3 motivos para o reaparecimento de varizes

O especialista

+2 mil cirurgias no mundo
+10 mil pacientes atendidos

+2 mil cirurgias
+10 mil pacientes

+100 artigos publicados

3 motivos para o reaparecimento de varizes

 

retorno-varizes-pernas-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-campinas
Para um tratamento efetivo de varizes é necessário realizar um bom exame físico, um exame de ultrassom doppler e, logicamente, contar com os serviços de um médico estudioso, atualizado e cuidadoso. (imagem: 7etek.com)

 

Você já operou varizes e elas voltaram rapidamente? Conhece alguém que passou por um procedimento cirúrgico e em menos de dois anos lá estavam elas novamente?

Se sim, sabia que a culpa não é do repouso malfeito?

Infelizmente, o reaparecimento de varizes em pacientes que foram submetidos à cirurgia não é incomum na prática clínica e, por isso, muitas pessoas pensam que elas sempre voltam.

Contudo, o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas e em São Paulo, alerta: “para um tratamento efetivo é necessário realizar um bom exame físico, um exame de ultrassom doppler e, logicamente, contar com os serviços de um médico estudioso, atualizado e cuidadoso. Esses requisitos aumentarão consideravelmente o sucesso do procedimento, atingindo taxas de recorrência mínimas.”

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

LEIA TAMBÉM: O que esperar de uma consulta vascular?

LEIA TAMBÉM: Principais exames na cirurgia vascular

Abaixo o Dr. Benitti lista as 3 principais causas da reincidência:

  1. Falha na técnica operatória

Hoje existem instrumentos que permitem visualizar varizes que não são aparentes a olho nu. Com isso, é possível ver todas as veias que estão insuficientes e demarcá-las para o tratamento, aumentando consideravelmente o sucesso técnico do procedimento.

exame-varizes-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-campinas
Instrumento que permite visualizar varizes que não são aparentes na pele.

 

Além disso, quando a veia safena é retirada, todas as tributárias devem ser ligadas (desconectadas) em sua crossa. Quando isso não ocorre, pode haver a recanalização da veia safena, com aparecimento de novas varizes.

Para o tratamento da veia safena, o Dr. Daniel Benitti dá preferência ao laser que hoje é considerado o padrão ouro da medicina vascular.

LEIA TAMBÉM: Tudo sobre varizes: a doença que atinge mais pessoas do que você imagina

LEIA TAMBÉM: Por que as varizes vão além da questão estética?

LEIA TAMBÉM: Laser para varizes e vasinhos

  1. Não tratar as veias perfurantes

As veias perfurantes comunicam o sistema venoso superficial com o profundo. Quando estão insuficientes (doentes), elas drenam o sangue do sistema venoso profundo para o superficial, gerando muitas varizes e sintomas, inclusive podendo causar feridas e/ou sangramento. Dessa forma, sempre que identificadas, elas devem ser tratadas, pois, caso contrário, irão formar outras em um curto intervalo de tempo.

“Funciona como podar os galhos de uma árvore. Como temos a raiz, os galhos voltam a crescer. As perfurantes são a raiz e as varizes são os galhos”, explica o Dr. Daniel Benitti.

A identificação dessas veias nas pernas deve ser feita com um exame de ultrassom doppler, podendo ser tratadas com ligadura ou laser.

  1. Varizes Pélvicas

Cerca de 10% das pacientes que apresentam varizes nas pernas possuem pélvicas. Esse número aumenta para até 40% se a mulher teve três ou mais gestações.

As varizes pélvicas são dilatações das veias localizadas na pelve, próximas ao útero, que geram muitos sintomas, inclusive varizes nas pernas.

Os sintomas típicos são:

  • Dor pélvica crônica;
  • Dispareunia (dor na relação sexual);
  • Dismenorreia (dor ao menstruar);
  • Urgência miccional (vontade de urinar, contudo sai pouca urina);
  • Varizes em região glútea e próxima à genitália.

Um simples exame de ultrassom transvaginal pode confirmar a presença de varizes pélvicas e elas sempre devem ser tratadas antes das das pernas.

LEIA TAMBÉM: Varizes na gravidez

Importante:

Procure um cirurgião vascular com formação adequada e que se mantenha sempre atualizado para aumentar a chance do sucesso de seu tratamento.

Cuide do seu bem mais precioso: a sua saúde!

[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]

Gostou? Compartilhe.

Deixe um comentário

Respostas de 3

    1. Boa tarde, Rosalice. Como vai? Primeiramente agradecemos pelo contato. Sim, o Dr. Daniel Benitti atende Unimed no consultório de Campinas. Estamos na Rua José Paulino, 2233 – perto da Fonte SP. Agende a consulta pelo telefone (19) 3233-7911. Abraços

Deixe um comentário

Você pode gostar também

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre Osirix e Multilayer para tratamento de aneurisma no Curso IAPACE no último sábado (25 de março de 2017). Agradecemos a todos os participantes e, principalmente, ao nosso grande amigo Dr. Sergio Belczak pelo convite!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do programa “Consulta ao Doutor” da Rit TV, com a jornalista Denise Luque.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do CICE 2017, um dos principais congressos de cirurgia endovascular do mundo. No evento ele apresentou uma aula sobre a experiência brasileira no tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer. Mais de 200 pacientes operados sem nenhum caso de paraplegia!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre tratamento de aneurisma com multilayer no Veith Symposium em Nova York.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do XXXI Encontro de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro e palestrou sobre a utilização da endoprótese multilayer no tratamento de aneurisma tóraco-abdominal.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (terceiro da esquerda para a direita) participou da IV Jornada Baiana de Angiologia e Cirurgia Vascular, em Salvador, nos dias 28 e 29 de outubro. Na foto também está presente o Dr. Mauricio Aquino, presidente da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular) Bahia.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou no último sábado, 01, uma palestra sobre o tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer, em Porto Alegre. Na foto, Dr. Daniel Benitti (ao centro) com os diretores da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio Grande do Sul.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (primeiro da esquerda para a direita) participou do 1º Congresso de Cirurgia da Universidade Santo Amaro, discutindo casos de cirurgia endovascular. O evento também contou com a presença do Dr. Alexandre Amato e do Dr. Adnam Neser.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministra aula no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, sobre a endoprótesse multilayer no tratamento de aneurismas, mostrando a experiência nacional e mundial com esta tecnologia disruptiva. (na foto: à esquerda Dr. Daniel Benitti e à direita Dr. Carlos Alberto Fernandes Costa)

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa do Encontro Norte-Nordeste de Angiologia e Cirurgia Vascular 2016, palestrando sobre o tratamento de aneurisma da Aorta.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa, junto ao Dr. Alexandre Amato, do XV Encontro Paranaense de Cirurgia Vascular e Endovascular, Angiologia e Ecografia Vascular.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti na Veith 2014 representando o Brasil

Depoimentos

O que as nossas pacientes estão falando.