As enzimas digestivas são uma parte vital do sistema digestivo. Sem elas, o corpo não pode quebrar os alimentos para que os nutrientes possam ser totalmente absorvidos pelo intestino.
O seu corpo produz enzimas no sistema digestivo, incluindo boca, estômago e intestino delgado. A maior parte é o trabalho do pâncreas.
As enzimas digestivas ajudam o corpo a quebrar os carboidratos, gorduras e proteínas. Isso é necessário para permitir a absorção de nutrientes e manter uma saúde ótima. Ou seja, sem elas, os nutrientes da comida são desperdiçados.
A falta de enzimas digestivas pode levar a uma variedade de sintomas gastrointestinais. Também pode deixá-la desnutrida em situações mais graves, mesmo que tenha uma alimentação saudável.
Certas condições de saúde podem interferir na produção de enzimas digestivas. Quando esse for o caso, você pode adicionar enzimas digestivas antes das refeições para ajudar o corpo a processar os alimentos de forma eficaz.
Quando a falta de enzimas digestivas leva à má digestão e à desnutrição, isso é chamado de insuficiência pancreática exócrina (IPE). Quando isso acontece, a reposição de enzimas digestivas pode ser uma opção.
Algumas enzimas digestivas exigem receita médica e outras são vendidas sem receita.
“As enzimas digestivas ocupam o lugar das enzimas naturais, ajudando a quebrar os carboidratos, gorduras e proteínas. Depois que os alimentos são decompostos, os nutrientes são absorvidos pelo corpo através da parede do intestino delgado e distribuídos pela corrente sanguínea. Porque eles se destinam a imitar suas enzimas naturais, eles devem ser tomados antes de você comer. Dessa forma, eles podem fazer seu trabalho quando a comida atinge o estômago e o intestino delgado. Se você tomar longe das refeições, eles não serão de muita utilidade” indica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo, Campinas e a distância.
LEIA TAMBÉM: Intestino saudável, coração saudável?
Principais tipos de enzimas
Amilase: decompõe carboidratos, ou amidos, em moléculas de açúcar. Amilase insuficiente pode causar diarreia.
Lipase: atua com a bile do fígado para quebrar as gorduras. Se você não tem lipase suficiente, você terá falta de vitaminas solúveis em gordura, como A, D, E e K.
Protease: decompõe as proteínas em aminoácidos. Também ajuda a manter bactérias, leveduras e protozoários fora do intestino. A falta de protease pode causar alergias ou toxicidade nos intestinos.
Os medicamentos e suplementos enzimáticos vêm em muitas formas, com ingredientes e dosagens variados.
A dosagem muda de pessoa para pessoa com base no peso e nos hábitos alimentares. O ideal é começar com a dose mais baixa possível e fazer os ajustes necessários.
Quem precisa de enzimas digestivas?
Você pode precisar de enzimas digestivas se tiver insuficiência pancreática. Algumas das condições que podem deixá-la com falta de enzimas digestivas são:
- Pancreatite crônica
- Cistos pancreáticos ou tumores benignos
- Bloqueio ou estreitamento do ducto pancreático ou biliar
- Câncer de pâncreas
- Cirurgia pancreática
- Fibrose cística
- Diabetes
Se você tiver insuficiência pancreática, a digestão pode ser lenta e desconfortável, além de deixá-la desnutrida.
Os sintomas podem incluir:
- Inchaço
- Gás excessivo
- Cólicas após as refeições
- Diarreia
- Fezes amarelas e gordurosas que flutuam
- Fezes mal cheirosas
- Perda de peso, mesmo se você estiver comendo bem
Mesmo se você não tiver insuficiência pancreática, você pode ter problemas com certos alimentos. A intolerância à lactose é um bom exemplo disso. Um suplemento de lactase pode ajudar a digerir alimentos que contenham lactose. Ou se tiver problemas para digerir feijão, você pode se beneficiar de um suplemento de alfa-galactosidase.
O efeito colateral mais comum das enzimas digestivas é a constipação. Outros podem incluir:
- Náusea
- Cólicas abdominais
- Diarréia
Se você tiver sinais de uma reação alérgica, entre em contato com o seu médico imediatamente.
O ambiente no sistema digestivo requer um equilíbrio delicado. As enzimas podem não funcionar bem se o ambiente no seu intestino delgado for muito ácido, por exemplo. Outro problema pode ser que você não está tomando a dose ou proporção certa de enzimas.
Certos medicamentos podem interferir com as enzimas digestivas, por isso é importante informar o seu médico sobre quaisquer medicamentos e suplementos que você esteja tomando atualmente.
Se você estiver tomando enzimas e tiver problemas, consulte o seu médico.
LEIA TAMBÉM: 7 sinais do corpo de que você não está se alimentando corretamente
Fontes naturais de enzimas
Certos alimentos contêm enzimas digestivas, incluindo:
- Abacate
- Banana (verde)
- Gengibre
- Mel
- Kefir
- Kiwi
- Manga
- Mamão
- Abacaxi
- Chucrute
Suplementar a sua dieta com alguns desses alimentos é uma excelente maneira de ajudar na digestão.
As enzimas digestivas são essenciais para a nutrição e uma boa saúde geral. Elas ajudam o seu corpo a absorver os nutrientes dos alimentos que você ingere. Sem elas, certos alimentos podem causar sintomas desconfortáveis, intolerâncias alimentares ou deficiências nutricionais.
Certos distúrbios gastrointestinais podem levar à falta de enzimas, mas a terapia de reposição enzimática pode ser uma opção eficaz.
Converse com o seu médico sobre os seus sintomas gastrointestinais, causas potenciais e se a reposição enzimática é uma boa escolha para você.
LEIA TAMBÉM: 6 dicas para melhorar naturalmente o trato digestivo
LEIA TAMBÉM: 7 alimentos que você deveria comer diariamente
[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]