De acordo com uma recente pesquisa, praticar atividade física na meia-idade está associada a um menor risco de depressão e de mortalidade por doença cardiovascular 20 anos depois.
Segundo o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas, algo que você faz agora pode resultar em benefícios muitos anos depois. “Mesmo quando você tiver um problema, digamos, de depressão causada por algum outro evento da vida, nunca é tarde para sair do sofá e se exercitar. Quanto mais cedo, melhor”.
Estudo
Uma das virtudes neste estudo é o intervalo de tempo entre a avaliação do condicionamento físico e os desfechos de depressão e mortalidade por doenças cardiovasculares.
Ele avaliou 17.989 pacientes com média de idade de 50 anos, utilizando o Cooper Center Longitudinal Study que foi iniciado em 1970.
O nível de condicionamento físico foi mensurado com um teste de esforço em esteira realizado em uma clínica, com supervisão médica.
LEIA TAMBÉM: Você tem algum familiar com doença cardiovascular? Saiba como diminuir os riscos de você também ter
LEIA TAMBÉM: Aprenda a fazer a dieta mediterrânea, aprovada para a saúde cardiovascular
LEIA TAMBÉM: Ciência comprova: rir ajuda a sua saúde cardiovascular
LEIA TAMBÉM: Como baixar o colesterol sem medicação?
Resultados
Comparados com pacientes de baixo condicionamento, aqueles na categoria de bom condicionamento tinham menor IMC, menor pressão arterial sistólica e níveis de colesterol e glicemia de jejum melhores.
Além disso, a taxa de depressão foi de 22,2 por 1.000 pessoas/ano na categoria de bom condicionamento, 26,2 na categoria moderada e 30,7 na de baixo condicionamento físico.
A mortalidade por doença cardiovascular sem incidência de depressão foi de 3,9 mortes por 1.000 pessoas/ano na categoria de bom condicionamento versus 5,7 na moderada e 10,4 na de baixo condicionamento físico.
Quando havia depressão, a mortalidade por doença cardiovascular foi o dobro nas pessoas com baixo condicionamento físico quando comparado com às pessoas com bom condicionamento (32,9 e 16,1 por 1.000 pessoas/ano, respectivamente).
“Outro fator que chama atenção nesse estudo é que o bom condicionamento físico nos pacientes com depressão diminuiu em 56% a chance de morte por doença cardiovascular”, complementa o Dr. Daniel Benitti.
Cenário no Brasil
Infelizmente, hoje, cerca de metade dos brasileiros está acima do peso e cada vez mais inativos. O ideal é praticar 150 minutos por semana de atividade aeróbica, como caminhada, corrida, natação e andar de bicicleta. Além disso, recomenda-se treino de resistência duas vezes por semana.
Apesar de nunca ser tarde para começar alguma atividade física, o ideal é passar por consulta médica antes de iniciar um programa de exercícios.
LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular
LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?
LEIA TAMBÉM: O que esperar de uma consulta vascular?
[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]