Ajudar o próximo faz bem para a saúde física e mental: entenda como isso pode beneficiar o seu corpo!

O especialista

+2 mil cirurgias no mundo
+10 mil pacientes atendidos

+2 mil cirurgias
+10 mil pacientes

+100 artigos publicados

Ajudar o próximo faz bem para a saúde física e mental: entenda como isso pode beneficiar o seu corpo!

caridade-solidariedade-ajudar-o-proximo-beneficios-saude-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas

 

caridade-solidariedade-ajudar-o-proximo-beneficios-saude-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
As pessoas que doam o seu tempo para ajudar os outros, por meio do envolvimento comunitário e organizacional, têm maior autoestima, menos depressão e níveis de estresse mais baixos.

 

Todos nós sabemos que é possível ajudar os outros, seja como voluntária em organizações, oferecendo apoio emocional para aqueles ao nosso redor, ou doando para instituições de caridade. Mas, você sabia que a sensação calorosa e afetuosa que sente ao ajudar o próximo é realmente boa para você?

Um recente estudo mostrou que ajudar pode realmente melhorar a sua saúde física e mental. Boas notícias no mundo de hoje, onde muitos sofrem as complicações emocionais de uma pandemia global.

As pessoas são mais felizes quando ajudam os outros e não são as pessoas mais felizes que ajudam o próximo!

Desde o voluntariado em uma cozinha comunitária até o compromisso de arrecadar dinheiro para uma instituição de caridade específica, os benefícios de saúde associados a doações podem incluir:

  • Baixa pressão arterial;
  • Melhora autoestima;
  • Menos depressão;
  • Níveis de estresse mais baixos;
  • Prolonga a vida;
  • Mais felicidade e satisfação.

LEIA TAMBÉM: Interagir e ajudar as pessoas melhora a ansiedade

caridade-solidariedade-ajudar-o-proximo-entidade-beneficios-saude-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas.png
Doar pode ativar regiões no cérebro associadas ao prazer.

“Há algo muito interessante sobre o prazer de dar e ajudar que nos faz sentir bem e há ciência que apoia isso. Estudos mostram que as pessoas que dão amparo social a outras pessoas têm pressão arterial mais baixa do que as que não dão. A interação de apoio com outras pessoas também ajuda na recuperação de eventos coronários. As pessoas que doam o seu tempo para ajudar os outros, por meio do envolvimento comunitário e organizacional, têm maior autoestima, menos depressão e níveis de estresse mais baixos do que aquelas que não o fazem. Além de ajudar os outros, você estará se ajudando também. Nenhum tratamento é tão efetivo e multiplicador quanto este”, assegura o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo, Campinas e a distância. 

De acordo com um estudo, pessoas com 55 anos ou mais que se voluntariaram para duas ou mais organizações tinham 44% menos probabilidade de morrer em um período de cinco anos do que aquelas que não se voluntariaram, mesmo levando em consideração muitos outros fatores, incluindo idade, exercícios, saúde geral e hábitos negativos, como fumar!

Outro estudo da Universidade de Michigan encontrou números semelhantes em idosos que ajudaram amigos, parentes e vizinhos, ou que deram apoio emocional a seus cônjuges, em comparação com aqueles que não deram.

Biologicamente, doar pode ativar regiões no cérebro associadas ao prazer, à conexão com outras pessoas e à confiança. Este é o motivo pelo qual você fica entusiasmado quando está prestes a dar um presente para outra pessoa (e por que você se sente próximo dela), ou porque você se sente feliz voltando de uma experiência de voluntariado.

Há evidências de que, durante os comportamentos de dar presentes, os humanos secretam substâncias químicas que “nos fazem bem” em nossos cérebros, como a serotonina (uma substância química mediadora do humor), a dopamina (uma substância química para se sentir bem) e a ocitocina (uma substância química de compaixão e ligação) .

Quando você olha para as ressonâncias magnéticas funcionais de indivíduos que doaram para várias instituições de caridade, os cientistas descobriram que isso estimula a via mesolímbica, que é o centro de recompensa no cérebro, liberando endorfinas e criando o que é conhecido como “vício do ajudante”.

E, como outros estímulos do cérebro, ajudar também vicia. Então vá em frente e estenda a mão para alguém que precisa, decida quais instituições de caridade você gostaria de ajudar e identifique oportunidades de retribuir em sua comunidade. 

Sua saúde física e mental agradecerão, além das pessoas que você irá ajudar.

LEIA TAMBÉM: Conheça os benefícios do abraço para a saúde

LEIA TAMBÉM: Ciência comprova: rir ajuda a sua saúde cardiovascular

LEIA TAMBÉM: Saiba como transformar um dia ruim em um dia bom

[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]

Gostou? Compartilhe.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Você pode gostar também

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre Osirix e Multilayer para tratamento de aneurisma no Curso IAPACE no último sábado (25 de março de 2017). Agradecemos a todos os participantes e, principalmente, ao nosso grande amigo Dr. Sergio Belczak pelo convite!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do programa “Consulta ao Doutor” da Rit TV, com a jornalista Denise Luque.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do CICE 2017, um dos principais congressos de cirurgia endovascular do mundo. No evento ele apresentou uma aula sobre a experiência brasileira no tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer. Mais de 200 pacientes operados sem nenhum caso de paraplegia!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre tratamento de aneurisma com multilayer no Veith Symposium em Nova York.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do XXXI Encontro de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro e palestrou sobre a utilização da endoprótese multilayer no tratamento de aneurisma tóraco-abdominal.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (terceiro da esquerda para a direita) participou da IV Jornada Baiana de Angiologia e Cirurgia Vascular, em Salvador, nos dias 28 e 29 de outubro. Na foto também está presente o Dr. Mauricio Aquino, presidente da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular) Bahia.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou no último sábado, 01, uma palestra sobre o tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer, em Porto Alegre. Na foto, Dr. Daniel Benitti (ao centro) com os diretores da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio Grande do Sul.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (primeiro da esquerda para a direita) participou do 1º Congresso de Cirurgia da Universidade Santo Amaro, discutindo casos de cirurgia endovascular. O evento também contou com a presença do Dr. Alexandre Amato e do Dr. Adnam Neser.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministra aula no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, sobre a endoprótesse multilayer no tratamento de aneurismas, mostrando a experiência nacional e mundial com esta tecnologia disruptiva. (na foto: à esquerda Dr. Daniel Benitti e à direita Dr. Carlos Alberto Fernandes Costa)

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa do Encontro Norte-Nordeste de Angiologia e Cirurgia Vascular 2016, palestrando sobre o tratamento de aneurisma da Aorta.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa, junto ao Dr. Alexandre Amato, do XV Encontro Paranaense de Cirurgia Vascular e Endovascular, Angiologia e Ecografia Vascular.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti na Veith 2014 representando o Brasil

Depoimentos

O que as nossas pacientes estão falando.