Esta lista pode ajudar a melhorar o fluxo linfático no seu corpo, te dar mais energia, combater doenças e mantê-la em forma. Valorizar os seus vasos linfáticos deve fazer parte da sua rotina diária, principalmente se você tem Lipedema.
Segue aqui 10 dicas para você
1.Escovação a seco
A escovação a seco é uma técnica ayurvédica simples. É uma técnica de limpeza poderosa e suave. Você literalmente escova a sua pele. Pode parecer estranho, mas leia mais sobre isso no blog. O seu sistema linfático não tem uma bomba, ele depende do movimento da sua pele, corpo e músculos, então, escovar o corpo é uma forma de enviá-lo suavemente na direção certa. Mas, lembre-se de sempre passar hidratante.
2.Drenagem linfática manual
Os vasos linfáticos ficam logo abaixo da pele, por isso você somente precisa de um toque suave para estimulá-los. Nada de dor ou hematomas. Comece com um pouco de respiração diafragmática e depois vá para os membros. O ideal é fazer com uma profissional que entenda a técnica.
3.Elevação das pernas
Elevar certas partes do corpo pode ajudar se elas estiverem inchadas. Assim como o movimento dos músculos e do corpo, a gravidade também ajuda a mover o fluido linfático. Portanto, isso pode ser usado a nosso favor. Se você tiver inchaço contínuo ou pés inchados ao final de um longo dia, pode apenas elevá-los acima do coração.
4.Cuidados com a pele
A pele é o nosso maior órgão e uma porta de entrada para os vasos linfáticos. Os cuidados com a pele são super importantes! Tente limitar o número de produtos químicos usados em sua pele para reduzir a carga tóxica, esfoliar as células mortas da pele e manter a sua pele hidratada e intacta com um hidratante de boa qualidade / baixo teor de toxinas.
5.Óleos Essenciais
Os óleos essenciais que podem ser benéficos são laranja selvagem, limão, lima, toranja, cipreste e capim-limão. Você pode aplicar esses óleos topicamente (cuidado com os óleos cítricos que promovem a fotossensibilidade). Favor não ingerir os óleos essenciais.
6.Suplementos
Existem muitos tipos diferentes de suplementos, mas procure sempre os naturais que podem ajudar a remover resíduos, toxinas e aumentar a imunidade. Não existe uma fórmula mágica para todos. Procure ajuda especializada.
7.Hidratação
Nossos corpos são em grande parte compostos de água e o fluido linfático é cerca de 95% de água. É necessária hidratação adequada para mantê-lo fluindo livremente. Quanto menos água no corpo, mais densa e viscosa fica a linfa e mais difícil a sua manipulação
8.Dieta
De modo geral, uma dieta saudável com alimentos pouco inflamatórios é a melhor. Se você está acima do peso, há mais demanda em seu sistema linfático, de modo que, como qualquer sistema do corpo, ele funciona perfeitamente em uma faixa de peso saudável. A dieta do mediterrâneo sem dúvidas é a melhor, mas a cetogênica também estimula o fluxo linfático.
LEIA TAMBÉM: 4 dicas para reverter hábitos que prejudicam a sua alimentação
9.Atividade física
O sistema linfático não tem bomba, ele depende dos nossos movimentos para mantê-lo fluindo. Portanto, o exercício é extremamente importante! Não exige alto impacto ou alta frequência cardíaca (o calor, na verdade, faz com que o corpo produza mais fluido) – apenas o movimento e a resistência podem ser benéficos. Excelentes opções são o pilates e a natação. Mas, toda atividade física é bem-vinda. Faça aquela que você goste e se identifica.
LEIA TAMBÉM: 80% das pessoas não fazem atividade física suficiente.
10.Compressão
Outra maneira suave de empurrar o fluido de volta para a sua circulação principal para ser processado é o uso de compressão. Isso pode ser útil com lesões agudas. Pessoas com linfedema devem usar compressão durante toda a vida. Para as outras pessoas é um opcional, inclusive para quem tem Lipedema.
Apoie o seu sistema linfático dessas maneiras simples para mantê-lo funcionando de maneira ideal e você sentirá os benefícios!
[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]