lipedema-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-campinas
O lipedema ocorre quase que exclusivamente nas mulheres (segundo estudos, em aproximadamente 11% delas), com início, normalmente, entre a puberdade e os 30 anos de idade. (imagem lipedemaproducts)

 

O lipedema é um distúrbio doloroso de deposição de gordura nas pernas, que leva ao alargamento progressivo dos membros inferiores. Assim como o linfedema (acúmulo de linfa nos tecidos moles do corpo), o lipedema não tem cura, mas é controlável. Contudo, se não for tratado de forma adequada, pode reduzir a mobilidade, interferir nas atividades cotidianas e levar ao linfedema secundário.

Visite o nosso Blog e fique por dentro das nossas novidades!

Normalmente o lipedema é diagnosticado como linfedema. No entanto, o linfedema envolve líquido rico em proteínas, enquanto o lipedema é uma desordem do tecido gorduroso, geneticamente mediada. Devido ao fato do lipedema resistir à dieta e exercícios, pode levar a complicações psicossociais.

Segundo o Dr. Daniel Benittiespecialista em lipedema, que atende em São Paulo e em Campinas, muitas pacientes se sentem rejeitadas pelos médicos e escutam que é normal, que é de família ou que elas estão obesas. “A verdade é que muitos profissionais desconhecem o que é lipedema! Por isso, muitas mulheres ficam sem diagnóstico e sem possibilidade de tratamento”, alerta.

O lipedema ocorre quase que exclusivamente nas mulheres (segundo estudos, em aproximadamente 11% delas), com início, normalmente, entre a puberdade e os 30 anos de idade.

Algumas pacientes apresentam uma combinação de lipedema e linfedema, o que agrava o quadro. Além disso, infelizmente, poucos especialistas têm conhecimento sobre essa doença e, por isso, muitas pessoas ficam sem tratamento.

Diagnóstico

O diagnóstico de lipedema baseia-se na história clínica da paciente e na realização de exame físico. As principais características incluem acometimento simétrico e bilateral, ausência de assimetrias na pele, pele macia e lisa e não visualização do maléolo medial (pequeno osso do tornozelo).

Os sinais-chave e sintomas incluem:

Além disso, quase metade das pacientes com lipedema estão com sobrepeso. Porém, muitas parecem com peso normal da cintura para cima, pois as extremidades inferiores mostram tipicamente depósitos de gordura na parte medial das pernas, dos joelhos e até dos tornozelos, poupando apenas os pés, doloroso à palpação.

LEIA TAMBÉM: Secagem de vasinhos

LEIA TAMBÉM: Laser varizes

Tratamento

Primeiramente, a pessoa que apresenta os sintomas acima deve passar por consulta com um médico que tenha experiência no assunto para uma avaliação. “Não há motivos para ter vergonha, quanto mais cedo o diagnóstico, mais fácil é o tratamento e menor o impacto emocional que a doença causa”, explica.

Para o tratamento do lipedema é fundamental manter um controle de peso adequado, pois qualquer ganho irá acumular mais gordura nas pernas. Contudo, é importante lembrar que metade das pacientes com lipedema está no peso ideal.

Hoje existem tratamentos medicamentosos e cremes que auxiliam na melhora dos sintomas e remodelam as pernas em casos iniciais. Para os mais avançados deve-se realizar a lipossucção tumescente com microcânula vibratória.

“Essa técnica consiste na infiltração de grande volume de solução salina com anestésico e epinefrina, seguida pela aspiração da gordura por microcânulas vibratórias. O procedimento é minimamente invasivo e facilita a remoção da gordura, diminuindo o sangramento devido ao efeito da epinefrina e praticamente extingue a possibilidade de lesão linfática, melhorando também o controle pós-operatório da dor, devido ao anestésico infiltrado. Ela já é utilizada na Alemanha há 20 anos com excelentes resultados e melhora na qualidade de vida das mulheres”, esclarece o Dr. Daniel Benitti.

É importante salientar que as mulheres que apresentam varizes e lipedema devem tratar as varizes antes de realizar o procedimento de lipossucção.

Procure um especialista com conhecimento no assunto. O diagnóstico adequado evita tratamentos caros, ineficientes e desnecessários.

Cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas, à Rua José Paulino, 2233 – Vila Itapura, e em São Paulo, à Rua Oscar Freire, 2250 – T9/T10.

[ms_icon icon=”fa-phone” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

[ms_icon icon=”fa-envelope-o” size=”14″ color=”#fdd200″ icon_box=”no” class=”” id=””]

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

[caldera_form id=”CF56d18683ddabc”]