Você pula o café da manhã e acredita que isto está te ajudando a emagrecer? Veja o que diz a ciência!

O especialista

+2 mil cirurgias no mundo
+10 mil pacientes atendidos

+2 mil cirurgias
+10 mil pacientes

+100 artigos publicados

Você pula o café da manhã e acredita que isto está te ajudando a emagrecer? Veja o que diz a ciência!

pular o café da manhã faz mal para a saúde?

 

pular o café da manhã faz mal para a saúde?
Muitas pessoas pulam o café da manhã por falta de tempo, mas essa refeição traz benefícios para a saúde.

 

Hoje é muito comum as pessoas não tomarem o café da manhã acreditando que esse ato irá ajudar a emagrecer. Ou, você também pode ser o tipo de pessoa que acorda e sai de casa sem tomar café da manhã porque está com muita pressa. Mas, será que o café da manhã é realmente importante?

Tomar café da manhã é uma ótima maneira de fazer o metabolismo iniciar e acelerar. Estudos mostram que quem toma café da manhã fica mais alerta e preparada para os desafios do dia-a-dia, além de diminuir o risco de depressão.

A frase:  “O café da manhã é a refeição mais importante do dia!” faz muito sentido!

Comer fibras no café da manhã.

“O café da manhã é um excelente momento para iniciar a ingestão diária de fibras e calorias que irão auxiliar no controle do colesterol, glicemia e triglicérides. Infelizmente, muitas pessoas pulam essa refeição por falta de tempo. Um pouco de planejamento na noite anterior ajuda muito para que você saia de casa e trabalhe na hora bem alimentada. É muito importante planejar uma boa refeição pela manhã e investir o seu tempo nela, pois os benefícios para a sua saúde global e vascular farão esta ação valer muito a pena”, indica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo, Campinas e a distância.

Um recente estudo evidenciou os benefícios de tornar o café da manhã a principal refeição do dia. 

Ele reuniu estudos recentes para discutir como a dieta baseada em café da manhã calórico designada como “Bdiet” tem redefinido e sincronizado ações na expressão do gene clock, melhorando o metabolismo da glicose, respostas glicêmicas pós-prandiais e peso corporal em pessoas com diabetes.

O café da manhã, em sincronia com o estímulo da luz, aciona o relógio biológico, ativando um conjunto de genes denominado Clock. Este complexo promove a expressão em cascata de várias proteínas específicas de cada tecido, retransmitindo as informações do relógio biológico aos processos celulares. Como resultado, a resposta à insulina no corpo e nas células musculares é melhor nas primeiras horas do dia, ou seja, a metabolização das calorias é melhor nas primeiras horas do dia.

Por outro lado, a assincronia entre esses relógios biológicos através da alimentação e sono em horários desalinhados, atraso da primeira refeição ou aumento da frequência de refeições, com calorias e carboidratos uniformemente distribuídos ao longo do dia, incluindo horas noturnas atribuídas ao descanso, promove a desregulação desse ciclo e, consequentemente, há alterações nos processos metabólicos.

LEIA TAMBÉM: Pular o café da manhã aumenta o risco de doença cardiovascular

Eles também discutem o efeito comparativo de comer mais no café da manhã comparando com comer mais no jantar.

As refeições no grupo café da manhã seriam 700 kcal (50%) pela manhã, 600 kcal (36%) no almoço e 200 kcal (14%) no jantar. No grupo jantar as calorias são invertidas com o café da manhã e jantar, mas mantidas no almoço.

O grupo café da manhã apresentou uma perda de peso 2,5 vezes mais significativa.

Nos exames de sangue colhidos referentes a glicemia pós prandial (após a refeição) observava-se valores mais altos da glicemia naqueles que se alimentavam mais no jantar.

Os resultados desse estudo condizem com o resultado de um outro recente estudo  que mostrou que o café da manhã reduz o risco de diabetes. Este estudo descobriu que pessoas que pulavam essa refeição quatro a cinco dias por semana tinham um risco 55% maior de diabetes tipo 2.

Com base em estudos populacionais, estes são os principais motivos para tomar café da manhã poucas horas depois de acordar:

  • Abastece as energias: comer pela manhã ajuda o seu corpo a ter o melhor desempenho, o que pode até ajudá-la a perder quilos indesejados. O maior benefício é que você terá mais energia.
  • Melhora a saúde do coração: de manhã é quando o seu corpo é mais sensível à insulina – quando usa o açúcar do sangue de forma mais eficaz. Portanto, é um ótimo momento para escolher carboidratos cheios de fibras que a ajudarão a obter 25 gramas ou mais de fibra dietética por dia para ajudar a reduzir seu colesterol.
  • Melhora a atividade cerebral: o seu cérebro precisa de combustível para funcionar. O café da manhã pode te ajudar a ficar mais alerta, focada e feliz.

A maioria dos institutos de nutrição e dietética recomendam comer um café da manhã saudável como um componente integral de uma dieta nutricionalmente ideal. 

A própria American Heart Association diz: “O café da manhã é a primeira refeição do dia que interrompe o jejum após o período mais longo de sono e deve ser consumido 2 a 3 horas após o despertar; deve ser composto por alimentos ou bebidas de pelo menos um grupo de alimentos e pode ser consumido em qualquer local.” 

Valorize e dedique um tempo especial para a sua primeira refeição do dia. Você terá muitos benefícios fazendo isso.

LEIA TAMBÉM: 7 alimentos que você deveria comer diariamente

LEIA TAMBÉM: Você come praticamente todos os dias a mesma coisa?

[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]

Gostou? Compartilhe.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Você pode gostar também

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre Osirix e Multilayer para tratamento de aneurisma no Curso IAPACE no último sábado (25 de março de 2017). Agradecemos a todos os participantes e, principalmente, ao nosso grande amigo Dr. Sergio Belczak pelo convite!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do programa “Consulta ao Doutor” da Rit TV, com a jornalista Denise Luque.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do CICE 2017, um dos principais congressos de cirurgia endovascular do mundo. No evento ele apresentou uma aula sobre a experiência brasileira no tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer. Mais de 200 pacientes operados sem nenhum caso de paraplegia!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre tratamento de aneurisma com multilayer no Veith Symposium em Nova York.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do XXXI Encontro de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro e palestrou sobre a utilização da endoprótese multilayer no tratamento de aneurisma tóraco-abdominal.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (terceiro da esquerda para a direita) participou da IV Jornada Baiana de Angiologia e Cirurgia Vascular, em Salvador, nos dias 28 e 29 de outubro. Na foto também está presente o Dr. Mauricio Aquino, presidente da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular) Bahia.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou no último sábado, 01, uma palestra sobre o tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer, em Porto Alegre. Na foto, Dr. Daniel Benitti (ao centro) com os diretores da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio Grande do Sul.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (primeiro da esquerda para a direita) participou do 1º Congresso de Cirurgia da Universidade Santo Amaro, discutindo casos de cirurgia endovascular. O evento também contou com a presença do Dr. Alexandre Amato e do Dr. Adnam Neser.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministra aula no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, sobre a endoprótesse multilayer no tratamento de aneurismas, mostrando a experiência nacional e mundial com esta tecnologia disruptiva. (na foto: à esquerda Dr. Daniel Benitti e à direita Dr. Carlos Alberto Fernandes Costa)

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa do Encontro Norte-Nordeste de Angiologia e Cirurgia Vascular 2016, palestrando sobre o tratamento de aneurisma da Aorta.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa, junto ao Dr. Alexandre Amato, do XV Encontro Paranaense de Cirurgia Vascular e Endovascular, Angiologia e Ecografia Vascular.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti na Veith 2014 representando o Brasil

Depoimentos

O que as nossas pacientes estão falando.