Coronavírus pode causar impotência nos homens. Mais um motivo para se cuidar!

O especialista

+2 mil cirurgias no mundo
+10 mil pacientes atendidos

+2 mil cirurgias
+10 mil pacientes

+100 artigos publicados

Coronavírus pode causar impotência nos homens. Mais um motivo para se cuidar!

desfuncao-eretil-coronavirus-covid-19-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

 

desfuncao-eretil-coronavirus-covid-19-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular
De acordo com recente estudo, sobreviver à Covid-19 pode estar associado à disfunção erétil.

 

O ano não acabou e estamos vivendo a segunda onda do coronavírus. As pessoas colocam muito a culpa nos governantes, mas devemos fazer a nossa parte. Precisamos manter o distanciamento social, usar máscaras, álcool gel, não colocar a mão no rosto, não sair de casa se tiver algum sintoma, etc.. Todo mundo sabe disso, mas ainda tem muita gente que não está tomando as medidas necessárias e, por isso, estamos tendo um aumento enorme de casos.

No entanto, talvez agora seja mais fácil convencer os homens a se cuidarem.

Um recente estudo relatou as repercussões do vírus na saúde sexual e reprodutiva dos homens. Segundo os dados, sobreviver à Covid-19 pode estar associado à disfunção erétil (DE). A pesquisa aponta para três fatores que podem levar ao aparecimento potencial de DE em homens que tiveram o vírus:

  1. Efeitos vasculares

A função erétil é um preditor de doença cardiovascular, sabemos que o sistema vascular e o sistema reprodutivo estão conectados. Também sabemos que a Covid-19 pode causar hiperinflamação em todo o corpo, especialmente no coração e nos músculos adjacentes. O suprimento de sangue ao pênis pode ficar bloqueado ou estreito como resultado de uma condição vascular nova ou agravada causada pelo vírus.

  1. Impacto psicológico

A atividade sexual está intimamente associada à saúde mental. O estresse, a ansiedade e a depressão causados pelo vírus e pela pandemia podem estar relacionados à disfunção sexual e mau humor.

LEIA TAMBÉM: Como reduzir o hormônio do estresse em tempos de coronavírus?

LEIA TAMBÉM: O coronavírus aumentou o estresse e as discussões entre muitos casais. Saiba como superar esta onda de conflitos.

  1. Deterioração geral da saúde

A disfunção erétil é normalmente um sintoma de um problema latente. Homens com problemas de saúde têm maior risco de desenvolver DE e também de ter uma reação grave à Covid-19. Uma vez que o vírus pode causar uma infinidade de problemas de saúde, sendo motivo de preocupação tanto para DE quanto para outras complicações.

“A disfunção erétil ou impotência pode ser um marcador da saúde geral. Para pessoas jovens e saudáveis que desenvolvem disfunção erétil abruptamente e especialmente depois de terem Covid-19, isso pode ser um sinal de que algo mais sério está acontecendo. Outro motivo de preocupação é o potencial dano testicular que pode ocorrer após uma infecção pelo vírus. É muito cedo para dizer se o dano é permanente, temporário ou se pode afetar a fertilidade. A idade também é um aspecto importante a ser considerado, pois é um fator de risco para desenvolver DE e um caso grave de Covid-19. Por isso, todas as medidas de proteção devem ser tomadas. Cada dia aprendemos algo novo”, alerta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo, Campinas e a distância.

Temos relatos de dano testicular pela infecção por Covid-19. O vírus entra nas células através do receptor ACE, que é altamente expresso no testículo, sugerindo a possibilidade de infecção testicular desde o estágio inicial da doença! Sendo expresso em células de Sertoli e Leydig, este receptor desempenha papéis importantes na espermatogênese e na regulação da esteroidogênese. Devido ao envolvimento das células de Sertoli, a função reprodutiva pode ser afetada de forma semelhante. Além disso, ACE2 também é expresso por espermatogônias, portanto, aumenta o risco da presença de SARS-CoV-2 no líquido seminal que pode ser uma via de transmissão!

Estamos apenas começando a entender as complicações de longo prazo que o vírus pode causar, incluindo: trombose precoce e tardia, problemas neurológicos, danos ao coração, pulmões, rins e agora, consequências negativas para a saúde sexual e reprodutiva dos homens.

A verdade é que ainda não sabemos muito sobre o vírus, apesar de termos inúmeras pessoas palpitando. É necessário tempo e mais pesquisas até termos um melhor entendimento. Por isso é tão fundamental seguir as regras de segurança, levar a pandemia a sério para diminuirmos a propagação e os riscos de complicações futuras.

LEIA TAMBÉM: Hormônios, trombose e coronavírus: tudo o que você precisa saber

LEIA TAMBÉM: Alguém na sua casa está com coronavírus? Como cuidar dela e de você ao mesmo tempo?

LEIA TAMBÉM: Vivendo o novo normal: como se adaptar à nova realidade imposta pelo coronavírus?

[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]

Gostou? Compartilhe.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Você pode gostar também

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre Osirix e Multilayer para tratamento de aneurisma no Curso IAPACE no último sábado (25 de março de 2017). Agradecemos a todos os participantes e, principalmente, ao nosso grande amigo Dr. Sergio Belczak pelo convite!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do programa “Consulta ao Doutor” da Rit TV, com a jornalista Denise Luque.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do CICE 2017, um dos principais congressos de cirurgia endovascular do mundo. No evento ele apresentou uma aula sobre a experiência brasileira no tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer. Mais de 200 pacientes operados sem nenhum caso de paraplegia!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre tratamento de aneurisma com multilayer no Veith Symposium em Nova York.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do XXXI Encontro de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro e palestrou sobre a utilização da endoprótese multilayer no tratamento de aneurisma tóraco-abdominal.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (terceiro da esquerda para a direita) participou da IV Jornada Baiana de Angiologia e Cirurgia Vascular, em Salvador, nos dias 28 e 29 de outubro. Na foto também está presente o Dr. Mauricio Aquino, presidente da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular) Bahia.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou no último sábado, 01, uma palestra sobre o tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer, em Porto Alegre. Na foto, Dr. Daniel Benitti (ao centro) com os diretores da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio Grande do Sul.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (primeiro da esquerda para a direita) participou do 1º Congresso de Cirurgia da Universidade Santo Amaro, discutindo casos de cirurgia endovascular. O evento também contou com a presença do Dr. Alexandre Amato e do Dr. Adnam Neser.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministra aula no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, sobre a endoprótesse multilayer no tratamento de aneurismas, mostrando a experiência nacional e mundial com esta tecnologia disruptiva. (na foto: à esquerda Dr. Daniel Benitti e à direita Dr. Carlos Alberto Fernandes Costa)

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa do Encontro Norte-Nordeste de Angiologia e Cirurgia Vascular 2016, palestrando sobre o tratamento de aneurisma da Aorta.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa, junto ao Dr. Alexandre Amato, do XV Encontro Paranaense de Cirurgia Vascular e Endovascular, Angiologia e Ecografia Vascular.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti na Veith 2014 representando o Brasil

Depoimentos

O que as nossas pacientes estão falando.