Você sabe o que é estresse pós-trauma? Muito comum neste período de pandemia.

O especialista

+2 mil cirurgias no mundo
+10 mil pacientes atendidos

+2 mil cirurgias
+10 mil pacientes

+100 artigos publicados

Você sabe o que é estresse pós-trauma? Muito comum neste período de pandemia.

materia estresse-pos-trauma-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas

 

materia estresse-pos-trauma-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
As reações de estresse são normais após um evento traumático.

 

A maioria das pessoas passará por um evento traumático em algum momento de suas vidas e as reações de estresse são normais após esses momentos. Mas, às vezes essas experiências levam ao transtorno de estresse pós-traumático (PTSD).

Os eventos traumáticos podem produzir várias reações. Algumas pessoas têm memórias ou pensamentos perturbadores. Elas podem ter problemas para dormir ou se sentir irritadas, ansiosas ou ter problemas para se concentrarem. A maioria das pessoas melhora com o tempo. Mas, você deve obter ajuda se os sintomas: 

  1. São muito angustiantes;
  2. Causam problemas em sua vida;
  3. Duram mais de 2 ou 3 meses.

Esses sintomas podem significar que você tem PTSD.

“Os eventos traumáticos incluem violência física ou sexual, ferimentos graves ou estar perto de uma possível morte. Mas, você não precisa necessariamente passar por um evento traumático para experimentar o trauma. Você pode ter reações de estresse se testemunhar este tipo de evento acontecendo a outras pessoas. Você também pode ter reações de estresse se descobrir que alguém próximo teve um evento traumático. Isso é especialmente verdadeiro se o acontecimento foi violento ou com risco de vida. Infelizmente, quem trabalha na área da saúde está passando muito por esta situação. Lidar com mortes diárias, risco de contágio para si e familiares, falta de equipamentos de proteção, segunda leva da doença, etc., tudo isso está afetando a saúde mental”, alerta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo, Campinas e a distância.

LEIA TAMBÉM: Como lidar com as emoções neste período de pandemia?

LEIA TAMBÉM: Como reduzir o hormônio do estresse em tempo de coronavírus?

LEIA TAMBÉM: O coronavírus aumentou o estresse e as discussões entre muitos casais. Saiba como superar esta onde de conflitos.

Quais são os sintomas do PTSD?

Existem 4 tipos de sintomas de PTSD. Pessoas com o transtorno têm pelo menos alguns de cada tipo. Os sintomas podem incluir:

  1. Revivendo o evento traumático. Por exemplo, você pode ter pesadelos com isso ou ter lembranças repetidas e intrusivas dele. Você também pode ter reações intensas a qualquer coisa que a faça lembrar disso. Você pode até mesmo sentir brevemente que tudo está acontecendo de novo.
  2. Evitando quaisquer pensamentos ou sentimentos sobre o evento. Você também pode evitar coisas que te lembre do evento.
  3. Ter sentimentos ruins sobre você ou o mundo. Você pode culpar a si mesma ou outras pessoas. Você também pode sentir uma forte sensação de vergonha, culpa, medo ou raiva. Ou você pode se sentir menos capaz de aproveitar as coisas, ter sentimentos positivos ou se sentir próximo de pessoas em sua vida.
  4. Tendo problemas para dormir ou se concentrar. Você pode se sentir nervosa. Você pode até se sentir ou agir de forma mais imprudente do que antes.

O que fazer?

Se você acha que você ou alguém de quem você gosta pode ter PTSD, converse com o seu médico. Existem tratamentos eficazes. Se o seu médico achar que você tem PTSD, ele pode prescrever medicamentos para ajudar com os sintomas. Ele também pode encaminhar a um profissional de saúde mental para psicoterapia ou medicação. A combinação de ambos é útil.

Vamos trabalhar juntos para auxiliar na saúde mental de todos e prevenir os suicídios que, infelizmente, estão aumentando.

Entender o que acontece é o primeiro passo para iniciar o tratamento e/ou ajudar alguém próximo.

LEIA TAMBÉM: Quem está sentindo falta de um abraço? Será que podemos nos abraçar? Quais os riscos?

LEIA TAMBÉM: Vivendo o novo normal: como se adaptar à nova realidade imposta pelo coronavírus?

LEIA TAMBÉM: Coronavírus: como saber quais atividades são seguras e quais são arriscadas?

[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]

Gostou? Compartilhe.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Você pode gostar também

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre Osirix e Multilayer para tratamento de aneurisma no Curso IAPACE no último sábado (25 de março de 2017). Agradecemos a todos os participantes e, principalmente, ao nosso grande amigo Dr. Sergio Belczak pelo convite!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do programa “Consulta ao Doutor” da Rit TV, com a jornalista Denise Luque.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do CICE 2017, um dos principais congressos de cirurgia endovascular do mundo. No evento ele apresentou uma aula sobre a experiência brasileira no tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer. Mais de 200 pacientes operados sem nenhum caso de paraplegia!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre tratamento de aneurisma com multilayer no Veith Symposium em Nova York.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do XXXI Encontro de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro e palestrou sobre a utilização da endoprótese multilayer no tratamento de aneurisma tóraco-abdominal.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (terceiro da esquerda para a direita) participou da IV Jornada Baiana de Angiologia e Cirurgia Vascular, em Salvador, nos dias 28 e 29 de outubro. Na foto também está presente o Dr. Mauricio Aquino, presidente da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular) Bahia.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou no último sábado, 01, uma palestra sobre o tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer, em Porto Alegre. Na foto, Dr. Daniel Benitti (ao centro) com os diretores da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio Grande do Sul.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (primeiro da esquerda para a direita) participou do 1º Congresso de Cirurgia da Universidade Santo Amaro, discutindo casos de cirurgia endovascular. O evento também contou com a presença do Dr. Alexandre Amato e do Dr. Adnam Neser.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministra aula no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, sobre a endoprótesse multilayer no tratamento de aneurismas, mostrando a experiência nacional e mundial com esta tecnologia disruptiva. (na foto: à esquerda Dr. Daniel Benitti e à direita Dr. Carlos Alberto Fernandes Costa)

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa do Encontro Norte-Nordeste de Angiologia e Cirurgia Vascular 2016, palestrando sobre o tratamento de aneurisma da Aorta.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa, junto ao Dr. Alexandre Amato, do XV Encontro Paranaense de Cirurgia Vascular e Endovascular, Angiologia e Ecografia Vascular.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti na Veith 2014 representando o Brasil

Depoimentos

O que as nossas pacientes estão falando.