Por que os casos de câncer de intestino, doença que matou o ator de Pantera Negra aos 43 anos, estão aumentando em pessoas jovens?

O especialista

+2 mil cirurgias no mundo
+10 mil pacientes atendidos

+2 mil cirurgias
+10 mil pacientes

+100 artigos publicados

Por que os casos de câncer de intestino, doença que matou o ator de Pantera Negra aos 43 anos, estão aumentando em pessoas jovens?

cancer-de-intestino-causas-ator-pantera-negra-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas

 

cancer-de-intestino-causas-ator-pantera-negra-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Chadwick Boseman, ator do filme Pantera Negra, faleceu aos 43 anos vítima de câncer de cólon. (imagem Globo)

 

O câncer de intestino não é normalmente visto como uma doença de pessoas mais jovens. Ainda assim, nas últimas duas décadas, sua incidência e mortalidade aumentaram significativamente em adultos jovens de 20 a 49 anos.

Não há dados definitivos que expliquem o aumento, especialmente entre os muito jovens. Mas, o crescimento das taxas de obesidade, tendências dietéticas e sedentarismo podem ser fatores de risco.

Um estudo realizado com mais de 85 mil mulheres descobriu que aquelas com obesidade enfrentavam um risco muito maior de desenvolver câncer colorretal antes dos 50 anos.

Para cada aumento no IMC (índice de massa corporal), há uma ligação direta maior com o risco de câncer colorretal. Em comparação com pessoas que estão em boa forma, ou o que é considerado um IMC normal, as mulheres obesas têm quase duas vezes mais câncer colorretal em uma idade jovem.

cancer-de-intestino-causas-obesidade-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
A obesidade é um fator de risco para câncer colorretal em mulheres jovens. (imagem dhojeinterior)

LEIA TAMBÉM: 7 alimentos que você deveria comer diariamente

LEIA TAMBÉM: 3 tipos de alimentos que você deve evitar e por quê

Outro estudo analisou como o comportamento sedentário, como assistir televisão, pode contribuir para o aumento do câncer colorretal em pessoas jovens.

Os pesquisadores estudaram os hábitos comportamentais de adultos jovens, incluindo dieta, nível de atividade e tempo sedentário.

Eles descobriram que pessoas que assistiam televisão por 7 a 14 horas por semana tinham um risco elevado de câncer colorretal. Aqueles que assistiram mais de 14 horas de TV por semana tiveram um risco quase duas vezes maior.

Nossos corpos foram feitos para se movimentar. A falta de atividade diminui o metabolismo, o que pode levar à obesidade e aumento da inflamação.

“O câncer colorretal é causado por muitos fatores. Alguns podemos controlar e outros não. Para diminuir o risco é essencial gerenciar os fatores de estilo de vida que estão sob nosso controle. As coisas que podemos controlar, como nossa dieta, a quantidade de exercícios que fazemos, fumar ou não fumar e basicamente seu estilo de vida (sedentário ou ativo) são muito importantes. E, hoje está muito claro que é necessário realizar a prevenção do câncer colorretal”, alerta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo, em Campinas e, no momento, a distância. 

Sintomas

Como o câncer não é esperado em jovens, muitas pessoas ignoram os sintomas, o que acaba atrasando o diagnóstico, tornando o tratamento mais difícil em estágios mais avançados.

Nem todas as pessoas com câncer colorretal apresentam os mesmos sintomas, mas qualquer tipo de alteração intestinal acompanhada de sangramento retal deve ser investigada.

Outros sintomas incluem:

  • Anemia (contagem baixa de glóbulos vermelhos).
  • Sangue misturado nas evacuações.
  • Dor na barriga ou outros sintomas de bloqueio, como afilamento das fezes.

“Não se limite a supor que você tem hemorroidas se vir sangue no papel higiênico ou no vaso sanitário. Não existe sangramento normal. Procure sempre ajuda médica especializada”, alerta o Dr. Daniel Benitti.

cancer-de-intestino-sintomas-papel-higienico-sangue-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Sangue no papel higiênico é um sinal de alerta. (imagem freepik)

LEIA TAMBÉM: 5 vírus que podem causar câncer

História familiar

Frequentemente, as pessoas não apresentam sintomas nos estágios iniciais do câncer colorretal, quando é mais fácil de tratar. É por isso que é fundamental identificar aqueles com maior risco de desenvolver a doença. A triagem precoce pode ser recomendada para adultos jovens de alto risco. Pessoas com familiares próximos que trataram câncer colorretal ou pólipos devem realizar triagem mais cedo.

Não há um consenso sobre qual a melhor idade para realizar a primeira colonoscopia para pesquisa de câncer colorretal em pessoas assintomáticas. Algumas entidades consideram 50 anos, outras 45 anos. No entanto, pessoas com sintomas devem realizar uma colonoscopia diagnóstica independente da idade.

Outras opções de rastreamento, como testes de DNA nas fezes altamente sensíveis para câncer colorretal, também estão se tornando mais eficazes e serão usados cada vez mais no futuro.

Dicas!

Alimente-se de maneira mais saudável, faça exercícios e pare de fumar.

Frutas, vegetais frescos e outros alimentos ricos em fibras, bem como exercícios regulares, ajudam a manter o cólon saudável.

Reduza o consumo de carnes vermelhas e alimentos excessivamente processados.

Se você fuma, agora é a hora de parar!

LEIA TAMBÉM: Cigarro: o mal que mata mais que o dobro do coronavírus todos os anos

LEIA TAMBÉM: 5 dicas para parar de fumar

LEIA TAMBÉM: Atividade física deixa você mais feliz que dinheiro e antidepressivos

[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]

Gostou? Compartilhe.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Você pode gostar também

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre Osirix e Multilayer para tratamento de aneurisma no Curso IAPACE no último sábado (25 de março de 2017). Agradecemos a todos os participantes e, principalmente, ao nosso grande amigo Dr. Sergio Belczak pelo convite!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do programa “Consulta ao Doutor” da Rit TV, com a jornalista Denise Luque.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do CICE 2017, um dos principais congressos de cirurgia endovascular do mundo. No evento ele apresentou uma aula sobre a experiência brasileira no tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer. Mais de 200 pacientes operados sem nenhum caso de paraplegia!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre tratamento de aneurisma com multilayer no Veith Symposium em Nova York.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do XXXI Encontro de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro e palestrou sobre a utilização da endoprótese multilayer no tratamento de aneurisma tóraco-abdominal.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (terceiro da esquerda para a direita) participou da IV Jornada Baiana de Angiologia e Cirurgia Vascular, em Salvador, nos dias 28 e 29 de outubro. Na foto também está presente o Dr. Mauricio Aquino, presidente da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular) Bahia.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou no último sábado, 01, uma palestra sobre o tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer, em Porto Alegre. Na foto, Dr. Daniel Benitti (ao centro) com os diretores da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio Grande do Sul.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (primeiro da esquerda para a direita) participou do 1º Congresso de Cirurgia da Universidade Santo Amaro, discutindo casos de cirurgia endovascular. O evento também contou com a presença do Dr. Alexandre Amato e do Dr. Adnam Neser.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministra aula no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, sobre a endoprótesse multilayer no tratamento de aneurismas, mostrando a experiência nacional e mundial com esta tecnologia disruptiva. (na foto: à esquerda Dr. Daniel Benitti e à direita Dr. Carlos Alberto Fernandes Costa)

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa do Encontro Norte-Nordeste de Angiologia e Cirurgia Vascular 2016, palestrando sobre o tratamento de aneurisma da Aorta.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa, junto ao Dr. Alexandre Amato, do XV Encontro Paranaense de Cirurgia Vascular e Endovascular, Angiologia e Ecografia Vascular.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti na Veith 2014 representando o Brasil

Depoimentos

O que as nossas pacientes estão falando.