Como manter a forma e a saúde cardiovascular após os 30 anos

O especialista

+2 mil cirurgias no mundo
+10 mil pacientes atendidos

+2 mil cirurgias
+10 mil pacientes

+100 artigos publicados

Como manter a forma e a saúde cardiovascular após os 30 anos

 

saude-apos-30-anos-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Mexa-se! Mesmo meia hora de atividade física por dia pode fazer bastante diferença, especialmente se você tem esse hábito antes dos 30 anos. (imagem: Freepik)

 

Embora você não gostaria que acontecesse, perdemos 1% de massa muscular a cada ano após os 30 anos de idade. Além disso, o corpo não reage da mesma forma e alguns quilinhos extras aparecem, mesmo que você não tenha os mesmos hábitos alimentares de quando era mais jovem.

“Pular o café da manhã, comer fast-food e não realizar atividade física durante os 20 e 30 anos pode não prejudicar sua saúde a curto prazo. Mas, a má alimentação e hábitos de vida têm o seu preço ao longo do tempo. Quanto antes iniciar os bons hábitos, melhor será o futuro do corpo e da saúde cardiovascular”, orienta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas.

LEIA TAMBÉM: Pular o café da manhã aumenta o risco de doença cardiovascular

LEIA TAMBÉM: Incidência de infarto cresce em pessoas novas

Se você já passou dos 30 anos, confira abaixo algumas dicas importantes que separamos para começar a comer corretamente e proteger a sua saúde a longo prazo.

  1. Mantenha seu peso sob controle

Uma montanha-russa de ganho e perda de peso pode alterar sua composição corporal e deixar você com mais massa gorda e menos massa muscular magra. Não adianta querer emagrecer apenas com dieta. É necessário realizar atividade física, caso contrário o seu corpo perde mais massa muscular, diminuindo o seu metabolismo a longo prazo.

  1. Coma de forma equilibrada

A palavra equilibrada é importante para comer uma ampla variedade de alimentos e, assim, evitar deficiências nutricionais.

Faça três refeições balanceadas por dia.

  • Você deve comer uma fruta, castanha ou cereal entre elas.
  • Proteínas magras: escolha frango, peixe branco, salmão, ovos, atum e carne vermelha (com menos frequência que as demais proteínas).
  • Grãos integrais: inclui pão integral e arroz ou aveia.
  • Vegetais: prefira os frescos aos congelados. Escolha o que está na estação e desfrute de uma variedade de cores para obter as vitaminas e minerais que o seu corpo precisa.
  • Frutas frescas: Aproveite o verão para comer as mais saborosas. Nada em conserva.
  • Laticínios: escolha leite, iogurtes e queijos com baixo teor de gordura ou sem gordura.
  • Evite biscoitos, bolos, tortas, sorvetes, sucos industrializados e sobremesas. Se isso causar muito sofrimento, coma apenas em ocasiões especiais, mas não os deixe fazer parte da sua dieta diária.

LEIA TAMBÉM: 5 dicas essenciais para comer melhor

  1. Mexa-se

Não é nome de remédio, é tempo verbal!

Use seus músculos. Apesar de eles serem feitos de proteína, comer proteína não aumenta e nem preserva os músculos. “Você precisa usar para mantê-los fortes. Os músculos sustentam o corpo e preservam o metabolismo. A sua conservação é fundamental para a saúde cardiovascular, prevenção de osteoporose e quedas”, ressalta o Dr. Daniel Benitti.

LEIA TAMBÉM: É jovem e não se exercita? Ligue o sinal de alerta

Comece com esta rotina diária:

  • De manhã, alongue por 10 minutos.
  • No almoço, coma e caminhe por 10 minutos.
  • Depois do jantar, passe 10 minutos com pesos leves.

Mesmo meia hora de atividade física por dia pode fazer bastante diferença, especialmente se você tem esse hábito antes dos 30 anos. Quanto mais esperar, mais difícil será para começar e mais músculos você já terá perdido.

LEIA TAMBÉM: Por que ter um médico de confiança?

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]

Gostou? Compartilhe.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Você pode gostar também

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre Osirix e Multilayer para tratamento de aneurisma no Curso IAPACE no último sábado (25 de março de 2017). Agradecemos a todos os participantes e, principalmente, ao nosso grande amigo Dr. Sergio Belczak pelo convite!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do programa “Consulta ao Doutor” da Rit TV, com a jornalista Denise Luque.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do CICE 2017, um dos principais congressos de cirurgia endovascular do mundo. No evento ele apresentou uma aula sobre a experiência brasileira no tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer. Mais de 200 pacientes operados sem nenhum caso de paraplegia!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre tratamento de aneurisma com multilayer no Veith Symposium em Nova York.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do XXXI Encontro de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro e palestrou sobre a utilização da endoprótese multilayer no tratamento de aneurisma tóraco-abdominal.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (terceiro da esquerda para a direita) participou da IV Jornada Baiana de Angiologia e Cirurgia Vascular, em Salvador, nos dias 28 e 29 de outubro. Na foto também está presente o Dr. Mauricio Aquino, presidente da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular) Bahia.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou no último sábado, 01, uma palestra sobre o tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer, em Porto Alegre. Na foto, Dr. Daniel Benitti (ao centro) com os diretores da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio Grande do Sul.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (primeiro da esquerda para a direita) participou do 1º Congresso de Cirurgia da Universidade Santo Amaro, discutindo casos de cirurgia endovascular. O evento também contou com a presença do Dr. Alexandre Amato e do Dr. Adnam Neser.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministra aula no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, sobre a endoprótesse multilayer no tratamento de aneurismas, mostrando a experiência nacional e mundial com esta tecnologia disruptiva. (na foto: à esquerda Dr. Daniel Benitti e à direita Dr. Carlos Alberto Fernandes Costa)

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa do Encontro Norte-Nordeste de Angiologia e Cirurgia Vascular 2016, palestrando sobre o tratamento de aneurisma da Aorta.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa, junto ao Dr. Alexandre Amato, do XV Encontro Paranaense de Cirurgia Vascular e Endovascular, Angiologia e Ecografia Vascular.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti na Veith 2014 representando o Brasil

Depoimentos

O que as nossas pacientes estão falando.