Cerca de 11 milhões de brasileiras têm Lipedema, mas a maioria não sabe!

O especialista

+2 mil cirurgias no mundo
+10 mil pacientes atendidos

+2 mil cirurgias
+10 mil pacientes

+100 artigos publicados

Cerca de 11 milhões de brasileiras têm Lipedema, mas a maioria não sabe!

lipedema-gordura-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas

O Lipedema acomete 11% das mulheres, mas raramente é diagnosticado.

lipedema-gordura-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
As mulheres com Lipedema sentem que a parte inferior do corpo é desproporcional em relação ao restante. (imagem evening standard)

O Lipedema é causado por um acúmulo de gordura nas pernas e quadril, poupando os pés. Essa gordura é diferente e inflama, causando dor e inchaço, com muita retenção de líquidos.

A gordura do Lipedema é diferente, tanto macroscópica, quanto macroscopicamente, sendo resistente à dieta e exercícios. Ou seja, mesmo que a mulher emagreça, as pernas e quadris continuam iguais.

Metade das mulheres com Lipedema estão no peso normal, o que dificulta ainda mais o diagnóstico. Apesar disso, elas se queixam muito de dores nas pernas, celulite (algumas profundas), hematomas sem trauma e pés frios. Outra queixa muito comum é sentir que a parte inferior do corpo é desproporcional em relação ao restante.

gordura-lipedema-obesidade-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
A gordura do Lipedema apresenta muita fibrose.

 

gordura-lipedema-aspirado-obesidade-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
No microscópio apresenta muitas células inflamatórias.

 

celulite- profunda-gordura-lipedema-obesidade-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
O Lipedema causa celulites profundas nos glúteos.

 

celulite-gordura-lipedema-obesidade-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
As mulheres apresentam muita celulite nas coxas devido à fibrose.

 

Metade das pacientes estão acima do peso e são tratadas como obesas. No entanto, a disposição da gordura no corpo é diferente, sendo que há pouca gordura visceral. Além disso, o risco de diabetes, pressão alta e colesterol elevado nas pacientes com Lipedema, mesmo acima do peso, é baixa.

lipedema-obesidade-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
A mulher com Lipedema tem uma distribuição anormal de tecido adiposo nas nádegas, quadris e coxas em comparação com a parte superior do corpo.

 

Ainda não se sabe a causa do Lipedema. Geralmente começa após a puberdade, gravidez ou menopausa e é agravado pelo ganho de peso. A história familiar é muito comum, acometendo avó, mãe, irmã, filha ou tia.

“O diagnóstico do Lipedema é clínico. A mulher com a doença percebe que tem algo diferente, mas não sabe o nome. Elas têm um rosto muito bonito, pele macia, uma distribuição anormal de tecido adiposo nas nádegas, quadris e coxas em comparação com a parte superior do corpo e a cintura fina. As pernas apresentam bastante celulite e hematomas e são bastante dolorosas à palpação. Geralmente os pés são frios. No exame de bioimpedância vemos um corpo com mais de 30% de gordura, concentrada, principalmente, nas pernas e pouca gordura visceral”, explica o Dr. Daniel Benitti, especialista em Lipedema.

lipedema-corpo-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Foto típica de paciente com Lipedema. Acúmulo de gordura nos culotes e coxas.

 

O Lipedema avançado pode evoluir para Linfedema, uma condição conhecida como “Lipolinfedema”. Nos estágios iniciais, as pacientes com essa condição apresentam inchaços que causam pressão, os pés e dedos dos pés estão envolvidos e é muito comum apresentar câimbras.

Sinais de insuficiência venosa crônica importante estão presentes em 20% das pacientes com Lipedema (“Flebolipedema”). O inchaço em pacientes com insuficiência venosa crônica não é simétrico e recua com a pressão. Além disso, as pernas das pacientes desenvolvem uma mancha semelhante à ferrugem nos tornozelos, assim como pele seca e uma erupção cutânea conhecida como eczema. A combinação de Lipedema, insuficiência venosa crônica e Linfedema é conhecida como “Flebolipolinfedema” .

tipos-de-lipedema-localizacao-corpo-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Tipos de Lipedema de acordo com a localização no corpo.

O Lipedema tem tratamento!

Hoje existem medicações e cremes que auxiliam na melhora dos sintomas e remodelamento das pernas. Para casos mais avançados, pode ser realizada a lipossucção tumescente com microcânula vibratória. Este procedimento deve ser feito por um cirurgião habilitado, para não haver riscos de lesão no sistema vascular e linfático. “A lipo a laser, recomendada por alguns médicos para melhorar a flacidez, não deve ser feita nas pacientes com Lipedema, pois elas estão apresentando lesão linfática no seguimento a longo prazo”, alerta o Dr. Daniel Benitti.

LEIA TAMBÉM: Qual o melhor tratamento para Lipedema?

Quando tratadas, as mulheres melhoram e ficam muito satisfeitas consigo mesmas. O tratamento para elas é fundamental, pois 87% das pacientes com a doença afirmam que afeta negativamente a qualidade de vida e 90% relatam dor diária. Contudo, apenas 9% delas têm o diagnóstico feito pelos médicos.

Lembrando que a única forma de realizar um tratamento é após o diagnóstico. Compartilhe essa informação! Quem não tem, conhece alguém que tem.

LEIA TAMBÉM: Plataforma vibratória melhora a celulite e o Lipedema

LEIA TAMBÉM: Dicas alimentares que ajudam a combater a inflamação

[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]

Gostou? Compartilhe.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Você pode gostar também

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre Osirix e Multilayer para tratamento de aneurisma no Curso IAPACE no último sábado (25 de março de 2017). Agradecemos a todos os participantes e, principalmente, ao nosso grande amigo Dr. Sergio Belczak pelo convite!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do programa “Consulta ao Doutor” da Rit TV, com a jornalista Denise Luque.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do CICE 2017, um dos principais congressos de cirurgia endovascular do mundo. No evento ele apresentou uma aula sobre a experiência brasileira no tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer. Mais de 200 pacientes operados sem nenhum caso de paraplegia!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre tratamento de aneurisma com multilayer no Veith Symposium em Nova York.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do XXXI Encontro de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro e palestrou sobre a utilização da endoprótese multilayer no tratamento de aneurisma tóraco-abdominal.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (terceiro da esquerda para a direita) participou da IV Jornada Baiana de Angiologia e Cirurgia Vascular, em Salvador, nos dias 28 e 29 de outubro. Na foto também está presente o Dr. Mauricio Aquino, presidente da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular) Bahia.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou no último sábado, 01, uma palestra sobre o tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer, em Porto Alegre. Na foto, Dr. Daniel Benitti (ao centro) com os diretores da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio Grande do Sul.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (primeiro da esquerda para a direita) participou do 1º Congresso de Cirurgia da Universidade Santo Amaro, discutindo casos de cirurgia endovascular. O evento também contou com a presença do Dr. Alexandre Amato e do Dr. Adnam Neser.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministra aula no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, sobre a endoprótesse multilayer no tratamento de aneurismas, mostrando a experiência nacional e mundial com esta tecnologia disruptiva. (na foto: à esquerda Dr. Daniel Benitti e à direita Dr. Carlos Alberto Fernandes Costa)

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa do Encontro Norte-Nordeste de Angiologia e Cirurgia Vascular 2016, palestrando sobre o tratamento de aneurisma da Aorta.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa, junto ao Dr. Alexandre Amato, do XV Encontro Paranaense de Cirurgia Vascular e Endovascular, Angiologia e Ecografia Vascular.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti na Veith 2014 representando o Brasil

Depoimentos

O que as nossas pacientes estão falando.