- As varizes são uma doença grave?
Geralmente as varizes não são um problema grave, contudo elas podem indicar outra complicação. Devido aos riscos à saúde associados a essa enfermidade, o ideal é que toda pessoa com varizes e/ou vasinhos consulte um cirurgião vascular para uma avaliação.
[ms_video mp4_url=”” ogv_url=”http://lipedema.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Varizes-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular.mp4″ webm_url=”” poster=”” width=”60%” height=”60%” mute=”no” autoplay=”yes” loop=”no” controls=”yes” class=”” id=””][/ms_video]
LEIA TAMBÉM: Varizes: muito além da estética, problemas reais de saúde
LEIA TAMBÉM: 7 mitos e verdades sobre varizes
LEIA TAMBÉM: Perna esquerda inchada e com varizes pode indicar Síndrome de Cockett
LEIA TAMBÉM: Frio é o melhor momento para fazer cehck-up vascular
- Eu sou uma boa candidata ou um bom candidato para o tratamento de varizes e vasinhos?
Toda pessoa com varizes possui indicação para realizar o tratamento, tanto pelo quesito funcional, quanto estético. No entanto, quem já teve trombose ou apresenta um risco maior para o procedimento, deve ser muito bem avaliado para definir qual tratamento é mais indicado.
Quanto aos vasinhos (teleangectasias), é importante avaliar se eles estão sendo nutridos por alguma veia. Quando isso acontece é necessário primeiramente tratar a veia, para depois secar os vasinhos. Este é o motivo de muitas pessoas não terem resultados com o tratamento de vasinhos.
Importante: as mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem realizar o tratamento.
LEIA TAMBÉM: Quem toma anticoagulante pode operar as varizes?
- A retirada cirúrgica de uma variz pode prejudicar a circulação?
Não. As veias que são retiradas durante o procedimento estão doentes e não colaboram para a circulação. Quando as varizes são retiradas, há uma melhoria na drenagem venosa das pernas, aliviando dores, cansaço, edema e câimbras, além de prevenir as complicações da evolução da doença.
- Como o tratamento é realizado?
O tratamento deve ser, antes de tudo, individualizado. Existem as opções a laser, por radiofrequência, com espuma, retirada da veia e aplicação. Afinal, enquanto algumas pessoas precisam tratar a veia safena, por exemplo, para o qual se indica o uso do laser, outras possuem apenas varizes, ou somente vasinhos e algumas apresentam ambos.
Felizmente, hoje os tratamentos estão cada vez menos invasivos, para que a recuperação seja rápida e com pouca ou nenhuma dor. De qualquer forma, é fundamental uma avaliação por um cirurgião vascular experiente no assunto, pois dessa forma ele indicará o melhor procedimento para o seu caso.
LEIA TAMBÉM: Laser para varizes e vasinhos
LEIA TAMBÉM: Tudo o que você precisa saber sobre a escleroterapia ou “secagem de vasinhos”
LEIA TAMBÉM: Causas e tratamentos para os vasinhos
LEIA TAMBÉM: Vasinhos: para que tê-los?
- O tratamento é doloroso?
Geralmente, os tratamentos de varizes e vasinhos são minimamente invasivos e superficiais, causando ínfimo desconforto. As pessoas que são submetidas à cirurgia de varizes não ficam internadas no hospital, recebem alta no mesmo dia do procedimento e podem voltar às atividades entre uma e duas semanas. Já para o tratamento de vasinhos não é necessário repouso.
- As varizes e os vasinhos vão reaparecer?
Uma vez tratadas as varizes e os vasinhos não vão reaparecer. No entanto, outras varizes e outros vasinhos podem surgir com o passar do tempo. Para evitar a reincidência, algumas medidas podem ser tomadas para prevenção.
- Como eu posso prevenir as varizes?
- Praticar exercícios físicos que fortaleçam as panturrilhas (os corações das pernas, que bombeiam o sangue de volta ao coração) é importante para impedir acúmulo nas pernas.
- Usar meia elástica para melhorar os sintomas e prevenir as varizes – porém, apenas com prescrição médica.
- Evitar ficar longos períodos em pé ou sentado.
- Como eu marco uma consulta?
O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti atende em Campinas e em São Paulo. Para agendar uma consulta com ele, ligue para:
[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
(19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911 em Campinas.
(11) 3081-6851 em São Paulo.
[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]