Alerta! Os perigos das fake news na medicina

O especialista

+2 mil cirurgias no mundo
+10 mil pacientes atendidos

+2 mil cirurgias
+10 mil pacientes

+100 artigos publicados

Alerta! Os perigos das fake news na medicina

 

fake-news-medicina-saude-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sp-campinas
As fake news jogam com as vulnerabilidades das pessoas que buscam informações e tratamentos. (imagem: Freepik)

 

As fake news (notícias falsas) estão em alta. Você já parou para pensar que quando elas estão relacionadas à medicina, são ainda mais perigosas para a saúde individual?

Recentemente, com a pandemia da Covid-19, muitas pessoas criam conteúdos inverídicos para obterem audiência, curtidas e compartilhamentos. As especulações sobre medicamentos e vacinas surgem diariamente e muitas informações não possuem fundamento algum. Por isso, é extremamente importante verificar a veracidade do conteúdo em portais e fontes com credibilidade, principalmente antes de fazer o reenvio para amigos e familiares.

LEIA TAMBÉM:  Grupo Globo cria serviço para verificar fake news

Medicina séria

O Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas, explica: “Como médicos, estamos na linha de frente na luta contra notícias e tratamentos falsos ou não comprovados. Lidamos com isso diariamente. Todo profissional da saúde com grande quantidade de pacientes precisa saber enfrentar esse alto volume de informações falsas, que muitas vezes dificultam a consulta médica e postergam o tratamento dos pacientes ou ‘super tratam’ quem não precisa. Não está incomum ver pessoas com menos de 30 anos utilizando diversas medicações e hormônios sem nenhuma indicação”.

Dessa forma, os médicos estão sempre tentando desmentir as notícias falsas com os pacientes. Orienta-se muito sobre os poucos benefícios de inúmeros suplementos vitamínicos que têm pouca evidência científica, mas muita ação de marketing e não precisam ser avaliados pela ANVISA.

A ginkgo biloba, por exemplo, não trata e nem previne a demência, por mais orgânica ou pura que seja, mas aumenta o risco de sangramento, principalmente em idosos. Caso a pessoa faça uso dessa substância, a mesma deve ser suspensa uma semana antes de realizar qualquer cirurgia.

LEIA TAMBÉM: 4 importantes alertas sobre antibióticos

Outro exemplo é o vinagre de maçã. Procurando na internet você pode encontrar os benefícios desse produto. A lista inclui tratamentos para acne, mau hálito, axilas e chulé, matar bactérias que causam dor de garganta, prevenir diabetes, diminuir o colesterol, melhorar a digestão e remover verrugas. Mas espere, há mais! Ele também pode dar-lhe um cabelo mais saudável, dentes mais brancos e um molho de churrasco saboroso, além de ser um limpador não-tóxico para a cozinha e um assassino de ervas daninhas para o jardim. Esta é uma lista de pura conjetura passada como fatos e as pessoas acreditam!

Alerta

Contudo, hoje, sem dúvidas, o maior problema das notícias falsas é sobre vacina.

Relacionou-se as vacinas ao autismo, sem nenhuma comprovação científica, e isso está causando o retorno de doenças que estavam erradicadas, como o sarampo.

“Infelizmente, algumas pessoas consideram essas informações na internet como verdadeiras e as seguem. Vemos isso diariamente com pacientes que apresentam Lipedema e Linfedema. Elas chegam no consultório após terem realizado tratamentos alternativos sem nenhum resultado, mas que desprenderam muito tempo e dinheiro”, alerta o Dr. Daniel Benitti.

Esta rede de notícias falsas joga com as vulnerabilidades das pessoas que buscam informações e tratamentos. Há muito dinheiro envolvido em posts de famosos e tratamentos alternativos.

É extremamente importante procurar informações médicas de boa qualidade e SEMPRE checar se o médico que está buscando tem boa formação e se mantém atualizado.

No site do CRM você pode fazer a pesquisa sobre a especialização do profissional.

Lembre-se: procure, pesquise e escolha bem quem cuidará da sua saúde!

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

LEIA TAMBÉM: O que esperar de uma consulta vascular?

[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]

Gostou? Compartilhe.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Você pode gostar também

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre Osirix e Multilayer para tratamento de aneurisma no Curso IAPACE no último sábado (25 de março de 2017). Agradecemos a todos os participantes e, principalmente, ao nosso grande amigo Dr. Sergio Belczak pelo convite!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do programa “Consulta ao Doutor” da Rit TV, com a jornalista Denise Luque.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do CICE 2017, um dos principais congressos de cirurgia endovascular do mundo. No evento ele apresentou uma aula sobre a experiência brasileira no tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer. Mais de 200 pacientes operados sem nenhum caso de paraplegia!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre tratamento de aneurisma com multilayer no Veith Symposium em Nova York.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do XXXI Encontro de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro e palestrou sobre a utilização da endoprótese multilayer no tratamento de aneurisma tóraco-abdominal.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (terceiro da esquerda para a direita) participou da IV Jornada Baiana de Angiologia e Cirurgia Vascular, em Salvador, nos dias 28 e 29 de outubro. Na foto também está presente o Dr. Mauricio Aquino, presidente da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular) Bahia.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou no último sábado, 01, uma palestra sobre o tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer, em Porto Alegre. Na foto, Dr. Daniel Benitti (ao centro) com os diretores da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio Grande do Sul.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (primeiro da esquerda para a direita) participou do 1º Congresso de Cirurgia da Universidade Santo Amaro, discutindo casos de cirurgia endovascular. O evento também contou com a presença do Dr. Alexandre Amato e do Dr. Adnam Neser.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministra aula no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, sobre a endoprótesse multilayer no tratamento de aneurismas, mostrando a experiência nacional e mundial com esta tecnologia disruptiva. (na foto: à esquerda Dr. Daniel Benitti e à direita Dr. Carlos Alberto Fernandes Costa)

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa do Encontro Norte-Nordeste de Angiologia e Cirurgia Vascular 2016, palestrando sobre o tratamento de aneurisma da Aorta.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa, junto ao Dr. Alexandre Amato, do XV Encontro Paranaense de Cirurgia Vascular e Endovascular, Angiologia e Ecografia Vascular.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti na Veith 2014 representando o Brasil

Depoimentos

O que as nossas pacientes estão falando.