5 vírus que podem causar câncer. Saiba se você está em risco!

O especialista

+2 mil cirurgias no mundo
+10 mil pacientes atendidos

+2 mil cirurgias
+10 mil pacientes

+100 artigos publicados

5 vírus que podem causar câncer. Saiba se você está em risco!

virus-cancer-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas

 

virus-cancer-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Não é qualquer vírus que pode desencadear câncer. São apenas os que afetam certos tipos de células do corpo. (imagem: frrepik)

 

Alguns comportamentos de estilo de vida, como fumar, ingerir álcool, ser sedentário e ter obesidade podem aumentar o risco de câncer, assim como fatores hereditários. Mas, a verdade é que não se sabe o mecanismo correto causador da doença.

Em algumas circunstâncias o câncer pode ser desencadeado por um vírus.

Isso não acontece com a maioria das pessoas. Mas, os vírus podem causar alguns tipos de câncer, principalmente em quem tem comportamentos de alto risco, como:

  • Uso de drogas injetáveis;
  • Relações sexuais com múltiplos parceiros sem preservativo;
  • Não vacinação.

LEIA TAMBÉM: Adulto também deve tomar vacina. Saiba por que e quando

“Não é qualquer vírus que pode desencadear câncer. São apenas os que afetam certos tipos de células do corpo. Mesmo assim, não acontece com todo mundo. Vírus que infectam os pulmões e as vias aéreas, como o da gripe, por exemplo, não ficam no corpo por muito tempo. Mesmo que o vírus entre nas células das vias aéreas e se ligue ao DNA, o sistema imunológico se livrará rapidamente delas. No entanto, as células de outras áreas do corpo, como no fígado, podem ser mais facilmente infectadas, dificultando o tratamento”, explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas.

Confira abaixo o que acontece:

  1. Um vírus entra em uma célula saudável;
  2. Ele se liga ao DNA da célula e tenta alterar o código genético, instruindo como o corpo é construído e mantido;
  3. Isso faz com que a célula se comporte de maneira anormal;
  4. Algumas células anormais se replicam fora de controle, criando um tumor.

LEIA TAMBÉM: Remédio para pressão alta aumenta o risco de câncer de pele

LEIA TAMBÉM: Tromboflebite: doença pode estar associada a casos de câncer

LEIA TAMBÉM: Um port pode tornar o tratamento de câncer mais fácil?

Vírus  que são associados a câncer

  • Hepatite B e C. Esses vírus se espalham pelo contato com sangue contaminado e pelo sexo com alguém infectado. As pessoas com esses vírus têm hepatite (fígado inflamado). Se a infecção durar muito tempo, pode danificar permanentemente o órgão, o que chamamos de cirrose, podendo levar ao câncer de fígado.
  • Vírus da imunodeficiência humana (HIV). O HIV é transmitido por meio do contato com sangue contaminado e do sexo com uma pessoa infectada. Embora mais conhecido por causar AIDS, ele infecta os glóbulos brancos e enfraquece o sistema imunológico. Isso aumenta o risco de todos os tipos de doenças, incluindo o câncer. O HIV está ligado ao sarcoma de Kaposi, linfoma, câncer de cabeça e pescoço e câncer anal.
  • Vírus do papiloma humano (HPV). Esse vírus pode infectar a pele ou as membranas mucosas, causando, às vezes, verrugas genitais. Você pode pegar o HPV por meio da atividade sexual. A maioria das pessoas sexualmente ativas têm pelo menos uma infecção pelo HPV durante a vida. Geralmente, seu sistema imunológico se livra da infecção, mas em alguns casos o HPV pode causar câncer cervical, além de alguns tipos de câncer de cabeça e pescoço, como o de garganta.
  • Vírus do herpes humano 8 (HHV-8). Ele se espalha principalmente por meio do contato sexual. Embora não cause sintomas na maioria das pessoas, ele pode gerar sarcoma de Kaposi, especialmente em pessoas com sistema imunológico enfraquecido.
  • Vírus Epstein-Barr (EBV). Ele é mais conhecido por causar mononucleose. A maioria das pessoas terá contato com o EBV em algum momento, independentemente de estar ou não doente. O vírus permanecerá no corpo por toda a vida, geralmente sem causar problemas. No entanto, o EBV às vezes pode desencadear um tipo de linfoma: o câncer do sistema linfático.

Como se proteger?

A melhor maneira é se proteger contra o vírus em primeiro lugar. Isso inclui evitar comportamentos de alto risco, como fazer sexo sem proteção, usar drogas ilegais e compartilhar agulhas.

As vacinas para hepatite B e HPV são disponíveis. Elas podem diminuir o risco de infecção e, assim, diminuir o risco de câncer. Embora não haja vacinas para hepatite C e HIV, agora existem medicamentos que podem minimizar a quantidade de vírus no corpo se você for infectado.

Cuide da sua saúde e mantenha-se sempre bem informado!

LEIA TAMBÉM: Por que ter um médico de confiança?

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]

Gostou? Compartilhe.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Você pode gostar também

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre Osirix e Multilayer para tratamento de aneurisma no Curso IAPACE no último sábado (25 de março de 2017). Agradecemos a todos os participantes e, principalmente, ao nosso grande amigo Dr. Sergio Belczak pelo convite!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do programa “Consulta ao Doutor” da Rit TV, com a jornalista Denise Luque.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do CICE 2017, um dos principais congressos de cirurgia endovascular do mundo. No evento ele apresentou uma aula sobre a experiência brasileira no tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer. Mais de 200 pacientes operados sem nenhum caso de paraplegia!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre tratamento de aneurisma com multilayer no Veith Symposium em Nova York.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do XXXI Encontro de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro e palestrou sobre a utilização da endoprótese multilayer no tratamento de aneurisma tóraco-abdominal.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (terceiro da esquerda para a direita) participou da IV Jornada Baiana de Angiologia e Cirurgia Vascular, em Salvador, nos dias 28 e 29 de outubro. Na foto também está presente o Dr. Mauricio Aquino, presidente da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular) Bahia.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou no último sábado, 01, uma palestra sobre o tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer, em Porto Alegre. Na foto, Dr. Daniel Benitti (ao centro) com os diretores da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio Grande do Sul.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (primeiro da esquerda para a direita) participou do 1º Congresso de Cirurgia da Universidade Santo Amaro, discutindo casos de cirurgia endovascular. O evento também contou com a presença do Dr. Alexandre Amato e do Dr. Adnam Neser.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministra aula no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, sobre a endoprótesse multilayer no tratamento de aneurismas, mostrando a experiência nacional e mundial com esta tecnologia disruptiva. (na foto: à esquerda Dr. Daniel Benitti e à direita Dr. Carlos Alberto Fernandes Costa)

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa do Encontro Norte-Nordeste de Angiologia e Cirurgia Vascular 2016, palestrando sobre o tratamento de aneurisma da Aorta.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa, junto ao Dr. Alexandre Amato, do XV Encontro Paranaense de Cirurgia Vascular e Endovascular, Angiologia e Ecografia Vascular.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti na Veith 2014 representando o Brasil

Depoimentos

O que as nossas pacientes estão falando.