Bioimpedância: para que serve este exame prático e barato?

O especialista

+2 mil cirurgias no mundo
+10 mil pacientes atendidos

+2 mil cirurgias
+10 mil pacientes

+100 artigos publicados

Bioimpedância: para que serve este exame prático e barato?

exame-Bioimpedância-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas

 

exame-Bioimpedância-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
A bioimpedância avalia a densidade corporal, incluindo peso, porcentagem de gordura, de hidratação, de ossos e de músculos em cada parte do corpo. (imagem egeoobesidade)

 

A bioimpedância ou bioimpedanciometria é um exame não invasivo que avalia a densidade corporal da pessoa por meio de uma corrente elétrica de baixa amplitude e alta frequência (50 kHz), em corrente alternada. Além de calcular o peso, ele também informa a porcentagem de gordura, de hidratação, de ossos e de músculos em cada segmento do corpo. O exame é indicado para ambos os sexos e todas as idades.

“A bioimpedância auxilia no tratamento dos pacientes de forma mais adequada e personalizada. Uma pessoa com gordura visceral alta tem um risco maior de doenças cardiovasculares e as mulheres com lipedema tem uma porcentagem de gordura maior nas pernas, por exemplo. Mais importante do que saber o peso absoluto é conhecer a porcentagem de gordura, de massa muscular, de água no corpo e a taxa metabólica basal. Somente com esses parâmetros é possível avaliar a real condição da pessoa a fim de estabelecer um tratamento adequado às suas necessidades”, informa o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas

LEIA TAMBÉM: Como fazer o diagnóstico de Lipedema?

LEIA TAMBÉM: Cerca de 11 milhões de brasileiras têm Lipedema, mas a maioria não sabe!

Em média, 60% do peso de um adulto é referente à quantidade de água no organismo. Quando se inicia uma dieta, grande parte do peso corporal que se perde, inicialmente, é de água que estava retida e foi eliminada em decorrência da reeducação alimentar.

Quando uma pessoa inicia a prática de atividade física, após algumas semanas de treino, o peso irá aumentar. Com isso, naturalmente, ela vai pensar que esse resultado não é bom e que a frequência e intensidade do treino não estão adequadas. No entanto, esse aumento no peso indicado pela balança convencional pode ser fruto de ganho de massa muscular e não de gordura, o que só pode ser confirmado pelo uso de um exame de bioimpedância.

A bioimpedância é um exame não invasivo que avalia com maior precisão a composição corporal. Durante o procedimento são avaliados: 

  • Massa Gorda (% de Gordura e Gordura Corporal em Kg); 
  • Massa Magra (Músculos, Ossos e Vísceras); 
  • Água Corporal Total (Litros e % de Água no corpo); 
  • Monitoramento do ganho ou perda de massa gordurosa; 
  • Monitoramento do ganho ou perda de massa magra;. 
  • Níveis de hidratação;
  • Taxa de metabolismo basal. 

O exame é muito bom para pré e pós operatório de cirurgia bariátrica e acompanhamento de tratamento clínico das pacientes com Lipedema.

LEIA TAMBÉM: Qual o melhor tratamento para Lipedema?

Para realizar o exame é necessário: 

  • Não ter feito atividade física ou frequentado sauna até 8 horas antes do 
  • exame;
  • Não consumir bebidas alcoólicas até 12 horas antes do exame;. 
  • Evitar refeições copiosas até 4 horas antes do exame;
  • Não usar peças de metal (brincos, colares, anéis, relógio, pulseiras, etc.) 

A bioimpedância é contraindicada para portadores de marca-passo e não recomendada para gestantes.

Por ser um exame não invasivo, de baixo custo e à portabilidade dos sistemas de análise de bioimpedância, vários pesquisadores estão realizando estudos sobre a análise de bioimpedância e suas aplicações na estimativa da composição corporal, avaliação de condições clínicas e seguimento de tratamento.

A análise de bioimpedância é mais precisa para determinar a massa magra ou gorda nas pessoas. Oferecendo resultados mais fidedignos quando comparada com o IMC, os métodos antropométricos e de dobras cutâneas.

A bioimpedância também permite avaliar a idade metabólica da pessoa.

“O envelhecimento é definido como uma mudança multifatorial nas atividades físicas e biológicas do corpo humano que leva a diferenças na composição corporal entre as faixas etárias. Quando o corpo envelhece, leva a um aumento gradual da massa gorda e a uma diminuição espontânea da massa magra. A proporção massa livre de gordura para massa gorda aumenta gradualmente em resposta ao aumento da idade. A idade metabólica é mais fidedigna que a idade cronológica, pois é variável conforme a composição corporal da pessoa e seu metabolismo basal”, esclarece o Dr. Daniel Benitti.

As ferramentas de avaliação da composição corporal são importantes para a mensuração quantitativa das características dos tecidos ao longo do tempo, além da relatividade direta entre flutuações nas equivalências da composição corporal e na taxa de sobrevivência, condição clínica, doença e qualidade de vida. A análise de bioimpedância é um método crescente para a estimativa de compartimentos corporais (como, gordura visceral e volume dos membro), medicina esportiva e avaliação da taxa de hidratação, massa gorda e massa livre de gordura entre populações saudáveis e doentes.

LEIA TAMBÉM: Por que é mais difícil para as mulheres perderem peso?

LEIA TAMBÉM: O que acontece com a gordura quando você emagrece?

LEIA TAMBÉM: Principais exames na cirurgia vascular

LEIA TAMBÉM: Fotopletismografia: exame fundamental para descobrir a causa de inchaço e dores nas pernas

[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]

Gostou? Compartilhe.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Você pode gostar também

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre Osirix e Multilayer para tratamento de aneurisma no Curso IAPACE no último sábado (25 de março de 2017). Agradecemos a todos os participantes e, principalmente, ao nosso grande amigo Dr. Sergio Belczak pelo convite!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do programa “Consulta ao Doutor” da Rit TV, com a jornalista Denise Luque.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do CICE 2017, um dos principais congressos de cirurgia endovascular do mundo. No evento ele apresentou uma aula sobre a experiência brasileira no tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer. Mais de 200 pacientes operados sem nenhum caso de paraplegia!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou uma aula sobre tratamento de aneurisma com multilayer no Veith Symposium em Nova York.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participou do XXXI Encontro de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro e palestrou sobre a utilização da endoprótese multilayer no tratamento de aneurisma tóraco-abdominal.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (terceiro da esquerda para a direita) participou da IV Jornada Baiana de Angiologia e Cirurgia Vascular, em Salvador, nos dias 28 e 29 de outubro. Na foto também está presente o Dr. Mauricio Aquino, presidente da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular) Bahia.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministrou no último sábado, 01, uma palestra sobre o tratamento de aneurismas com a endoprótese multilayer, em Porto Alegre. Na foto, Dr. Daniel Benitti (ao centro) com os diretores da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio Grande do Sul.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti (primeiro da esquerda para a direita) participou do 1º Congresso de Cirurgia da Universidade Santo Amaro, discutindo casos de cirurgia endovascular. O evento também contou com a presença do Dr. Alexandre Amato e do Dr. Adnam Neser.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti ministra aula no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, sobre a endoprótesse multilayer no tratamento de aneurismas, mostrando a experiência nacional e mundial com esta tecnologia disruptiva. (na foto: à esquerda Dr. Daniel Benitti e à direita Dr. Carlos Alberto Fernandes Costa)

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa do Encontro Norte-Nordeste de Angiologia e Cirurgia Vascular 2016, palestrando sobre o tratamento de aneurisma da Aorta.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti participa, junto ao Dr. Alexandre Amato, do XV Encontro Paranaense de Cirurgia Vascular e Endovascular, Angiologia e Ecografia Vascular.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti na Veith 2014 representando o Brasil

Depoimentos

O que as nossas pacientes estão falando.