Alerta! Chikungunya provoca doenças vasculares irreversíveis

O especialista

+2 mil cirurgias no mundo
+10 mil pacientes atendidos

+2 mil cirurgias
+10 mil pacientes

+100 artigos publicados

Alerta! Chikungunya provoca doenças vasculares irreversíveis

 

Chikungunya-vascular-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-campinas
Pacientes com Chikungunya relatam alterações linfáticas nas pernas, com lindefedema agudo (inchaço) de difícil tratamento. (imagem Google)

 

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do governo federal, em 2016 foram registrados 271.824 mil casos de Chikungunya no país – um aumento expressivo se comparado a 2015, que teve 36 mil casos.

As regiões Norte e Nordeste são as mais preocupantes, porém também estão sendo registradas ocorrências no Sudeste.

De acordo com o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas e em São Paulo, a maioria dos pacientes terá um quadro simples e limitado, contudo alguns podem apresentar uma forma mais grave da doença, podendo causar, inclusive, a morte.

“No meio vascular temos relatos de alterações linfáticas nas pernas dos pacientes com Chikungunya, apresentando linfedema agudo (inchaço) de difícil tratamento, com predomínio no dorso do pé”, relata.

LEIA TAMBÉM: O que você deve saber sobre inchaço nas pernas?

LEIA TAMBÉM: Lipedema: uma causa pouco conhecida de inchaço e dores nas pernas

LEIA TAMBÉM: Vitaminas e suplementos que ajudam na saúde vascular

Um recente estudo realizado em Pernambuco evidenciou que 65% dos pacientes apresentam alteração linfática nas pernas.

Segundo Catarina Almeida, cirurgiã vascular responsável pelo estudo, anteriormente as manifestações vasculares na Chikungunya eram restritas às fases iniciais da doença, entretanto, como os sintomas persistiram por mais de três meses, ela passou a ser crônica.

O Dr. Daniel Benitti alerta que as alterações linfáticas podem ser confirmadas por meio do exame de linfocintilografia.

“Apesar de o motivo das alterações linfáticas ainda ser desconhecido, os pacientes que apresentam o linfedema devem ser tratados, pois a doença tende a piorar e tornar as pernas suscetíveis a infecções”, alerta.

Caso apresente inchaço nas pernas de início abrupto, procure imediatamente um cirurgião vascular. O linfedema não tem cura, mas existe tratamento.

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

LEIA TAMBÉM: O que esperar de uma consulta vascular?

Ajude a espalhar esta informação!

[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]

Gostou? Compartilhe.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Você pode gostar também

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre Osirix e Multilayer para tratamento de aneurisma no Curso IAPACE no último sábado (25 de março de 2017). Agradecemos a todos os participantes e, principalmente, ao nosso grande amigo Dr. Sergio Belczak pelo convite!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do programa “Consulta ao Doutor” da Rit TV, com a jornalista Denise Luque.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do CICE 2017, um dos principais congressos de cirurgia endovascular do mundo. No evento ele apresentou uma aula sobre a experiência brasileira no tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer. Mais de 200 pacientes operados sem nenhum caso de paraplegia!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre tratamento de aneurisma com multilayer no Veith Symposium em Nova York.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do XXXI Encontro de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro e palestrou sobre a utilização da endoprótese multilayer no tratamento de aneurisma tóraco-abdominal.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (terceiro da esquerda para a direita) participou da IV Jornada Baiana de Angiologia e Cirurgia Vascular, em Salvador, nos dias 28 e 29 de outubro. Na foto também está presente o Dr. Mauricio Aquino, presidente da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular) Bahia.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou no último sábado, 01, uma palestra sobre o tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer, em Porto Alegre. Na foto, Dr. Daniel Benitti (ao centro) com os diretores da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio Grande do Sul.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (primeiro da esquerda para a direita) participou do 1º Congresso de Cirurgia da Universidade Santo Amaro, discutindo casos de cirurgia endovascular. O evento também contou com a presença do Dr. Alexandre Amato e do Dr. Adnam Neser.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministra aula no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, sobre a endoprótesse multilayer no tratamento de aneurismas, mostrando a experiência nacional e mundial com esta tecnologia disruptiva. (na foto: à esquerda Dr. Daniel Benitti e à direita Dr. Carlos Alberto Fernandes Costa)

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa do Encontro Norte-Nordeste de Angiologia e Cirurgia Vascular 2016, palestrando sobre o tratamento de aneurisma da Aorta.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa, junto ao Dr. Alexandre Amato, do XV Encontro Paranaense de Cirurgia Vascular e Endovascular, Angiologia e Ecografia Vascular.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti na Veith 2014 representando o Brasil

Depoimentos

O que as nossas pacientes estão falando.