Hoje muitas pessoas fazem uso contínuo de metformina, principalmente os diabéticos, que sofrem muito com a doença, inclusive alguns apresentam alteração na sensibilidade dos pés devido à neuropatia diabética. Contudo, poucos médicos solicitam o exame para detectar os níveis de vitamina B12 nos pacientes diabéticos em uso de metformina.
“Embora a metformina seja recomendada para o tratamento de primeira linha do diabetes, ela está associada à deficiência de vitamina B12, que, por sua vez, aumenta o risco de neuropatia periférica”, informa o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas.
LEIA TAMBÉM: Diabetes: a doença mais mal tratada do país
LEIA TAMBÉM: Os piores e os melhores alimentos para quem tem diabetes
Estudo
Um recente estudo descobriu que 10% das pessoas que fazem uso de metformina apresentam deficiência de vitamina B12. Esse dado é muito preocupante, pois o exame dessa vitamina não é colhido regularmente, embora evite a lesão dos nervos periféricos.
No estudo, as mulheres utilizavam a medicação em média há 6 anos e evidenciou-se que 64% das pessoas não tinham nenhum exame de sangue para detectar os níveis de vitamina B12.
Os dados não mudam o fato de a metformina continuar sendo o melhor tratamento para o diabetes tipo 2 e seu uso não deve ser evitado. Porém, os médicos devem monitorar os níveis dessa substância mais rotineiramente, para que qualquer deficiência possa ser tratada rapidamente e, assim, evitar lesões neurológicas irreversíveis.
“Vemos muitos pacientes no dia-a-dia que utilizam essa medicação e não são apenas os diabéticos. Mulheres com síndrome de ovário policístico também fazem uso e devem realizar exames de vitamina B12”, complementa o Dr. Daniel Benitti.
Algumas pesquisas estão sugerindo que sua deficiência também aumenta a resistência periférica à insulina, o que dificulta o tratamento do diabetes.
Conhece alguém que toma metformina? Ajude-nos a divulgar esta informação!
LEIA TAMBÉM: Por que ter um médico de confiança?
LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular
LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?
[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]