Muitas pessoas têm enviado e-mail e ligado no consultório perguntando sobre filtro de veia cava. Por isso, escrevemos este texto para explicar um pouco mais sobre o assunto e poder orientar a todos.
Leia e compartilhe!
Antes de falar sobre o filtro é necessário explicar o que é a veia cava.
Ela é a principal veia do corpo humano, que se divide em: veia cava inferior (responsável por carregar o sangue que passou pelas pernas, pelve e órgãos da barriga de volta para o coração) e a veia cava superior (que leva o sangue que passou pelos braços e cabeça de volta para o coração).
O que é filtro de veia cava? Quando ele deve ser implantado?
O filtro de veia cava é um dispositivo de proteção que deve ser implantado para prevenir que um coágulo (trombose) saia da perna, por exemplo, e vá para os pulmões – o que chamamos de embolia pulmonar.
[ms_video mp4_url=”” ogv_url=”http://lipedema.com.br/wp-content/uploads/2016/09/trombose-venosa-profunda.mp4″ webm_url=”” poster=”” width=”60%” height=”60%” mute=”no” autoplay=”no” loop=”yes” controls=”yes” class=”” id=””][/ms_video]
O melhor tratamento para trombose é a anticoagulação, mas alguns pacientes não podem ser submetidos a ele devido ao risco de sangramento. Nesses casos é necessário o implante do filtro de veia cava.
Outras indicações para colocação de filtro veia cava são:
- Embolia pulmonar, mesmo em uso de anticoagulação adequada;
- Trombose venosa profunda em paciente com hipertensão pulmonar grave;
- Cirurgia de porte em paciente com trombose venosa profunda;
- Embolia pulmonar crônica.
LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular
LEIA TAMBÉM: Cuidado! Muitas doenças vasculares são silenciosas
Como o procedimento é realizado?
O implante do filtro de veia cava é realizado por meio de cateterismo de uma veia na virilha ou no pescoço. Através do fio guia e do cateter, o filtro é colocado na veia cava, normalmente abaixo das veias renais na barriga.
O procedimento pode ser realizado sob anestesia local, sem necessidade de sedação geral.
Alertamos que, para este tipo de procedimento, é fundamental procurar um cirurgião vascular com experiência e que saiba escolher o tipo de filtro mais adequado para cada pessoa, para que não haja riscos de complicações.
Hoje temos à disposição filtros que podem ser removidos meses após a implantação, bastante indicados para pacientes, como jovens e mulheres grávidas, por exemplo.
Cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas, à Rua José Paulino, 2233 – Vila Itapura, e em São Paulo, à Rua Oscar Freire, 2250 – T9/T10.
[ms_icon icon=”fa-square-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]