas varizes são grandes demais para serem tratadas com laser.

No passado, vários profissionais usaram um diâmetro máximo de 10 mm ou 15 mm na safena para indicar o tratamento. Maior do que isso, eles geralmente realizavam a retirada da veia.

Segundo o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e Campinas, co-autor da maior publicação científica brasileira sobre laser para o tratamento de varizes com acometimento de safena, o avanço da tecnologia e aumento da experiência dos médicos melhorou muito esse tipo de procedimento.

“O tratamento da safena com espuma apresenta altas taxas de recidiva, enquanto a retirada da veia safena possui altas taxas de lesão de nervo e lesão linfática. O laser, quando bem indicado e feito por um cirurgião vascular experiente, sem dúvida é o melhor tratamento hoje. Atualmente, tratamos inclusive pacientes em vigência de anticoagulação”, indica.

LEIA TAMBÉM: Varizes: muito além da estética, problemas reais de saúde

LEIA TAMBÉM: Varizes aumentam o risco de trombose?

LEIA TAMBÉM: Como evitar que as varizes voltem?

Estudo

Um recente estudo demonstrou que a técnica a laser é eficiente mesmo para o tratamento de safenas grandes.

Para tal, foram realizadas a ablação com laser de mais de 300 safenas com diâmetro superior a 15 mm, associando infiltração tumescente e energia graduada do laser. Com isso, o sucesso da cirurgia foi de 100%, comprovado com a realização de exame de Ultrassom Doppler 2 meses após o procedimento.

“Esse estudo é muito importante para os pacientes, pois o tratamento de varizes com laser tem vantagens, como redução da dor, possibilidade de tratamento ambulatorial, retorno precoce ao trabalho e atividades, bem como a prevenção de recorrência de varizes devido ao novo crescimento das extremidades das veias (“neovascularização”)”, explica o Dr. Daniel Benitti.

No entanto, cirurgiões que não têm experiência com esse tipo de tratamento usam o fato de que a veia é grande para persuadir os pacientes a outros procedimentos, como espuma ou retirada da veia.

“O resultado com laser somente é bom quando realizado por alguém experiente. A combinação da técnica tumescente aumenta o contato da parede da veia com a fibra do laser, facilitando a transmissão de energia. Além disso, o tratamento com laser permite que a energia liberada seja proporcional ao diâmetro da veia no local” , complementa o Dr. Daniel Benitti.

veia-safena-tratamento-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
a) Veia safena com diâmetro de 30mm. b) Infiltração tumescente colabando a veia e aumentando o contado da parede da veia com a fibra do laser. c) Resultado após a termoablação com laser 1470.

Importante!

Não existe a melhor técnica para todos os pacientes. O tratamento deve ser sempre individualizado. O sucesso do procedimento depende muito de quem irá realizá-lo. Por isso, procure sempre pesquisar sobre o médico que você irá se consultar: formação, se ele se mantém atualizado e a opinião de quem já se tratou com ele.

LEIA TAMBÉM: Por que ter um médico de confiança?

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]

Gostou? Compartilhe.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Você pode gostar também

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre Osirix e Multilayer para tratamento de aneurisma no Curso IAPACE no último sábado (25 de março de 2017). Agradecemos a todos os participantes e, principalmente, ao nosso grande amigo Dr. Sergio Belczak pelo convite!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do programa “Consulta ao Doutor” da Rit TV, com a jornalista Denise Luque.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do CICE 2017, um dos principais congressos de cirurgia endovascular do mundo. No evento ele apresentou uma aula sobre a experiência brasileira no tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer. Mais de 200 pacientes operados sem nenhum caso de paraplegia!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre tratamento de aneurisma com multilayer no Veith Symposium em Nova York.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do XXXI Encontro de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro e palestrou sobre a utilização da endoprótese multilayer no tratamento de aneurisma tóraco-abdominal.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (terceiro da esquerda para a direita) participou da IV Jornada Baiana de Angiologia e Cirurgia Vascular, em Salvador, nos dias 28 e 29 de outubro. Na foto também está presente o Dr. Mauricio Aquino, presidente da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular) Bahia.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou no último sábado, 01, uma palestra sobre o tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer, em Porto Alegre. Na foto, Dr. Daniel Benitti (ao centro) com os diretores da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio Grande do Sul.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (primeiro da esquerda para a direita) participou do 1º Congresso de Cirurgia da Universidade Santo Amaro, discutindo casos de cirurgia endovascular. O evento também contou com a presença do Dr. Alexandre Amato e do Dr. Adnam Neser.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministra aula no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, sobre a endoprótesse multilayer no tratamento de aneurismas, mostrando a experiência nacional e mundial com esta tecnologia disruptiva. (na foto: à esquerda Dr. Daniel Benitti e à direita Dr. Carlos Alberto Fernandes Costa)

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa do Encontro Norte-Nordeste de Angiologia e Cirurgia Vascular 2016, palestrando sobre o tratamento de aneurisma da Aorta.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa, junto ao Dr. Alexandre Amato, do XV Encontro Paranaense de Cirurgia Vascular e Endovascular, Angiologia e Ecografia Vascular.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti na Veith 2014 representando o Brasil

Depoimentos

O que as nossas pacientes estão falando.