Como saber se tenho veias perfurantes nas pernas?

O especialista

+2 mil cirurgias no mundo
+10 mil pacientes atendidos

+2 mil cirurgias
+10 mil pacientes

+100 artigos publicados

Como saber se tenho veias perfurantes nas pernas?

 

veias-perfurantes-pernas-varizes-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-campinas
As veias perfurantes insuficientes são uma das principais causas de recorrência de varizes após um procedimento.

 

As veias perfurantes comunicam o sistema venoso superficial com o profundo nas pernas, drenando o sangue do primeiro para o segundo. Cerca de 90% desse sangue encontra-se no sistema profundo e, quando estas veias estão insuficientes (doentes), elas drenam o sangue do sistema venoso profundo para o superficial, gerando sintomas, como inchaço, perda de pelos e escurecimento da pele (dermatite), inclusive podendo causar feridas e sangramento.

veias-perfurantes-pernas-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sp-campinas
Hoje, o tratamento das veias perfurantes pode ser feito com ligadura simples ou fechamento com laser.

As veias perfurantes insuficientes são uma das principais causas de recorrência de varizes após um procedimento, independentemente se for feito a laser, espuma ou cirurgia.

O Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas, orienta: “Infelizmente, ainda são poucos cirurgiões vasculares que tratam as veias perfurantes. A causa disso é que acreditava-se que ao retirar/tratar a veia safena, elas voltariam a funcionar. Mas, após acompanhamento de pacientes que não tiveram as perfurantes tratadas, as varizes voltaram depois de dois anos”.

LEIA TAMBÉM: Quem pode ter varizes?

LEIA TAMBÉM: Você tem hematomas com facilidade? Quando se preocupar?

LEIA TAMBÉM: Pernas gordas ou com muita celulite? Você pode ter lipedema!

Diagnóstico

As veias perfurantes não podem ser vistas/identificadas a olho nu. Contudo, um exame físico realizado por um médico experiente pode levantar a hipótese, pois são veias de alta pressão.

veias-perfurantes-pernas-varizes-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sp-campinas
O principal problema das veias perfurantes incompetentes atualmente é que ainda existem cirurgiões vasculares sem as habilidades necessárias para tratá-las.

Para a confirmação e identificação, deve-se fazer um ultrassom doppler. Normalmente, elas se localizam perto do tornozelo (local com maior incidência de feridas), mas podem estar presentes em qualquer lugar das pernas.

O exame deve ser realizado de forma minuciosa para identificar essas veias e verificar se estão insuficientes, pois sempre que reconhecidas, devem ser tratadas. É importante ressaltar que um exame feito rapidamente não conseguirá identificá-las.

Tratamento

“O principal problema das veias perfurantes incompetentes atualmente é que ainda existem cirurgiões vasculares sem as habilidades necessárias para tratá-las. Hoje, o tratamento pode ser feito com ligadura simples, no qual identificamos previamente a localização e damos um nó na veia, ou podemos fechá-la com laser. Ambas as técnicas são muito seguras e podem ser realizadas com anestesia local”, alerta o Dr. Daniel Benitti.

A combinação de uma cirurgia de retirada de varizes ou laser com o tratamento de veias perfurantes faz uma restauração do fluxo venoso das pernas, melhorando os sintomas, a estética e ainda, comprovadamente, diminuindo a possibilidade de recidiva das varizes e complicações.

LEIA TAMBÉM: Qual o melhor tratamento para veia safena?

LEIA TAMBÉM: Qual o melhor tratamento para varizes: laser, espuma ou cirurgia?

Importante!

Caso você tenha realizado um exame de ultrassom que identificou insuficiência de veia perfurante, pergunte ao seu médico sobre as opções de tratamento. Caso ele diga que não precisa tratar, procure uma segunda opinião. Você tem o direito de buscar um tratamento adequado.

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

LEIA TAMBÉM: O que esperar de uma consulta vascular?

[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]

Gostou? Compartilhe.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Você pode gostar também

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre Osirix e Multilayer para tratamento de aneurisma no Curso IAPACE no último sábado (25 de março de 2017). Agradecemos a todos os participantes e, principalmente, ao nosso grande amigo Dr. Sergio Belczak pelo convite!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do programa “Consulta ao Doutor” da Rit TV, com a jornalista Denise Luque.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do CICE 2017, um dos principais congressos de cirurgia endovascular do mundo. No evento ele apresentou uma aula sobre a experiência brasileira no tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer. Mais de 200 pacientes operados sem nenhum caso de paraplegia!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre tratamento de aneurisma com multilayer no Veith Symposium em Nova York.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do XXXI Encontro de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro e palestrou sobre a utilização da endoprótese multilayer no tratamento de aneurisma tóraco-abdominal.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (terceiro da esquerda para a direita) participou da IV Jornada Baiana de Angiologia e Cirurgia Vascular, em Salvador, nos dias 28 e 29 de outubro. Na foto também está presente o Dr. Mauricio Aquino, presidente da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular) Bahia.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou no último sábado, 01, uma palestra sobre o tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer, em Porto Alegre. Na foto, Dr. Daniel Benitti (ao centro) com os diretores da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio Grande do Sul.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (primeiro da esquerda para a direita) participou do 1º Congresso de Cirurgia da Universidade Santo Amaro, discutindo casos de cirurgia endovascular. O evento também contou com a presença do Dr. Alexandre Amato e do Dr. Adnam Neser.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministra aula no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, sobre a endoprótesse multilayer no tratamento de aneurismas, mostrando a experiência nacional e mundial com esta tecnologia disruptiva. (na foto: à esquerda Dr. Daniel Benitti e à direita Dr. Carlos Alberto Fernandes Costa)

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa do Encontro Norte-Nordeste de Angiologia e Cirurgia Vascular 2016, palestrando sobre o tratamento de aneurisma da Aorta.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa, junto ao Dr. Alexandre Amato, do XV Encontro Paranaense de Cirurgia Vascular e Endovascular, Angiologia e Ecografia Vascular.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti na Veith 2014 representando o Brasil

Depoimentos

O que as nossas pacientes estão falando.