Os shoppings, lojas e empresas começaram a reabrir em meio à pandemia do coronavírus. Parece que o pico já passou e a rotina está voltando. Em breve, as academias irão abrir e muitas pessoas estão desesperadas para voltar. Mas, também tem muita gente preocupada com isso.
Seja você iniciante ou já praticante, é muito importante manter-se segura e entender os riscos antes de voltar ao mundo da academia.
A maior preocupação com o coronavírus é estar em contato próximo com outras pessoas e a exposição às gotículas respiratórias, que geralmente são transmitidas através da tosse, espirros ou respiração ofegante.
Dessa forma, as academias são complicadas, porque normalmente é difícil manter distância social e você está em um espaço fechado, muitas vezes não ventilado.
Embora ainda não saibamos se o coronavírus se espalha também pelo suor, muitas vezes as partículas respiratórias podem se misturar ao suor.
Por isso, todo cuidado é pouco!
“No momento, o local mais seguro para se exercitar é em casa, mas muita gente não aguenta mais a falta de aparelhos e a intensidade dos exercícios. A decisão de retornar a uma academia de ginástica é pessoal e deve ser respeitada. A atividade física faz muito bem para a saúde física e mental, que está muito abalada neste momento. Além disso, ela ajuda a proteger de infecções respiratórias e a diminuir a chance de obesidade, que ficou mais frequente nesta pandemia”, explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas.
LEIA TAMBÉM: Exercício regular pode prevenir SDRA: uma das principais causas de morte por covid-19
Esteja você à vontade ou ainda tentando decidir, há algumas informações importantes neste momento de coronavírus.
- Conheça as regras e os protocolos de segurança da sua academia antes de ir.
As academias terão que fazer verificação de temperatura assim que a pessoa entrar e determinar quantas poderão se exercitar ao mesmo tempo. A maioria das academias irá abrir com vestiários, banheiros, chuveiros, saunas ou espaços comuns fechados para diminuir exposição. Pergunte antes de ir e tenha paciência para entrar na academia.
2. Use máscara.
Sim, vai ser ruim e desconfortável treinar de máscara. Mas, usá-la é um sinal de respeito aos outros. Elas protegem as pessoas ao seu redor, caso você esteja portando o vírus e não saiba. Você irá respirar de forma menos eficiente, por isso, maneire no treino.
- Leve sua própria toalha e garrafa de água.
Leve água em quantidade suficiente para durar todo o treino. Leve também sua própria toalha. Além disso, não a apoie nos aparelhos, principalmente se estiver limpando o rosto com ela.
- Leve seu kit limpeza.
Limpe tudo! Antes e depois de usar. Leve um borrifador com álcool 70% (ou mais) e um pano. Não tenha preguiça, limpe mesmo que você tenha visto alguém limpar antes de você.
- Respeite o distanciamento.
As academias terão que espaçar máquinas e equipamentos para que as pessoas se afastem, mas preste atenção em quão perto você está das outras pessoas o tempo todo. Sempre mantenha no mínimo 1 metro e meio de distância.
- Se você tiver algum sintoma, fique em casa!
Se você tiver algum sintoma semelhante à gripe, febre, falta de ar, tosse ou diarreia, fique em casa. Antes de sair, abra o pote do café e sinta o cheiro. O principal sintoma do coronavírus é a anosmia (perda de olfato). Se você não sentir o cheiro, fique em casa!
“As pessoas com doenças crônicas ou que são consideradas de alto risco para contrair o vírus devem evitar as academias, a não ser que tenham orientação médica para ir. O ideal para elas seria ir apenas quando tivermos uma vacina”, alerta o Dr. Daniel Benitti.
Se a ideia de ir para uma academia com pessoas suando e respirando a assusta profundamente, você não está sozinha! A escolha de voltar à academia ou continuar com os exercícios em casa permanece pessoal e dentro do seu próprio nível de segurança e conforto.
LEIA TAMBÉM: As faixas elásticas são uma boa opção para se exercitar em casa?
LEIA TAMBÉM: Plataforma vibratória: excelente opção para se exercitar em casa
[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]