Segunda-feira é o dia internacional da dieta. É o dia de compensar os maus hábitos alimentares do passado. Mas, essa motivação geralmente está focada em uma dieta que é muito ambiciosa ou muito restritiva. Sem um plano sólido, você pode falhar rapidamente. Portanto, considere um compromisso: comece com estas três maneiras fáceis de ter uma dieta mais saudável.
1.Escolha comida de verdade
Olhe para o seu prato e observe o que é processado e o que não é. Talvez tudo seja processado (como uma lasanha congelada), ou talvez seja apenas parte de sua refeição (como o molho pronto em sua salada). Pense onde você pode trocar alimentos processados por versões mais saudáveis. As ideias incluem:
- comer macarrão integral em vez de espaguete de farinha branca enriquecido;
- comer quinoa em vez de arroz branco;
- fazer os seus próprios lanches, como grão de bico assado, em vez de abrir um saco de batatas fritas.
“Alimentos processados estão relacionados à inflamação crônica, como o Lipedema e outras condições de saúde, como doenças cardíacas, diabetes e câncer. Uma das dietas mais saudáveis que você pode comer é um plano alimentar de estilo mediterrâneo, rico em vegetais, legumes, frutas, grãos inteiros, nozes e sementes, peixes, aves e laticínios com baixo teor de gordura (leite, iogurte, pequenas quantidades de queijo). A dieta do mediterrâneo é a única com comprovação científica para prevenção de doenças cardiovasculares. Não adianta fazer um tratamento para doenças inflamatórias como o Lipedema e não se atentar para o que está comendo”, alerta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular especialista em Lipedema, que atende em São Paulo, Campinas e a distância.
LEIA TAMBÉM: Lipedema: 5 alimentos que inflamam e devem ser evitados
LEIA TAMBÉM: Existe mesmo dieta inflamatória ou anti-inflamatória?
2.Programe as suas refeições e lanches
Defina horários, pode até colocar um aviso no celular, para três refeições e dois lanches diferentes (se precisar) e não coma entre esses horários programados. Isso pode diminuir os seus desejos, reduzir o estresse sobre quando você vai comer e cortar as calorias extras de lanches desnecessários, um verdadeiro desafio se você estiver perto de uma geladeira o dia todo, em casa ou no trabalho.
Se possível, faça o jejum intermitente 2x na semana. Jantar às 17h e no dia seguinte tomar café da manhã às 09h. No início você ficará irritada, mas depois irá se acostumar e ficará satisfeita com o resultado.
Evite programar refeições ou lanches noturnos, quando o relógio interno do seu corpo (ritmo circadiano) detecta que você deveria estar dormindo. Durante o período de sono circadiano, nosso metabolismo desacelera, o sistema digestivo desacelera e a temperatura do cérebro cai, parte do processo de eliminação de toxinas durante o sono. Comer em horários diferentes da fase normal circadiana de vigília leva ao ganho de peso. Ou seja, o jantar não é a principal refeição do dia. Evite refeições copiosas à noite e jante cedo.
3.Reduza o tamanho das porções
Se você é como a maioria das pessoas, está comendo comida demais. Uma maneira fácil de implementar o controle de porções: coloque o prato como faria normalmente e coloque de volta um terço ou metade dos alimentos. Outras ideias:
- Use um prato menor para se enganar e comer menos. (funciona!)
- Continue servindo as tigelas ou panelas fora da mesa, para não ficar tentada a comer porções extras.
- Não se demore à mesa, nem continue comendo quando já estiver satisfeita. O exagero faz mal.
- Saiba quantas calorias você deve consumir por dia. Por exemplo, se você deveria comer 2.000 calorias por dia, mas está ingerindo 3.000, provavelmente é hora de cortar todas as suas porções habituais em um terço. Para emagrecer 1 kg por semana é necessário reduzir 1100 kcal ao consumo diário normal, o equivalente a cerca de 2 pratos com 5 colheres de sopa de arroz + 2 colheres de sopa de feijão 150 g de carne + salada.
Reduzir 1100 kcal por dia durante uma semana resulta em um total de 7700 kcal, valor que corresponde à quantidade de calorias armazenadas em 1 kg de gordura corporal.
Para saber uma estimativa do seu gasto calórico basal, você pode utilizar este link e preencher os dados da calculadora.
Um pensamento final: dê apenas um passo por semana!
Você não precisa incorporar todas essas etapas de uma vez; experimente um passo por semana. Anote o que você está comendo e quaisquer pensamentos ou perguntas que você tenha sobre o processo. Depois de uma semana, avalie o que funcionou e o que não funcionou. Em pouco tempo, você terá confiança para tentar novas etapas.
LEIA TAMBÉM: Por que ler o rótulo é fundamental para se alimentar bem?
LEIA TAMBÉM: 7 alimentos que você deveria comer diariamente
LEIA TAMBÉM: 3 tipos de alimentos que você deveria comer e por quê
[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]