A vasculite é o nome dado ao grupo de doenças que provocam inflamação dos vasos sanguíneos. Ela pode ser primária, que ocorre sem uma causa aparente, e secundária, que é associada a alguma outra doença, como lúpus, artrite reumatoide, infecção, hepatite, sífilis, dentre outras. As causas dessa doença ainda não estão totalmente esclarecidas, porém, elas são, em geral, processos mediados por defeitos no sistema imunológico.
LEIA TAMBÉM: Insuficiência Arterial Crônica
LEIA TAMBÉM: Cuidado! Muitas doenças vasculares são silenciosas
Dependendo do órgão acometido, os perigos da vasculite são graves, sendo necessária uma atenção especial aos seus sintomas, como:
- Cansaço;
- Mal estar;
- Emagrecimento;
- Dor abdominal;
- Febre;
- Dor nas articulações;
- Perda do apetite.
Segundo o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas e em São Paulo, a inflamação de uma artéria ou veia leva ao espessamento de sua parede, diminuindo o espaço para a circulação do sangue. “A progressão desse quadro pode causar o fechamento do vaso, cessando o fluxo sanguíneo por completo. Além disso, em alguns casos, a vasculite pode causar enfraquecimento da parede dos vasos, fazendo-os ceder à pressão do sangue, propiciando a formação de aneurismas”, alerta.
Os perigos da vasculite depende dos órgãos acometidos. Se os vasos das mãos e pés forem afetados, por exemplo, podem causar necrose dos dedos. Já a arterite de Takayasu (que atinge a aorta e acomete principalmente as mulheres próximas dos 40 anos) pode ocluir a circulação dos braços, rins e cérebro.
LEIA TAMBÉM: Pés podem dar sinais de obstrução nas artérias
LEIA TAMBÉM: O que causa inchaço nas pernas?
LEIA TAMBÉM: Secagem de vasinhos
LEIA TAMBÉM: Laser varizes
Além dessas possibilidades, a vasculite também acomete com frequência os vasos dos pulmões e dos rins. No primeiro caso, a enfermidade costuma causar um quadro muito grave, com hemorragia pulmonar e risco de insuficiência respiratória, já nos rins, normalmente está associada a lesões dos glomérulos renais, causando glomerulonefrite e insuficiência renal aguda.
O Dr. Daniel Benitti alerta para as vasculites sistêmicas, que atacam os vasos de órgãos internos. “Esses casos são muito graves e podem levar ao óbito se não forem diagnosticados e tratados a tempo. O tratamento costuma ser realizado com drogas imunossupressoras, como corticoides, e em doses elevadas”.
Desta forma, alertamos para a importância em visitar um cirurgião vascular com frequência.
LEIA TAMBÉM: Os perigos da pressão alta
LEIA TAMBÉM: Você conhece o Fenômeno de Raynaud?
[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]